Logística promocional: um panorama do mercado brasileiro 

A logística promocional é uma área essencial para o sucesso das ações de trade marketing. Mesmo sendo um termo de origem relativamente recente, as ações de logística aplicadas à promoção de produtos no ponto de venda oferecem vantagens competitivas e lucratividade para quem as realiza corretamente. 

Nesse cenário, trade marketing e logística promocional são dois termos importantíssimos para quem quer impactar o consumidor enquanto mantém uma ótima relação com o varejista.  

Este artigo foi escrito justamente para explicar o porquê dessa relação dar tão certo. Além disso, continue lendo para aprender também o histórico da logística promocional no Brasil, onde ela está e os desafios do futuro para quem quer aplicá-la corretamente. 

Histórico do trade marketing no Brasil 

A história do trade marketing é o ponto de partida para entender a logística promocional e suas vantagens. E o mais curioso é que essa história é recente — tendo início apenas nos anos 80. 

Na década de 1980 o termo trade marketing começou a ganhar popularidade na Europa. Já no Brasil, a ideia do trabalho de trade ganhou espaço em meados dos anos 90. Por aqui, isso aconteceu com a agitação na economia, o aumento da competitividade no mercado e o crescente poder de compra do consumidor. 

Foi ao longo da década de 90 que surgiram campanhas que engajaram e marcaram a mente do consumidor, como os famosos mamíferos da Parmalat — brindes que marcaram gerações e até hoje são usados para lembrar da marca que promoveu a ação de marketing. 

Desde então, por trás de cada ação de sucesso no trade marketing brasileiro, a logística promocional agiu para fazê-las acontecer. 

Trade marketing e logística promocional: por que se preocupar? 

A logística promocional é a área que compõe todas as ações que tiram do papel uma campanha no ponto de venda. 

É por meio de logística promocional que as empresas conseguem transportar, manusear e entregar os produtos utilizados em campanha. Tudo isso, é claro, no tempo certo e garantindo a melhor relação entre a empresa ou agência que produz a campanha, a equipe de trade marketing e o varejista que distribui os produtos. 

Mais ainda, as ações de logística promocional também garantem que o consumidor final tenha acesso a valor entregue de verdade nas ações de marketing. Executando corretamente as ações de marketing por meio de processos logísticos eficazes, é possível obter aumento significativo nas vendas e fidelização do consumidor. 

Campanhas de sucesso, afinal, promovem uma boa experiência com o consumidor, ficam na sua mente e podem atrair não só clientes fiéis como mais pessoas dispostas a comprar. 

Quem quer obter o melhor das ações de logística promocional deve ter não só a noção de seus benefícios, mas usá-la de forma condizente com o momento do mercado. Os desafios, tanto atuais quanto para o futuro, são vários — assim como as oportunidades. 

Desafios e futuro da logística promocional 

Hoje, o desafio do trade marketing é impactar consumidores que detém grande poder de decisão sobre suas compras. Além das inúmeras opções que bombardeiam o consumidor na hora de escolher um produto, são vários os canais, informações e tecnologias que podem chamar a atenção do cliente em favor de uma ou outra marca. 

Diante disso, a logística promocional precisa ser executada de forma impecável. As equipes de trade marketing devem trabalhar de forma totalmente alinhada para garantir cumprimento de prazos e cronogramas. 

As entregas não podem falhar, correndo o risco de criar um desgaste na relação com o varejista e, claro, com o consumidor que procura por um produto e não o encontra. 

Os riscos de uma gestão logística ineficaz são vários, então, é imprescindível que o trabalho seja executado de forma profissional. Quem está à frente de uma equipe de trade marketing e coordena a cadeia de distribuição tem cada vez menos espaço para errar. 

Ao confiar o trabalho a profissionais de logística que garantem desde o transporte de kits promocionais até fim do processo completo, com descaracterização da campanha e logística reversa, o sucesso será muito mais fácil de ser alcançado. Por isso, é fundamental não só discutir os rumos da logística promocional, mas também colocá-la como parte importante do trabalho de marketing.