Como funciona a cadeia de suprimento de uma logística promocional
Na gestão de logística, as empresas precisam se preocupar com a organização interna das atividades para que o fluxo de materiais e informações seja eficiente. Porém, não basta olhar para dentro do negócio: a logística depende também da integração externa, com fornecedores, clientes e outros envolvidos.
Essa coordenação com os agentes externos é chamada de gestão da cadeia de suprimentos (ou supply chain, em inglês). Essa área trabalha desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com a intenção de satisfazer as necessidades do consumidor final. A relação que a empresa estabelece com todos os elos dessa cadeia é determinante para o sucesso das operações logísticas.
Quando falamos da cadeia de suprimentos de uma logística promocional, essa integração plena é necessária para atingir os objetivos de marketing do negócio e garantir a satisfação do público-alvo.
Neste artigo, então, você vai entender quem são os stakeholders envolvidos na cadeia de suprimentos de uma logística promocional de trade marketing e quais papéis eles exercem nesse processo. Conheça cada um deles!
Os stakeholders da cadeia de suprimentos da logística promocional
- Indústria
A indústria é onde o ciclo todo começa. Ela produz o produto, que será posteriormente vendido ao varejista. E é ela também que deve desenvolver as estratégias de trade marketing para promover esse produto, visando o consumidor final. Podemos citar como exemplo uma indústria de laticínios que produz iogurtes e deseja aumentar as suas vendas.
- Varejista
Depois de comprar o produto da indústria, o varejista é o integrante da cadeia de suprimentos de uma logística promocional que vai disponibilizá-lo ao consumidor final em seus PDVs. Trata-se, por exemplo, das redes de supermercado, que podem vender o iogurte que exemplificamos acima.
É com o varejista que as indústrias podem negociar as ações de trade marketing para promover o seu produto no ponto de venda.
Em alguns casos, pode haver outro canal de marketing antes do varejista: o atacadista. Ele funciona como um intermediário entre a indústria e o varejista e também pode negociar ações de trade marketing, com foco no B2B.
- Equipe de trade marketing
A equipe de trade marketing faz parte da indústria e trabalha no desenvolvimento das estratégias de ponto de venda. Geralmente essa equipe se divide entre o time estratégico, que planeja as campanhas de trade marketing, e o time de campo, que é formado por promotores de venda e treinadores.
No exemplo que estamos seguindo, a equipe de trade marketing pode criar uma estratégia para promover os iogurtes no supermercado, com a instalação de displays nas gôndolas e ações de degustação com o time de promotores.
- Fornecedores de comunicação visual
Os fornecedores de comunicação visual fazem parte da indústria gráfica. São eles que produzem os banners, folders, displays, brindes, uniformes e demais materiais que serão necessários para a campanha de trade marketing.
É comum que as campanhas envolvam mais de um fornecedor de comunicação visual, especialmente quando são executadas em locais muito distantes ou trabalham com materiais diversos, que exigem empresas especializadas.
- Operador logístico
O operador logístico é uma peça-chave da cadeia de suprimentos de uma logística promocional. Essa empresa é responsável por receber ou coletar os materiais dos fornecedores, armazenar (se necessário), transportar até os pontos de venda envolvidos na ação, instalar e fazer a logística reversa deles quando a ação terminar.
Em alguns casos, a própria indústria faz essa logística, principalmente quando tem frota própria, mas terceirizar o operador logístico é uma solução cada vez mais adotada.
- Consumidor final
O consumidor final é o alvo das estratégias de trade marketing. Afinal, elas foram pensadas para aumentar as vendas e se aproximar desse público. Então, são os consumidores que devem ser impactados no ponto de venda pelos materiais que a indústria encomendou, que as gráficas produziram e que o operador logístico coletou, transportou e instalou.
Então, para que a estratégia de trade marketing seja eficiente, o planejamento deve considerar a análise do público-alvo e a criação de ações que atendam aos seus interesses, necessidades e comportamentos. Portanto, quando pensar em ações de trade marketing, a indústria precisa pensar em toda essa cadeia de suprimentos da logística promocional. Um bom planejamento e um bom relacionamento com todos os stakeholders fazem com que toda a operação logística funcione de maneira integrada e eficiente. Assim, os materiais chegam ao lugar certo e na hora certa para cumprir os objetivos das campanhas promocionais.