As vantagens de terceirizar um operador logístico 

Terceirizar a logística promocional é uma tendência cada vez mais forte. Um operador logístico especializado em materiais de marketing conhece o mercado, as necessidades das empresas e as melhores soluções para campanhas promocionais, por isso pode trazer muitos benefícios. 

Por outro lado, muitas empresas costumam realizar essa logística por conta própria, especialmente quando já possuem frota para os seus produtos. O problema é que essa frota atende a outros tipos de demandas, enquanto a movimentação de materiais promocionais, como brindes, banners, displays, adesivos, folders e outros, tem algumas particularidades, que exigem um conhecimento especializado para serem transportados com sucesso. 

Então, vamos ver agora quais são as principais vantagens de terceirizar um operador logístico em suas campanhas promocionais. Acompanhe! 

Foco em materiais promocionais 

Uma das grandes vantagens de terceirizar o operador logístico para as campanhas promocionais é que esse fornecedor está focado nos seus materiais promocionais. Ele conhece esse tipo de demanda, tem expertise no mercado e sabe bem como lidar com eles, que são o seu foco de atuação. 

Esses materiais podem ser bastante diversos, desde brindes delicados até banners em grande formato, podendo variar da campanha para campanha. E isso exige equipamentos específicos e uma dedicação especial do operador logístico no momento do manuseio, evitando amassados, quebras e rasuras no material. 

Não é o que acontece quando a própria empresa opera essa logística. Os materiais promocionais costumam se misturar ao produto principal da empresa e acabam ficando em segundo plano. Ou seja, eles não são a prioridade, o que pode resultar em uma distribuição problemática. 

Profissionais especializados 

Profissionais especializados em logística promocional estão acostumados a lidar com materiais de marketing. Isso significa que eles sabem como transportá-los da forma mais adequada e adotam todos os cuidados necessários. 

Além disso, eles sabem que a logística promocional não se limita ao transporte: o operador logístico é responsável pelo planejamento das campanhas em conjunto com o cliente e pela operacionalização, que passa pela coleta, armazenamento, transporte, positivação nos PDVs, descaracterização e retorno ou descarte dos materiais. 

E tudo isso é feito com profissionais que sabem executar todas essas etapas, não apenas o transporte — diferentemente do pessoal que realiza a logística de outros tipos de materiais. 

Alcance logístico 

Imagine que você tenha que distribuir materiais em vários pontos do país. Fazer isso com uma frota própria pode ser inviável, não é? Afinal, você não é um operador logístico, provavelmente não possui uma frota tão ampla e, se possuir, não deve ter os veículos e equipamentos adequados para o transporte de materiais promocionais. 

O operador logístico, por outro lado, trabalha apenas com isso. Sua responsabilidade é oferecer as melhores soluções para a logística promocional. Isso inclui os veículos e equipamentos de transporte, a adoção de diferentes modais, o conhecimento sobre as rotas e a sua capilaridade geográfica para atender todo o território nacional. Recursos de inteligência e tecnologia, como ferramentas de rastreamento das operações, também são diferenciais do operador logístico. Assim, o seu negócio não precisa gastar recursos com isso. 

Foco nos resultados 

Ao terceirizar o operador logístico, as empresas não precisam mais se preocupar com essa área do negócio. Logística não é a sua especialidade, por isso, responsabilizar-se por ela pode resultar em operações ineficientes e gastos desnecessários. Assim, cada empresa pode se dedicar ao seu core business, ao seu negócio e às suas estratégias e vendas. 

Isso não quer dizer, porém, que elas devam deixar tudo nas mãos do operador. É importante que o cliente participe do planejamento da logística para apontar suas necessidades e definir seus objetivos de maneira que a operação traga os resultados esperados para as campanhas de marketing promocional. 

A terceirização do operador logístico pode evitar muitas dores de cabeça. Se a sua empresa opera a logística com frota própria, é bom começar a se preocupar com a eficácia das suas campanhas no ponto de venda, o que pode prejudicar os resultados dos seus esforços de marketing.