5 estratégias promocionais incríveis para aplicar no seu negócio 

O ponto de venda é decisivo para os resultados do seu negócio. É ali que o consumidor decide a compra e é ali também que você deve adotar estratégias promocionais para influenciar a decisão dele. 

Afinal, faz parte das atribuições do departamento de marketing garantir que o cliente compre mais produtos da sua marca ao invés dos concorrentes, não é mesmo? Interagir e estreitar os laços com a sua marca também faz parte destas mesmas atribuições. 

Toda empresa tem como objetivo aumentar as vendas e a proximidade com o público, e as estratégias promocionais estão aí para isso. Porém, elas só são capazes de trazer estes resultados quando priorizam a experiência do consumidor. Não adianta ser insistente ou forçar a barra para que o cliente leve um produto que não tem nada a ver com ele – é preciso sempre entregar valor para o público. 

Com base nisso, separamos aqui algumas estratégias promocionais que você pode aplicar no ponto de venda para aumentar as conversões do seu negócio. Confira! 

  1. Cross-selling

O cross-selling e o upselling são estratégias promocionais para estimular as vendas e aumentar o ticket médio de uma compra. Primeiramente, vamos entender o que é o cross-selling. 

Quando um cliente compra macarrão no mercado, não seria interessante oferecer também um molho? Nas gôndolas, esses produtos muitas vezes se encontram próximos – e não por acaso. Isto é cross-selling: apresentar produtos complementares ao item escolhido, o que faz o consumidor conhecer um novo produto e aumentar o valor total do seu carrinho. 

Você também pode sugerir esse complemento com a presença de um promotor de vendas ou a criação de um kit com os dois produtos. 

  1. Up-selling

Agora, vamos entender o que é upselling. A intenção dessa estratégia promocional também é aumentar o valor da venda. Mas isso é feito com a sugestão de um produto alternativo ao item escolhido, que seja mais avançado e tenha um preço mais alto. 

Isso acontece, por exemplo, quando a marca oferece um brinde ou um preço mais vantajoso para o cliente que comprar um refrigerante de 2L em vez de 500mL. Dessa forma, ele faz um “upgrade” na compra e leva para casa um produto mais satisfatório. 

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  1. Desconto por volume

Outra estratégia promocional no ponto de venda é oferecer desconto por volume. Ao comprar mais de um produto, o cliente ganha algum tipo de vantagem, como um desconto ou um brinde. 

Você já deve ter visto promoções assim: “1 por R$ 2, 3 por R$ 5”, ou “10% de desconto na compra de 3 unidades”. Outro exemplo são os descontos progressivos: quanto mais o cliente compra, mais desconto ele ganha. 

A intenção é aumentar as vendas e o ticket médio, além de liberar estoque parado. Mas é sempre importante avaliar a viabilidade dos descontos para o seu negócio, de maneira que não prejudique a lucratividade. 

  1. Degustação de produto

Para lançar produtos, conquistar um novo público ou ampliar o conhecimento sobre a marca, a degustação de produtos é uma das estratégias promocionais mais eficientes. 

Uma ação bastante conhecida é oferecer uma amostra do produto no supermercado, próximo às gôndolas. O resultado é imediato: se a experiência for boa, o cliente já coloca o produto no carrinho. Outro exemplo bastante comum acontece na venda de perfumes, que costumam ser borrifados em um papelzinho para o cliente sentir sua fragrância. 

Um exemplo bacana foi a ação da Nissin para promover o Cup Noodles Frutos do Mar, que ofereceu não apenas a degustação do produto, mas também uma experiência imersiva nos túneis do metrô de São Paulo. 

  1. Atividades interativas

Promover a interatividade com a marca no ponto de venda é uma das melhores formas de conquistar o consumidor. Esse tipo de estratégia promocional é lúdica, desperta emoções e chama a atenção. Então, pense um pouco além dos descontos e brindes! 

A Acer, por exemplo, ofereceu uma experiência única para os fãs de games. Eles puderam utilizar a cadeira Predator Thronos, que faz o usuário mergulhar dentro do jogo, como se estivesse dentro da tela. Assim, a empresa reforçou a sua marca com esse público e promoveu uma experiência imersiva com a marca. 

Então, além de estimular a compra no ponto de venda, as estratégias promocionais ainda promovem a interação entre consumidor e marca. Por isso, elas não trazem apenas resultados em vendas, mas também no relacionamento com o público. E é por isso, também, que elas devem proporcionar uma boa experiência, que marque positivamente na lembrança.