Logística promocional: conheça 2 cases de sucesso da Viena Log.

Logística promocional: conheça 2 cases de sucesso da Viena Log.

13/05/2019 0 Por vienalog

Os serviços de transporte, administração, armazenagem e distribuição de materiais promocionais são alguns dos itens que compõem a vasta lista de tarefas presentes na logística promocional. A atuação estratégica em cima de cada um destes componentes é fundamental para garantir a o sucesso em cada uma destas etapas. E é aí que as empresas terceirizadas podem auxiliar na simplificação da operação.

Hoje no país, esse é o caso de diversas empresas, especialmente as de grande porte, que não querem se especializar no assunto, mantendo o foco no seu core business. Montar uma operação logística específica para atender às demandas do marketing promocional é algo complicado, pois necessita a flexibilidade e a adaptabilidade para cada campanha, já que dificilmente uma será similar com a outra.

E isso é o pesadelo de qualquer operação logística que já está acostumada com um padrão de execução de entrega de produtos, pois a complexidade é menor e não envolve uma série de etapas inerentes à logística promocional.

No artigo de hoje, você vai conhecer duas empresas que optaram pela terceirização da sua operação e colheram os resultados positivos dessa escolha. Vamos apresentar dois casos de sucesso de empresas com atuação em todo o território nacional, onde você verá como a Viena Log ajudou Philip Morris Brasil e a Ambev S/A a tornar suas operações promocionais mais eficientes e focadas em resultados.

Continue lendo!

Case 1: Ambev S/A

Projeto Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

A Ambev S/A é a maior empresa brasileira dedicada à produção de cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e outras bebidas. É uma subsidiária da multinacional belga Anheuser-Busch InBev que, por sua vez, é a maior companhia deste mercado no mundo.

Atualmente a Ambev S/A conta com mais de 100 rótulos fabricados no Brasil, tendo as bebidas mais populares do país em seu portfólio. É líder absoluta no mercado nacional, e possui excelente participação nos países vizinhos como Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, entre outros.

Com uma operação dessa importância, você já deve imaginar o nível das soluções de marketing, publicidade e trade marketing requeridas para tudo funcionar direitinho, não é mesmo? Confira, a seguir, como a companhia superou o desafio de positivar com eficiência durante o maior evento esportivo já realizado no Brasil!

Desafio: entregas e positivação de 500 PDVs – 50 deles nas cidades-sede da Copa – em 15 dias

Em 2014, a Copa do Mundo do Brasil trouxe à Ambev um desafio gigantesco: produzir o maior enxoval de materiais promocionais de sua história. Isso, claro, era parte da também desafiadora campanha publicitária da empresa para o maior evento esportivo do mundo.

O time de marketing da companhia precisava entregar materiais promocionais e positivar 500 PDVs em menos de 15 dias de operação. E destes, 50 PDVs se encontravam nas cidades-sede da Copa do Mundo, espalhados pelas 5 regiões do país. Foi aí que a Viena Log foi acionada para, em conjunto com o time interno da Ambev, montar um projeto de entrega e positivação.

Hoje, com o evento concluído, sabemos da dimensão do desafio que estávamos para enfrentar: a Copa do Mundo de 2014 movimentou mais de 3,7 milhões de turistas, divididos entre as 12 cidades-sede. Foram bilhões de espectadores e milhares de voluntários presentes para trabalhar no evento, que gerou uma movimentação de 30 bilhões de reais na economia do país durante o período. Os dados são do ministério do turismo.

Solução da Viena Log: operação gigante de gestão e treinamento diferenciado do time de campo

Confiamos no nosso time. A Viena Log selecionou um supervisor de operação para cada cidade sede, responsáveis por gerenciar os processos de negociação e operações junto aos PDVs. Foram realizadas várias reuniões de alinhamento com os fornecedores não só para entender o desenvolvimento dos materiais, mas também para ministrar treinamento ao time de campo da Viena Log.

Os executivos responsáveis contam que o maior desafio esteve na execução, pois foi preciso desenvolver renegociações nos PDVs que já estavam previamente alinhados, mas que não foram aceitas pelos gerentes em razão do tamanho do enxoval de materiais.

No primeiro momento, foi acionado o time de especialistas da própria Ambev para tentar solucionar os problemas de negociação de espaço com estes PDVs. Porém, a complexidade do projeto, que necessitava de máxima agilidade, dificultava um entendimento.

Sem sucesso nas tratativas, o time da Viena Log começou a atuar diretamente com os responsáveis pelos PDVs, envolvendo promotores, gerentes e outros profissionais, realocando materiais das companhias concorrentes e adequando os espaços para os materiais da Ambev.

Com muito jogo de cintura, os profissionais de logística promocional da Viena Log conseguiram atender ao projeto com a qualidade de execução, uma das suas características reconhecidas no mercado. Tudo saiu com máxima qualidade, além de dentro do prazo apertadíssimo solicitado pelo time da Ambev.

Em razão do tamanho do enxoval de material, os PDVs ficaram praticamente com todo o setor de bebidas customizado com a marca Ambev, o que deu uma visibilidade fantástica à marca durante um dos eventos mais importantes do mundo.

Resultado

500 PDVs atendidos em 15 dias. Este é um dos grandes cases da história da Viena Log, especialmente por conta do prazo recorde para uma operação da dimensão que tinha e da importância tanto do evento quanto do cliente – ambos gigantes a nível mundial.

Além disso, a Viena Log conseguiu positivar 50 PDVs com enxoval de lojas Premium,  executados com negociação e gestão direta do operador logístico. O retorno gerado para a Ambev apenas nestes casos superou e muito as expectativas da campanha.

Case 2: Philip Morris Brasil

Logística promocional para mais visibilidade nos pontos de venda no sul do Brasil

A Philip Morris Internacional é a empresa líder no mercado de cigarros. Sua operação conta com mais de 77 mil colaboradores ao redor do mundo todo. No Brasil, a companhia está presente desde 1973, sendo a segunda com maior volume de vendas em território nacional. É a responsável pela distribuição de marcas de peso no mercado, como Marlboro e L&M. Ela emprega mais de 1.600 funcionários diretos, além de contar com fornecedores de tabaco nas mais diferentes regiões do país, o que estende seu impacto para outras 3 mil pessoas de forma indireta.

A Philip Morris Brasil tem uma excelente reputação no mercado, tanto pela qualidade dos produtos quanto pela maneira com que lida com seus clientes e consumidores. E isso é comprovado mais especificamente quando a empresa consegue superar seus desafios relacionados à positivação de PDV, conforme você vai ver a partir de agora.

Como a empresa precisa seguir a rigorosa legislação brasileira em relação à publicidade, que é extremamente restrita, respeitando as normativas governamentais, tem que se dirigir ao público adulto com uma comunicação simples e criativa.

Mas boa parte da restrição da legislação brasileira se aplica à comunicação em massa que, no caso dos cigarros, é proibida. A veiculação de campanhas publicitárias ou qualquer outro tipo de comunicação relacionada às marcas que a Phillip Morris representa no Brasil é vetada em meios como televisão e painéis externos. Com isso, ela acontece estritamente por meio do ponto de venda – o grande motivo que a boa execução de uma campanha de merchandising é tão fundamental à empresa, já que estamos falando aqui do único meio com que ela pode se comunicar com seus clientes em potencial.

O desafio: entregar e positivar 500 PDVs no litoral sul em tempo recorde

Durante as campanhas de verão dos anos de 2015, 2016 e 2017, a Philip Morris Brasil acionou a Viena Log para otimizar sua estratégia de positivação nos PDVs. A companhia precisava fazer com que seu material promocional chegasse no litoral do Paraná e de Santa Catarina em horários bastante inusitados. Logo na abertura dos quiosques à beira-mar, bem cedinho pela manhã, tudo precisava estar devidamente adesivado.

E como você deve imaginar, em cada cidade o desafio era diferente, já que quem administra as praias e o comércio no entorno delas são as prefeituras de cada município. Isso adiciona uma camada extra ao desafio, pois com as diversas legislações locais diferenciadas, os horários de abertura dos quiosques também mudam, a exigência de alvarás e certificações também, e assim por diante.

Somado a estas questões externas, havia um outro desafio interno: atender a essa necessidade mesmo em horários de entrega que não eram compatíveis com as rotas da Viena Log. Em 15 dias úteis, era preciso atender a mais de 500 PDVs, entregando e positivando mesas e cadeiras de praia com os materiais das marcas de cigarros.

Está aí um grande desafio, não é mesmo?

Solução da Viena Log: planejamento estratégico e adaptação à demandas da Philip Morris Brasil

Para lidar com as particularidades da campanha da Philip Morris Brasil, o time de planejamento da Viena Log precisou desenhar um projeto todo especial. E foi bem essa a base de sucesso desse case: o planejamento. Toda a operação de entrega foi adaptada para a realização de roteiros diferenciados, otimizando o maior número de entregas por dia, sem esquecer de respeitar os horários de abertura de quiosques e lojas à beira-mar.

Tudo foi realizado dentro do esperado pelo cliente: em apenas 15 dias, conforme solicitado pela Phillip Morris.

Do segundo ano de campanha em diante, bastou repetir a estratégia aplicada em campo, com pequenas adaptações. Uma relação de confiança foi estabelecida devido ao desafio concluído com maestria pelo time da Viena Log.

Resultado:

Além das entregas realizadas conforme a solicitação complexa do cliente, que ocorreu sem grandes percalços, garantimos maior visibilidade da marca nos PDVs durante o verão, uma época de alta nas vendas.

Outra parte do resultado foi a satisfação de uma empresa do porte da Phillip Morris Brasil, algo nada fácil de conquistar devido ao grande nível de exigência e dos padrões de qualidade do cliente.

Como a Viena Log conseguiu atender com sucesso a Philip Morris Brasil e a Ambev S/A

Há 20 anos no mercado, a Viena Log presta serviços de logística e transporte voltados para a logística promocional. Trata-se de um dos principais fornecedores de logística promocional do país.

A sede da Viena Log tem localização privilegiada. Está situada em Guarulhos, cidade da região metropolitana de São Paulo, próximo ao aeroporto internacional de Guarulhos e às principais rodovias nacionais. Sua sede proporciona maior alinhamento dos processos, melhor qualidade no controle e organização das operações.

É uma empresa de serviços logísticos antenada nas mais modernas técnicas de inteligência em operação logística. A premissa maior da companhia é oferecer excelência e inovação aos processos para simplificar a vida dos clientes e promover o sucesso.

Atendemos no sistema multimodal, tendo como principais modais os serviços de transporte aéreo e terrestre, com abrangência em todo território nacional. Isso significa que oferecemos diversas modalidades de transporte, sendo a solução exata pensada sob medida para cada tipo de campanha apresentada por você.

Os diferenciais da Viena Log

Para lidar com projetos tão complexos como estes da Philip Morris Brasil e da Ambev S/A, que acabamos de te mostrar, os diferenciais da Viena Log são fundamentais. Confira, a seguir, o que destaca a Viena Log no mercado brasileiro de logística promocional:

Equipe

O time de profissionais que atuam na Viena Log é altamente eficiente. A companhia presa por competência, eficiência, qualidade e garantia em tudo que faz. Para tal, investe na qualificação permanente de seus colaboradores. Assim, os profissionais têm experiência e estão aptos a atender e dar o suporte necessário para os clientes.

Como visto no case da Ambev, esse investimento constante na gestão e liderança de equipe se mostrou essencial para que a Viena Log superasse os desafios propostos pelo trabalho em campo sem maiores problemas. Com líderes capacitados, nossa equipe é capaz de impactar o engajamento e motivação de diversos promotores espalhados Brasil afora, o que tem ligação direta com a performance dos resultados da sua organização.

Transparência

A Viena Log acredita que a transparência com o cliente é essencial. Dessa forma, tanto a empresa como seus clientes crescem e conseguem atingir seus objetivos em termos de marketing e vendas, principalmente.

Com uma atuação bastante transparente, a empresa garante que seus clientes sabem exatamente quais serviços são prestados. E isso é feito de maneira detalhada, simples e fácil de entender.

Aliada à transparência, está o esforço da empresa para tornar sua operação cada vez mais econômica, ágil e qualificada, sempre obtendo e levando em consideração o feedback dos clientes. Como no caso da Phillip Morris, onde assumimos o risco e a entrega do prometido mesmo em situações complicadas, nosso negócio tem como norte a satisfação total do cliente que nos contrata.

Alcance

Nestes 20 anos de mercado, a Viena Log logrou um amplo alcance de sua operação.

Esse alcance conta com bases de apoio em todas as capitais brasileiras. Dessa forma, consegue atender todo o território nacional, de ponta a ponta.

Para a Viena Log, o alcance logístico é um exercício constante. O time da companhia está sempre  buscando soluções ideais para atender as necessidades dos clientes e parceiros. Onde quer que eles estejam.

Além da localização privilegiada – em Guarulhos, na grande São Paulo, onde há um depósito para armazenagem e distribuição de cargas com 7.500 m² e 3.000 posições/pallet –, a companhia conta com importantes bases operacionais.

Também como foi visto no caso da Ambev, nossa capilaridade, capaz de atingir todos os cantos do país, é fundamental na hora de executar campanhas complexas com entregas diversificadas – e tudo isso sem deixar a agilidade das entregas em segundo plano.

Saiba mais sobre a Viena Log e veja nosso portfólio de serviços acessando o nosso site em vienalog.com.br

Qual o seu desafio?

Aqui na Viena Log, temos orgulho dos desafios que ajudamos nossos clientes superar. Os cases da Philip Morris Brasil e da Ambev são dois entre os muitos que temos para contar.

Nestes mais de 20 anos de mercado, nos orgulhamos de ter colaborado para o desenvolvimento da logística promocional no Brasil. Acreditamos que a logística promocional viabiliza aumento de vendas, fidelização de clientes e ampliação da reputação das marcas.

E isso acontece porque o processo de planejar, executar e controlar transporte, movimentação, armazenamento e distribuição de materiais promocionais passa a ser estratégico. Com toda nossa experiência, estamos disponíveis para ajudar a sua empresa a vencer desafios no mercado e ampliar presença de marca e ganhos comerciais.

Sejam campanhas padronizadas e locais ou então grandes desafios como os apresentados aqui neste artigo, nós da Viena temos uma solução sob medida para a sua empresa, seja você da indústria, do varejo ou uma agência de marketing promocional. Atendemos em todo o território nacional e em qualquer tamanho de campanha, garantindo que a sua estratégia seja executada da forma mais eficiente possível.

Qual é o desafio que você tem para a Viena Log hoje? Faça contato conosco agora mesmo!