Logística promocional para agências, saiba como funciona!

Logística promocional para agências, saiba como funciona!

13/05/2019 0 Por vienalog

A logística promocional é fundamental para as agências de marketing promocional e trade marketing. Ela abrange uma ampla gama de serviços e processos que vão desde a compra de um produto até sua entrega em mãos. Contudo, ainda é grande o número de agências que não tem uma estratégia bem desenhada neste sentido.

A boa notícia é que há cada vez mais procura por entender o assunto – se você chegou aqui pesquisando no Google, já faz parte desse movimento.

O primeiro passo é, sempre, buscar conhecimento. E é isso que vamos apresentar a você aqui. Queremos que você reflita sobre por que as agências devem ter uma estratégia bem desenhada e executada de logística promocional e como uma empresa especializada pode ajudar.

Neste artigo, além de entender com detalhes o que é a logística promocional, você verá como aplicá-la na sua agência. Leia até o final, pois isso vai te ajudar a visualizar a importância da logística promocional – com exemplos práticos!

O que é logística promocional aplicada a agências de marketing e trade marketing

Tradicionalmente, sob o guarda-chuva da logística promocional, estão serviços de transporte, logística, administração, operacionalização de armazenagem e distribuição de materiais promocionais. Mas, dizendo assim, parece que estamos falando meramente de uma estratégia operacional, não é mesmo? É mais amplo que isso.

O material promocional desenvolvido para uma campanha ou evento tem alto valor. Os custos de criação, produção, impressão/fabricação e transporte são só uma parte disso. Há todo um valor intrínseco e, grande parte das vezes, subjetivo, que precisa ser bem cuidado.

É preciso lembrar que agências de marketing e trade marketing trabalham com o lúdico e o criativo, que deve transparecer em cada peça — física ou virtual — produzida. Isso tudo tem uma valoração, requer máximo cuidado. Desde o momento da concepção até a hora de aplicar no PDV, por exemplo.

A logística promocional traz esse refinamento necessário às agências de marketing, trade marketing e publicidade. Ela transforma a complexidade da operação em praticidade, tornando armazenamento, manuseio e transporte de banners, folhetos, brindes, totens e qualquer outro artefato promocional mais eficiente.

Além disso, ela fornece sistematização de processos e boas práticas de governança logística, o que potencializa os retornos sobre os investimentos, evita desperdícios e torna custos menores e mais controlados.

Um outro ponto importante é: a logística promocional contribui para o aumento de vendas, fidelização de clientes e ampliação da reputação de uma agência. Faz isso tornando estratégico o processo de planejar, executar e controlar o transporte, a movimentação, o armazenamento e a distribuição de materiais promocionais.

Quando falamos em logística promocional estamos nos referindo aos processos e atividades estratégicas, previamente pensados e seguindo diretrizes claras. Esses processos garantem o abastecimento de eventos e ações contínuas ou pontuais em pontos de venda, por exemplo, com o material promocional necessário.

O que as agências precisam entender é que é preciso ter uma estratégia de logística promocional. Isso significa aplicar métodos, ferramentas e contar com pessoal devidamente preparado — ou contratar os serviços de uma empresa especializada. Como você vai ver mais adiante, não fazer isso de modo estratégico pode acarretar em muitos problemas. Sobretudo nas agências em crescimento ou com o propósito de expandir sua atuação em um futuro próximo.

Riscos que agências de marketing e trade marketing correm sem uma estratégia de logística promocional

De alguma maneira, todas as organizações possuem algum tipo de suporte logístico. O problema, conforme já dissemos, está na falta de uma estratégia. Ou seja, a logística realizada sem processos e objetivos bem definidos, com ênfase na intuição e, muitas vezes, na improvisação.

Para agências de marketing, trade marketing e publicidade, uma logística promocional pouco estratégica oferece diversos riscos. Nos tópicos que seguem, você vai ver quais são os mais flagrantes.

Perda de clientes

Vamos pensar em uma campanha realizada para uma grande rede varejista. São desenvolvidos materiais promocionais para o lançamento de uma nova loja. O evento de inauguração está marcado para às 9h da manhã. São 8h e a transportadora ainda não chegou ao local para entregar os artefatos promocionais.

Seja qual for a justificativa para o caminhão não ter chegado ao local e horário programados, essa falha logística pode fazer qualquer agência perder seu cliente. Se as portas da loja forem abertas antes de receber os materiais promocionais, o time de promotores vai precisar remanejar todo seu planejamento.

Muitas vezes, atrasos, perdas e avarias de materiais promocionais podem prejudicar a imagem do varejista. Especialmente se não há um plano B já preparado para este tipo de infortúnio. O próprio posicionamento da marca pode ser prejudicado se o evento de lançamento da loja não tiver a mesma identidade visual das comunicações de TV e web, por exemplo.

Isso é motivo suficiente para a agência perder seu cliente por conta de erros logísticos.

Prejuízos financeiros

Ainda neste exemplo, materiais não utilizados, que muitas vezes não podem ser reutilizados em outros eventos, geram prejuízo financeiro. A empresa cliente normalmente não aceita arcar com as despesas do que não foi aproveitado, o que reduz a margem de lucro da agência.

Em muitos casos, em contrato já está tipificado algum tipo de sanção para a agência que não entrega o planejado ao cliente. Isso pode ir do pagamento de uma multa até o cancelamento do acordo comercial firmado.

É fato que a agência mais criativa e inovadora precisa ter uma atuação empresarial à altura. Do contrário, fica difícil fidelizar clientes.

Rasuras na imagem da marca

Ninguém melhor que agências de marketing, publicidade e trade marketing para entender da fragilidade de uma marca. Leva-se anos para construir um posicionamento e conquistar uma boa reputação. Perder essa construção é questão de apenas um passo em falso.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, as agências precisam se esforçar para se manter em alta. Também devem, cada vez mais, mostrar-se disruptivas, inovadoras em um grau acima da média.

Não contar com uma boa estratégia e com bons serviços de logística promocional pode ser esse calcanhar de Aquiles. Tudo o que mostramos nos tópicos anteriores ajuda a manchar a reputação da agência. E isso não pode acontecer, especialmente em uma área que não faz parte do core business da mesma. Ou seja, a agência não deveria ser prejudicada se toda a sua expertise é realizada com maestria e a logística não funciona.

A importância da logística promocional nos processos de trade marketing

Nos últimos anos, o trade marketing tem se sofisticado no Brasil. Saltou de uma atividade incipiente nos anos 1990 para uma grande participação no mercado de serviços. Esse movimento acompanha a profissionalização do varejo e do atacado distribuidor no país.

Essa profissionalização chegou a um ponto importante de inflexão quando o Plano Real estabilizou a moeda e players internacionais chegaram ao país. Com a concorrência mais acirrada, as marcas nacionais precisaram tornar toda a sua cadeia de marketing, envolvendo produto, preço, praça e promoção, mais eficiente.

Em meados dos anos 2000, que foi a chamada “década de ouro” do consumo interno no Brasil, as empresas nacionais também elevaram o trade marketing a um patamar ainda mais superior. Afinal, cativar novos consumidores que agora tinham como comprar e, ao mesmo tempo, eram disputados por diferentes marcas, exigia mais esforços competitivos.

Assim, as metodologias e as práticas de trade marketing foram incorporadas e seguem em evolução no país. Mesmo com a crise, o setor continua se modernizando, tendo bastante em vista a eficiência dos gastos e dos processos. Hoje, nenhum fabricante, varejista ou distribuidor pode operar com eficiência sem uma estratégia bem estruturada de logística promocional.

Padronização de embalagens

Também nos processos mais cotidianos de trade marketing, é importante pontuar a importância da logística promocional.

Os materiais promocionais utilizados nos PDVs pelos promotores, por exemplo, precisam seguir padrões de embalagem para transporte para se adequar ao recebimento de vários varejistas.

Transporte eficiente

Conforme o tamanho da operação, é importante explorar a multimodalidade no transporte, incluindo modais aéreos, rodoviários e fluviais em uma mesma campanha, conforme a extensão da sua abrangência.

Imaginemos os inconvenientes ocorridos durante a greve dos caminhoneiros em 2018, quando os profissionais desligaram os motores dos veículos por uma série de reivindicações. Certamente, os estrategistas logísticos precisaram correr contra o tempo para readequar suas estratégias de transporte naquele período. Os que tinham um planejamento de transporte multimodal estavam mais preparados para lidar com o ocorrido.

Na verdade, por mais que nem sempre isso seja percebido, logística promocional e trade marketing estão intimamente ligados. Se pensarmos o trade marketing como o que ele deve ser – planejado e finamente executado –, entendemos que é impossível consegui-lo sem boas práticas logísticas.

Positivação

Ao garantir um bom processo de positivação, por exemplo, a agência de trade marketing tem a segurança de que poderá fazer seu trabalho estratégico sem preocupações logísticas.

Em outras palavras, a empresa de logística promocional se encarrega de todo o operacional, o que libera os promotores para coletar dados, dar a devida atenção ao cliente, entre outras atividades de inteligência de mercado.

Contratação de promotores

Agências que subcontratam promotores para outras agências de marketing ou então diretamente para os fabricantes de produtos e revendedores também se beneficiam da parceria com boas empresas de logistica promocional. Conseguem garantir o recrutamento de profissionais qualificados e devidamente treinados, entre outras vantagens.

Fornecedor de logística promocional

Uma boa empresa de logística promocional também auxilia na construção de um processo eficaz de positivação. Isso chega até à preparação dos promotores para garantir um layout padronizado, conforme as orientações básicas de merchandising, por exemplo.

O ideal na logística promocional para agências é contar com um fornecedor com expertise neste tipo particular de operação. Afinal, a estrutura e o modo de trabalho das agências é diferente das indústrias, dos varejistas e distribuidores. Logo, não se trata de uma simples adaptação; toda a estratégia logística deve estar direcionada para o modelo de negócio das agência.

Confira, a seguir, por que a Viena Log é um desses fornecedores ideais de logística promocional para agências. Você vai ver um resumo de nossos serviços e também o que nos diferencia de nossos concorrentes!

Serviços e diferenciais da Viena Log entre os fornecedores de logística promocional para agências

Há 20 anos no mercado, a Viena Log presta serviços de logística promocional. Quando se trata de atender agências de marketing, trade marketing e publicidade, diversas características nos diferenciam de nossos concorrentes.

Os diferenciais da Viena Log

Equipe altamente qualificada

Profissionais preparados e em constante processo de aprendizagem. Investimos na qualificação permanente para que eles estejam aptos a atender e dar o suporte necessário aos nossos clientes.

Transparência em tudo o que fazemos

Acreditamos que a transparência com o cliente é essencial. É assim que conseguimos crescer e fazer com que nossos clientes atinjam seus objetivos.

Alcance de norte a sul, de leste a oeste

Nestes 20 anos de mercado, conseguimos que nosso alcance operacional seja nacional. Contamos com bases de apoio em todas as capitais e em outras cidades estratégicas do interior.

→ Saiba mais sobre a Viena Log no site vienalog.com.br

O portfólio de serviços Viena Log

Positivação

Temos expertise em positivação e auditoria em PDV. Contamos com um mailing de 1,5 mil profissionais locais para atender toda a demanda nacional.

Contamos com sistema próprio de gestão. Usamos a tecnologia para administrar os projetos e, ao mesmo tempo, facilitar para que a agência cliente acompanhe tudo em tempo real – com imagens, gráficos e relatórios.

Armazenagem

O armazém principal da Viena Log tem 7.500 m² de área total. É moderno, verticalizado em posições porta-paletes para uma armazenagem eficiente dos materiais. São 11 docas disponíveis.

O armazém é 100% automatizado via sistema de gerenciamento de armazém (WMS). Rastreamos todos os processos validados, o que garante total segurança dos materiais e da informação.

Suporte Fiscal

Contamos com uma equipe preparada para dar total apoio e suporte aos nossos clientes. Dessa forma, eventuais dúvidas são sanadas rapidamente.

Embalagens

As embalagens utilizadas em nossa operação são desenvolvidas de acordo com as características de cada produto. Tratamos cada agência, cada projeto e cada produto com máxima personalização.

Expedição

Utilizamos um sistema de gerenciamento de transporte (TMS). Em poucos cliques, nosso time identifica os materiais de cada cliente, prevenindo extravios, quebras e atrasos de campanhas.

Recebimento

O processo de recebimento de mercadoria é feito com conferência qualitativa e quantitativa. Realizamos registros fotográficos continuamente.

Seguro de cargas

Nossa cadeia logística é 100% assegurada. Assim, ainda que algo aconteça no caminho, nem a companhia nem a agência cliente saem prejudicados.

Rastreamento

Contamos com uma equipe dedicada ao monitoramento 24 horas por dia, todos os dias do ano. E os itens que entram e saem de nossos armazéns são devidamente rastreados.

Manuseio

A montagem de kits é realizada em uma área exclusiva. Contamos com uma equipe qualificada e treinada para atender toda a demanda de manuseio.

Transporte

Nosso serviço de transporte é multimodal (aéreo e terrestre, principalmente). Utilizamos o tipo de transporte que mais se encaixe nas necessidades de tempo, custos e segurança de cada agência.

Descaracterização de materiais

Também realizamos descaracterização de materiais para futura reciclagem — com laudo e demais especificações técnicas necessárias.

Follow-up

Fornecemos relatórios diários de desempenho com indicadores (KPIs) pós campanha, para contribuir com a inteligência competitiva das agências.

Separação

Realizamos a divisão quantitativa por destinatário de acordo com a solicitação da agência. Temos uma atuação propositiva nesse processo; apresentamos meios eficientes de realizar a separação sempre considerando a estratégia de cada agência e de cada projeto.

Coleta e logística

Nosso serviço de coleta tem abrangência nacional via veículo dedicado ou redespacho. No que diz respeito à logística reversa, nossos processos de coleta e devolução também têm abrangência em todo o território nacional.

Conclusão

Como você viu, a logística promocional é fundamental nas agências de marketing, trade marketing e publicidade. Ela confere inteligência competitiva, ampara operações e projetos mais eficazes. Além disso, quando realizada por uma empresa experiente, reduz custos e potencializa resultados.

O contrário também é verdadeiro: sem um bom planejamento logístico promocional, as agências podem ter diversos problemas e minar seus esforços. E o mercado de publicidade, marketing e trade marketing está cada dia mais competitivo.

A boa notícia é que não é preciso fazer tudo internamente. Até porque logística não é o core business das agências. Nesta profissionalização da logística promocional, que citamos ao longo do texto, já existem empresas especializadas no atendimento às agências.

Essas organizações, dedicadas à logística promocional para agências e outros tipos de empresas, aproveitam bem a tecnologia. Elas se encarregam de facilitar planejamento e execução dos serviços, liberando os profissionais das agências para se dedicarem realmente à criatividade; evitando preocupações operacionais.

Este é, conforme apresentamos, o caso da Viena Log.

Para finalizar, pontuamos que aqui na Viena Log, estamos a sua disposição para conversarmos sobre as necessidades da sua agência no que diz respeito à logística promocional.

Conseguimos te mostrar a importância da logística promocional para agências? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!