O que é logística promocional? 

Pense na operação de uma campanha de marketing promocional. Você precisa produzir materiais com diferentes fornecedores – como adesivos, displays, cartazes, brindes, amostras, entre outras possibilidades – e distribuí-los em diversos pontos da cidade, da região ou até do país. 

Você ainda precisa instalar todo esse material nos pontos de venda, o que exige uma equipe especializada. Pensa que acabou? Ainda é preciso pensar no retorno desses materiais ou no seu descarte, se possível com destinação à reciclagem. Todo esse processo precisa ser feito com cuidado, eficiência e agilidade, com prazos muitas vezes apertados e regras rígidas de entrega e retirada. 

Por isso, não se pode pensar em uma campanha de marketing promocional sem planejar a logística e os desafios que ela envolve. Quando existe o envolvimento de grandes empresas, o desafio é ainda maior, já que elas podem demandar operações de alcance nacional, com grandes distâncias entre os pontos de ativação. 

É por isso que estamos aqui: vamos explicar o que é logística promocional e como esse conceito é importante para o seu negócio, especialmente se você trabalha com campanhas de grande porte. Então, acompanhe agora para entender tudo! 

O que é logística promocional? 

Logística promocional é o conjunto de estratégias adotadas na movimentação de materiais promocionais para atender os objetivos de marketing das empresas. 

Sua tarefa é fazer com que esses materiais, que podem ser produzidos por diferentes fornecedores, cheguem aos pontos de venda e sejam ativados com a maior eficiência possível, de olho nos prazos e nos custos desse processo. 

Mas esse conceito não se refere apenas ao transporte de produtos, como a palavra “logística” tende a sugerir. Esse é apenas um dos pontos cruciais para atender os objetivos da campanha de marketing. Para ser bem-sucedida, a logística promocional deve envolver todo o processo, que começa com o planejamento, a definição de metas e objetivos e a previsão de rotas, custos, prazos e estratégias. 

Depois, a operacionalização dá conta de coletar, armazenar e transportar os materiais, mas também de retorná-los ou descartá-los da melhor maneira. O processo só acaba com a avaliação dos resultados, momento em que se analisa se os objetivos e metas foram alcançados. 

Para que serve a logística promocional? 

Não se pode mais pensar em campanhas de marketing promocional sem o planejamento de todas as suas etapas. 

A logística que esse tipo de campanha envolve exige inteligência, sem mais espaço para atrasos, falhas e avarias aos materiais. Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo, e é preciso adotar estratégias que garantam a eficiência dos processos. 

Em uma campanha de marketing promocional, o objetivo é cativar o público, fortalecer a marca e promover as vendas. Imagine, por exemplo, se os brindes de um evento não chegam a tempo para a sua abertura… A marca tem sua imagem prejudicada e uma grande oportunidade de divulgação é desperdiçada. 

Além disso, as ações promocionais englobam uma rede de parceiros e fornecedores. Qualquer falha pode quebrar a confiança e prejudicar o relacionamento com esses atores do processo, que são essenciais para o desempenho do seu negócio. 

Portanto, a logística promocional serve para planejar as etapas de execução das campanhas promocionais e garantir a máxima eficiência, de maneira que a empresa consiga cumprir os seus objetivos com sucesso. 

Etapas de uma operação de logística promocional 

Como dissemos, uma operação de logística promocional não envolve apenas o transporte de materiais. Antes e depois disso, há muitas outras etapas que precisam entrar no planejamento. Estas são algumas delas: 

  • Coleta ou recebimento de materiais de fornecedores; 
  • Conferência de quantidades e diretrizes de produção; 
  • Armazenamento do material até a data de envio; 
  • Transporte e distribuição; 
  • Positivação nos PDVs envolvidos; 
  • Descaracterização ao término da campanha; 
  • Retorno, descarte ou reciclagem do material. 

O encadeamento entre essas etapas e o alinhamento entre todos os integrantes desse processo são grandes desafios da operacionalização da logística promocional, que podem ser superados com uma equipe qualificada e especializada no assunto. 

Enfim, saber o que é logística promocional é essencial se você deseja executar campanhas com materiais promocionais. Ela deve ser pensada no planejamento de marketing desde o início, para garantir a eficiência do processo, e não apenas lá na ponta, o que pode prejudicar a sua operacionalização.