Fornecedores de Logística Promocional 

Fornecedores de logística promocional são empresas dedicadas a essa especialidade. Eles atuam com serviços de recebimento, armazenagem, gestão de estoques, montagem de kits e distribuição de materiais promocionais. Também chegam à positivação nos pontos de venda. 

Neste artigo, explicaremos o que é logística promocional e os benefícios que as empresas podem obter com ela. Também vamos mostrá-la na prática. Para isso, apresentaremos os diferenciais da Viena Log, uma das principais empresas dedicadas a isso no Brasil. Confira! 

O que é logística promocional 

A logística promocional abrange serviços de transporte, logística, administração, operacionalização de armazenagem e distribuição de materiais promocionais. 

Ela pode ser considerada uma subárea dentro da logística tradicional. Sua principal especialidade é o desenvolvimento de soluções para as ações de merchandising e trade marketing. Também podemos dizer que a logística promocional fornece o material necessário em ações de marketing para fortalecer a marca. 

Isso sem esquecer que a promoção é um entre os 4 Ps do marketing. Está junto com produto, preço e praça — conforme definiu Philip Kotler, o grande pai dessa área do conhecimento. 

Dessa forma, a logística promocional ajuda a viabilizar aumento de vendas, fidelização de clientes e ampliação da reputação da empresa. 

Faz isso tornando estratégico o processo de planejar, executar e controlar o transporte, a movimentação, o armazenamento e a distribuição de materiais promocionais. 

Em suma, quando falamos em logística promocional estamos nos referindo aos processos e atividades estratégicas (previamente pensados e seguindo diretrizes claras). Esses processos garantem o abastecimento de eventos e ações contínuas ou pontuais com o material promocional necessário. 

Quais os benefícios da logística promocional 

Se entrarmos mais a fundo nas vantagens que as empresas obtêm ao estruturar seus setores de logística promocional — ou contratar fornecedores de logística promocional —, conseguimos entendê-la ainda mais. 

É o que vamos fazer nos tópicos que seguem. 

Confira quais são os benefícios da logística promocional para os negócios. 

Controle de custos 

Ao ter uma equipe dedicada à logística promocional — interna ou contratada de um fornecedor especializado —, a empresa também garante total controle de custos. 

Normalmente, o time trabalha com um orçamento fixo e deve buscar as melhores alternativas, sempre defendendo a qualidade dos produtos e serviços adquiridos. 

O pulo do gato está na dedicação exclusiva. Se a logística promocional ficar sob responsabilidade de profissionais que também possuem outras atribuições dentro da empresa, a probabilidade dos gastos serem maiores é alta. 

Melhor aproveitamento dos materiais 

Imagine todo o esforço criativo do time de marketing para pensar em materiais promocionais para uma ação de vendas. Em alguns casos são meses de reuniões e testes, sem falar na contratação de agências de publicidades e fabricantes de artefatos. 

A logística promocional ajuda a garantir que os materiais criados chegarão no destino dentro dos prazos certos, com o melhor aproveitamento. É ela quem vai, por exemplo, cuidar para que tudo seja entregue nos locais, datas e horas adequadas. 

Relacionamento mais proveitoso com fornecedores 

Em muitas empresas, o time geral de compras é quem cuida das aquisições de marketing. Também a logística de materiais promocionais é feita por diversas pessoas. Isso não é bom economicamente falando, mas também do ponto de vista do relacionamento com os fornecedores. 

Ao ter um time exclusivo para a logística promocional, as compras, o transporte, a distribuição e as demais etapas são realizadas por profissionais especializados nesta área. 

Dessa maneira, é possível formar e manter um portfólio de fornecedores com os quais se pode contar sempre. As negociações, inclusive, costumam melhorar bastante a ponto de reduzir os custos. 

Marketing e vendas ainda mais estratégicos e inovadores 

Por fim, uma grande vantagem de uma boa logística promocional é dar ao marketing e ao comercial meios para uma atuação ainda mais estratégica. 

Se todo o processo logístico está funcionando com bons métodos e controles, as demais atividades dessas equipes podem fluir com máxima criatividade e eficiência. 

É fato que, se os times de marketing e vendas não precisam se preocupar com questões relacionadas aos materiais promocionais, eles terão mais tempo livre para fazer o que realmente importa: bons negócios! 

Por que contratar fornecedores de logística promocional 

Para não precisar estruturar um time interno 

Estruturar uma equipe de logística promocional requer uma série de ações. A contratação de profissionais especializados (compradores, especialistas em logística, etc.) é uma das mais significativas. 

Isso demanda tempo e dinheiro. E é natural que, uma vez que conforme os negócios evoluem, as ações de marketing promocional acompanhem e se tornem cada vez maiores. 

Para absorver experiência e evoluir no mercado 

É assim que bons fornecedores de logística promocional se tornam fundamentais. Eles, conforme já adiantamos, são totalmente dedicados às atividades que compõem essa especialidade. Contam com profissionais qualificados, acompanham as técnicas e os métodos mais inovadores do mercado e estão preparados para prestar esse serviço com maestria. 

Tipos de fornecedores de logística promocional 

Dedicados a apenas um segmento 

Há fornecedores de logística promocional especializados em apenas um segmento. Dessa forma, as metodologias de governança e experiências são 100% voltadas para determinados nichos do mercado. O grau de acerto possível de se obter é bem maior do que com aqueles que são mais generalistas. 

Com dedicação multi-segmento 

Também há fornecedores de logística promocional que atuam com diversos setores do mercado, mas que criam equipes dedicadas a nichos específicos. Estes também costumam ser mais assertivos e eficientes. 

Seja como for, ao contratar boas empresas especializadas em logística promocional, tem-se a certeza de que se vai contar com o melhor serviço. E tudo é previamente combinado, inclusive com contratos bastante detalhados — e acordos de nível de serviço, chamados de SLAs (Service Level Agreements). 

Como contratar bons fornecedores de logística promocional 

Veja agora algumas dicas para não errar na contratação de uma empresa especializada em logística promocional: 

Faça uma pesquisa inicial bastante criteriosa 

Nos últimos anos, cresceu o número de fornecedores de logística promocional no mercado brasileiro. Uma rápida pesquisa no Google nos mostra isso. 

Logo, é preciso bastante critério para separar o joio do trigo.  Aqui estão alguns destes critérios que recomendamos prestar bastante atenção: 

  • Tempo de mercado: empresas consolidadas têm mais experiência, conhecem melhor os detalhes do mercado nacional e podem contribuir para o aprendizado e a evolução de seus clientes; 
  • Proximidade: empresas que estão sediadas ou têm filiais próximas ao seu negócio podem ter algumas vantagens, como facilitar reuniões, contatos, entre outros. Além, é claro, de oferecer insights mais direcionados às necessidades específica do seu negócio — pela facilidade de comunicação e por ter conhecimento geograficamente mais próximo, por exemplo; 
  • Estrutura: a estrutura do fornecedor também depõe a seu favor. Se sua empresa precisa enviar materiais para uma determinada região do país, é interessante que seu fornecedor tenha meios de realizar as entregas em tempo hábil. Ter centros de distribuição espalhados pelo país é um diferencial que merece valorização. 

Monte sua lista de potenciais fornecedores e aprofunde o processo de avaliação 

Depois de fazer essa pesquisa inicial, é interessante listar os fornecedores que você considerou mais aptos a atendê-lo. Com isso, poderá definir critérios de comparação. 

Tenha em mente que você ainda está se baseando unicamente em sua pesquisa. É preciso ir mais fundo. 

Com essa lista em mão, parta para as etapas seguintes. 

Converse com quem já usou os serviços dos fornecedores que você está avaliando 

Obter depoimentos de atuais e antigos clientes também é muito útil. Conversar com quem já contratou o serviço pode ajudar a conhecer detalhes que vão além do discurso comercial do fornecedor. 

O ideal é solicitar testemunhos bem práticos. Seja por meio de um contato telefônico, de uma visita ou até de um e-mail, faça perguntas pontuais para as empresas que já tiveram contato comercial com um determinado fornecedor. 

Dessa forma, você facilita o approach e também soluciona suas dúvidas. Mas não esqueça de deixar a possibilidade de o entrevistado (geralmente executivos de logística, marketing e vendas) agregar mais informações: ele pode ter mais coisas a contar. E você vai ficar satisfeito em saber. 

Faça benchmarking 

Solicitar indicações de outras empresas ou profissionais também facilita na busca pelo melhor fornecedor. 

Existem eventos totalmente voltados ao marketing e logística promocional, como feiras e congressos especiais, por exemplo. Neles, geralmente as empresas especializadas fazem exposições e recebem potenciais clientes para conversar. Aproximar-se dessas empresas dessa forma mais focada é o que se chama da prática do benchmarking. 

Uma dica para um bom benchmarking é: coloque-se à disposição para também contribuir com o conhecimento de quem lhe está fornecendo informações sobre um determinado fornecedor de logística promocional. Ao fazer isso, as portas são abertas com muito mais facilidade — e a qualidade do intercâmbio de ideias também tende a subir. 

Conheça os cases de sucesso dos potenciais fornecedores 

Atualmente, as empresas prestadoras de serviço, de um modo geral, têm buscado apresentar seus casos de sucesso ao mercado. Elas fazem isso em publicações em seus próprios canais web e também na imprensa. 

Dessa maneira, é possível conhecer projetos que obtiveram bons resultados e, ao mesmo tempo, captar o depoimento dos clientes que contam sua relação comercial com os fornecedores. 

Ao juntar o conhecimento dos cases de sucesso com o benchmarking, é possível ir além do discurso comercial: saber, na prática, como é o serviço prestado, em que o fornecedor é mais competente e quais são seus pontos fracos etc. 

Essa investigação prévia pode parecer um pouco demorada, mas ela faz toda a diferença. Uma vez que depois de firmado o contrato, é desagradável começar a perceber que o serviço não é tão bom quanto foi vendido. 

Avalie além do preço 

Avaliar as propostas para além do preço requer um olhar estratégico sobre o processo de contratação de serviços — sabemos que o barato, na maioria das vezes, sai caro. Logo, não é indicado meramente solicitar um orçamento e compará-los entre as empresas avaliadas. 

O ideal é que o fornecedor entenda a fundo quais são as necessidades da sua empresa para que, juntos, vocês possam desenhar uma proposta sob medida. 

Por isso, para fazer uma boa escolha, dê a alguns fornecedores a chance de entender melhor o seu negócio. Assim, eles terão mais chances de estruturar uma proposta mais acertada. Isso encurta o tempo de prospecção do fornecedor e pode trazer resultados muito mais pomposos à negociação. 

Em suma, contratar bons fornecedores de logística promocional, assim como quaisquer outros prestadores de serviço, requer bastante critério. Afinal, ninguém entra em uma parceria para que ela dure pouco. O ideal é que ela seja realmente proveitosa, e que ambos os lados fiquem satisfeitos com o relacionamento comercial. Daí que os passos que apresentamos aqui, nós acreditamos, são bastante úteis. 

Serviços e diferenciais que destacam a Viena Log entre os fornecedores de logística promocional 

Há 20 anos no mercado, a Viena Log presta serviços de logística e transporte voltados para a logística promocional. É um dos principais fornecedores de logística promocional do país. E essa afirmação não está calcada unicamente em seu tempo de operação. Há diferenciais que colocam a empresa neste patamar, como você verá a seguir: 

O mix de serviços Viena Log 

Conheça abaixo a listagem completa dos serviços que a Viena Log oferece em seu portfólio: 

Positivação 

Montagem, instalação e manutenção dos materiais em PDVs e eventos em geral em todo o território nacional. 

Picking 

Montagem e manuseio de kits e brindes em área exclusiva. 

Armazenagem 

Nosso armazém possui 7.500 m² de área total, verticalizado em posições porta-paletes. 

Transporte 

Conforme a necessidade de cada campanha, seja convencional, dedicado ou aéreo. 

Suporte Fiscal 

Equipe preparada para dar total apoio e suporte em eventuais dúvidas envolvendo todo o processo fiscal atrelado à logística ou transporte. 

Descaracterização de Materiais 

Para futura reciclagem, com laudo técnico. 

Embalagens 

Desenvolvidas de acordo com a característica de cada produto, como caixas de papelão,  MDF ou até caixas personalizadas. 

Follow Up 

Relatório diário de desempenho, com indicadores (KPIs) no pós-campanha. 

Expedição 

Sistema TMS de identificação dos materiais por cliente. 

Recebimento 

Conferência qualitativa e quantitativa com registros fotográficos e relatórios de acompanhamento/conferência. 

Seguro de Cargas 

Cadeia logística 100% assegurada. 

SAC / Rastreamento 

Equipe dedicada de monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Separação 

Divisão quantitativa por destinatário de acordo com a solicitação. 

Coleta 

Abrangência nacional via veículo dedicado ou redespacho. 

Logística Reversa 

Coleta abrangendo todo o território nacional. 

Os diferenciais da Viena Log 

Equipe 

O time de profissionais da Viena Log é altamente eficiente. A companhia preza por competência, eficiência, qualidade e garantia em tudo que faz. Investe na qualificação permanente de seus colaboradores. 

Transparência 

A Viena Log acredita que a transparência com o cliente é essencial. Assim, tanto a empresa como seus clientes crescem e conseguem atingir seus objetivos. 

Com uma atuação bastante transparente, a empresa garante que seus clientes sabem exatamente quais serviços serão prestados. E isso é feito de maneira detalhada, simples e fácil de entender. 

Alcance 

A Viena Log conta com bases de apoio em todas as capitais brasileiras. Dessa forma, consegue atender todo o território nacional, de ponta a ponta. 

Além da localização privilegiada — Guarulhos, na grande São Paulo, onde há um depósito para armazenagem e distribuição de cargas com 7.500 m² com 3.000 posições/pallet —, a companhia conta com importantes bases operacionais. 

Confira neste quadro: 

Localização da Base  Capacidade de Armazenagem 
Aracaju/SE  785 m² 
Belém/PA  1.650 m² 
Belo Horizonte/MG  1.967 m² 
Brasília/DF  1.760 m² 
Boa Vista/RR  670 m² 
Cuiabá/MT  850 m² 
Campo Grande/MS  820 m² 
Curitiba/PR  1.185 m² 
Florianópolis/SC  930 m² 
Fortaleza/CE  1.318 m² 
Goiânia/GO  1.255 m² 
João Pessoa/PB  843 m² 
Manaus/AM  1.015 m² 

A Viena Log também dispõe de pontos de apoios em diversas cidades: 

  • Londrina/PR; 
  • Blumenau/SC; 
  • Caxias do Sul/RS; 
  • Foz do Iguaçu/PR; 
  • Imperatriz/MA; 
  • Ilhéus/BA; 
  • Joinville/SC; 
  • Marabá/PA; 
  • Ribeirão Preto/SP; 
  • Santarém/PA; 
  • Uberlândia/MG. 

→ Saiba mais sobre a Viena Log no site vienalog.com.br 

Conclusão 

A logística promocional é fundamental para tornar ações de marketing e vendas escaláveis e eficientes. E bons fornecedores de logística promocional são vitais nessa estratégia. 

Como nos esforçamos para te demonstrar ao longo deste texto, os fornecedores especializados no assunto agregam experiência; eles podem, inclusive, apresentar novas formas de estruturar processos internos mais eficazes. O espírito de parceria criado entre a empresa e seu fornecedor de logística promocional tende a ser até rentável; em alguns casos, em curtíssimo prazo. 

Escolher entre as diversas empresas especializadas não é uma tarefa simples. Mas há, como você viu, alguns critérios que, se levados em consideração, podem facilitar a avaliação de potenciais fornecedores. 

Aqui na Viena Log, acreditamos que a execução de uma boa logística promocional potencializa resultados. Ao mesmo tempo, trabalhamos para reduzir custos operacionais e elevar a reputação das empresas que são nossas clientes. 

Por isso, estamos sempre em exercício de inovação. Inovamos nos processos internos, em nossos serviços, no atendimento aos nossos clientes. Para nós, a inovação é aquela que agrega valor. É isso que nos faz um dos fornecedores de logística promocional mais lembrados do Brasil. 

Que tal, você entendeu o que fazem os fornecedores de logística promocional? Conseguimos te mostrar os diferenciais da Viena Log? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!