Tudo sobre Positivação de PDV: conheça o processo 

A positivação de PDV é uma estratégia que garante que os pontos de vendas estarão efetivos para atrair a atenção e conquistar os clientes. Ela segue uma série de métodos e práticas, sendo útil especialmente em locais comerciais de amplas concorrência, como supermercados, home centers e similares. 

A positivação é também uma das áreas mais importantes do Trade Marketing, que é o braço do marketing responsável por garantir presença de marca em negociações B2B. Em outras palavras, a empresa fabricante ou distribuidora se encarrega por, entre outras coisas, realizar a melhor exposição de seus produtos no PDV. Isso inclui o trabalho de promotores de vendas. 

Nos últimos anos, fabricantes, comerciantes e responsáveis por marketing, vendas e logística, têm se aprofundado mais no tema da positivação de PDV. Isso demonstra o quanto essa estratégia vem crescendo no Brasil, e colaborando para melhorar a competitividade corporativa nacional. 

E é sobre este tema que vamos nos aprofundar neste artigo. 

Além de entender com profundidade o que é positivação de PDV, você vai ver como a Viena Log trabalha essa estratégia para seus clientes. A ideia é exemplificar para um entendimento melhor e mais pautado em nossa experiência de 20 anos de mercado. 

Acompanhe! 

Por que a positivação de PDV é importante 

A positivação de PDV é uma parte fundamental das ações promocionais nos pontos de vendas. Ela visa garantir a qualidade dos materiais de PDV, bem como exigir que tudo o que foi planejado em termo de disposição dos materiais seja cumprido. 

Portanto, é correto afirmar também que a positivação de PDV tem a ver com a padronização e o cumprimento do planejado para chamar a atenção do shopper. 

De um simples balcão de degustação, no caso de ações promocionais da indústria de alimentos, ao cumprimento do layout em prateleiras, a positivação visa também garantir que um bom retorno sobre o investimento realizado seja alcançado. 

Ou seja, ela é uma ferramenta estratégica também para a garantia do melhor retorno sobre os investimentos (ROI) em marketing e força de vendas. 

A positivação também agrega montagem das peças, a limpeza do PDV, a conformidade de comportamento dos promotores que vão interagir com os clientes, entre outros aspectos. Tudo para garantir que os esforços de vendas sejam produtivos. E isso é especialmente especial nos segmentos e nos PDVs com grande concorrência direta, onde o seu produto está exposto logo ao lado do seu maior concorrente. 

Quando usamos o termo positivação, estamos falando sobre o ato de aplicar o material de merchandising no ponto de venda. Com método e práticas que, se bem estão em constante evolução, já foram testadas e trouxeram retornos para as empresas mais vitoriosas do mercado global. 

Também é correto afirmar que a positivação é a garantia de que tudo foi realizado conforme o planejamento do marketing e da logística promocional. Envolve cuidados com layout, displays, banners, wobblers e outros materiais; também o atendimento e a capacidade de colecção de dados dos promotores de vendas. 

A confirmação de que está sendo realizada uma boa positivação de PDV se dá a partir de auditorias regulares. Normalmente, um gestor de trade marketing faz visita in loco para verificar se as informações passadas pelos promotores batem com o que se vê no PDV. 

Também são feitas fotografias e vídeos, posteriormente enviados pelos profissionais ao setor de marketing na matriz da empresa ou agência promocional responsável pela coordenação da ação, sempre tendo em mente que a positivação foi realizada de acordo com um projeto previamente estabelecido. 

Positivação de PDV e presença de marca 

No fundo, o grande trunfo da positivação é a garantia da boa presença da marca. Isso envolve o planejamento de comunicação e marketing baseados na estratégia de posicionamento da empresa – e isso é feito de acordo com o público-alvo, com o produto a ser exposto e até com as datas especiais, que podem ser fixas ou sazonais, como Natal e Páscoa, por exemplo. 

A presença de marca é fundamental para o sucesso em vendas. A melhor embalagem e o melhor produto podem acabar prejudicados e não impactar positivamente o consumidor se a forma como ele é apresentado no PDV for ruim. E a positivação é realizada para garantir que isso não aconteça. 

No que diz respeito à operação em si, a presença de marca e a positivação envolvem a quantidade correta de produtos expostos, bem como a orientação dos materiais promocionais em cada gôndola ou outros móveis onde a mercadoria é exposta. 

Muitas vezes, expôr muitos produtos pode surtir um efeito de pouca elegância no ponto de venda. Tampouco é interessante expor poucas peças, mas isso é decidido previamente no planejamento de marketing — inclusive, considerando o core business da empresa, que tem suas particularidades e não deve seguir à risca fórmulas empregadas em outros segmentos, por exemplo. 

Cuidados com a positivação de PDV 

Até aqui, você se aprofundou no conceito e entendeu porque essa estratégia não deve ser deixada de lado. Confira, a seguir, alguns tópicos fundamentais para a realização de uma boa estratégia de positivação de PDV. 

Presença da marca no PDV 

A marca precisa ter um bom destaque no PDV. Isso significa que, dentre as diversas opções, o cliente deve se sentir atraído pela marca de um determinado produto. E, para tal, a presença desse produto deve ser marcante. 

Um exemplo? O consumidor médio demora menos de um minuto para decidir que item vai levar quando está em processo de compra em um supermercado. Ele vai olhar os preços dos produtos similares e, muitas vezes, a composição e os benefícios de diferentes marcas são bastante parecidos. Logo, a empresa deve garantir uma presença marcante de sua marca, assim, aumenta suas chances de conquistá-lo. 

Promotores à disposição do cliente 

Outro cuidado importante no que diz respeito à positivação é a presença de promotores de vendas no PDV. Esses profissionais, treinados para explicar e demonstrar o produto e defender sua posição no layout e no espaço combinado com o lojista, são fundamentais no esforço de positivação. 

Mais do que garantir a presença de marca, o abastecimento e a atenção ao cliente, é fundamental que os promotores tenham uma atuação estratégica. Eles devem, por exemplo, capturar informações relativas aos feedbacks dos clientes para repassar a seus supervisores. Assim, realizam também um trabalho de inteligência de mercado, útil não apenas para o departamento de marketing como também para o departamento comercial. 

Cada vez mais, os promotores têm assumido essa posição estratégica. Não realizam um simples trabalho operacional, senão que também contribuem para aumentar a competitividade da marca. Com informações e aportes que ajudam a diferenciar produtos com muita concorrência, entender melhor as necessidades dos clientes, enfim, captar insights que podem passar despercebidas pelas pesquisas de mercado tradicionais. 

Degustações e demonstrações do produto 

Muitos produtos merecem demonstração e degustação. 

As demonstrações geralmente são úteis para itens que o cliente precisa de algum conhecimento técnico (como fazer a instalação e o uso, por exemplo). Já a degustação pode ser desde experimentar um produto alimentício novo como provar a eficiência de um material de limpeza, por exemplo. 

Com degustações e demonstrações, a eficiência da positivação de PDV tende a aumentar. Especialmente se isso é mostrado ao consumidor como um diferencial, algo que os concorrentes não estão realizando. 

Logística promocional 

E tudo o que foi dito anteriormente deve ser amparado por uma boa logística promocional. A logística promocional nada mais é do que ampla gama de serviços e processos que abarcam desde a compra de um material de promoção até sua instalação ou entrega em mãos. 

Sob o guarda-chuva da logística promocional estão os serviços de transporte, logística, administração, operacionalização de armazenagem e distribuição de materiais promocionais. 

A importância da logística promocional para uma boa positivação de PDV 

A logística promocional merece um detalhamento maior. É ela quem vai dar o apoio para uma boa positivação no PDV, uma vez que é o conjunto de serviços que antecedem a chegada dos produtos e dos materiais promocionais no posto de vendas. 

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens da logística promocional para os negócios: 

Controle de custos 

Com uma equipe dedicada à logística promocional – seja composta por colaboradores internos ou contratados de um fornecedor especializado –, a empresa também garante total controle de custos. 

Com um orçamento fixo e buscando as melhores alternativas logísticas, o time sabe exatamente o montante de dinheiro que pode gastar. E tem entre suas principais responsabilidades a defesa da qualidade de exposição dos produtos no PDV e em outros locais e eventos onde há ações promocionais. 

Melhor aproveitamento dos materiais 

Há todo um esforço por parte da equipe de marketing para a criação de materiais promocionais. Muitas vezes, são dedicados meses de reuniões, geração de protótipos, testes de aplicabilidade, entre outras atividades. Isso é feito com o auxílio de agências de marketing e publicidade, gráficas, empresas de comunicação visual, entre outros fornecedores. 

A logística promocional também se encarrega da garantia de que os materiais criados terão o melhor aproveitamento possível no PDV. Vai cuidar, por exemplo, para que tudo seja entregue nos locais, datas e horas adequados. 

Relacionamento com fornecedores e clientes 

Ao ter uma boa logística promocional em ação, as empresas garantem que processos de compra, transporte, distribuição e positivação, entre outras etapas, sejam realizadas com profissionalismo. Marketing e Trade Marketing, bem como serviços de positivação de PDV precisam ser realizados por profissionais especializados. 

Tudo isso garante um bom relacionamento com fornecedores, que saberão exatamente o que e quando entregar, e com clientes, que sentirão o esforço do fabricante para potencializar as vendas em seu estabelecimento. 

E todos sabem que bons relacionamentos com clientes e fornecedores abrem caminho para negociações mais proveitosas, para redução de custos e para aumento nas margens de lucro. 

Marketing e vendas mais estratégicos e inovadores 

Por fim, uma grande vantagem de uma boa logística promocional é dar ao marketing e ao comercial meios para uma atuação ainda mais estratégica. 

No que diz respeito à positivação, se tudo é realizado com método e o devido controle, os profissionais de marketing deixam de se preocupar tanto com essa parte operacional e podem concentrar seu esforço criativo em inovar mais para surpreender o mercado. 

Como a Viena Log pode melhorar a positivação de PDV na sua empresa 

Especializada em logística promocional, a Viena Log além de entregar o material, conta com uma equipe que pode auxiliar ou fazer todo o trabalho de positivação da marca em qualquer ponto de venda, por todo o país. 

A Viena Log possui expertise em positivação e auditoria em PDV. Nossa operação conta com um mailing de 1,5 mil profissionais locais para atender toda a demanda nacional. Das capitais às principais cidades do interior, atendemos as agências e empresas com a melhor velocidade e o melhor custo-benefício. 

Possuímos um ambientes de teste para simular como os materiais devem ser posicionados no PDV. Isso faz toda a diferença na agilidade de uma campanha. 

O portfólio de serviços Viena Log 

Armazenagem 

Moderno e verticalizado em posições porta-paletes, o armazém principal da Viena Log tem 7.500 m² de área total. São 11 docas disponíveis, tudo 100% automatizado via sistema WMS. 

Suporte Fiscal 

Contamos com uma equipe preparada para dartotal apoio e suporte às agências e clientes. Eventuais dúvidas envolvendo o processo fiscal são sanadas rapidamente. 

Embalagens 

As embalagens utilizadas em nossa operação são desenvolvidas de acordo com as características de cada produto. Não é o material promocional que tem que se adaptar às nossas embalagens — nós nos adaptamos a eles. 

Expedição 

Na expedição, a Viena Log conta com um sistema de gerenciamento de transporte (TMS). Em poucos cliques, nosso time consegue identificar onde estão e quais são os materiais de cada cliente. 

Recebimento 

O recebimento de mercadoria é realizado com conferência qualitativa e quantitativa. Também utilizamos metodologias e ferramentas tecnológicas de última geração, e realizamos registros fotográficos continuamente. 

Seguro de cargas 

Nossa cadeia logística é 100% assegurada. Dessa forma, ainda que algo aconteça no caminho, nem a companhia nem o cliente saem em prejuízo. 

Rastreamento 

A equipe é dedicada ao monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano. Cada item que entra ou sai de nossos armazéns é devidamente rastreado. 

Manuseio 

A montagem de kits é realizada em uma área exclusiva. Toda a demanda de manuseio e montagem de kits é realizada por uma equipe especializada. 

Transporte 

Nosso serviço de transporte é multimodal, sendo aéreo e terrestre, principalmente. Utilizamos um tipo de transporte que mais se encaixe nas necessidades de tempo, custos e segurança de cada cliente. 

Descaracterização de materiais 

Também realizamos descaracterização de materiais para futura reciclagem, contando com laudo e demais especificações técnicas necessárias. 

Follow-up 

Fornecemos relatórios diários de desempenho, com KPIs específicos, em todo pós-campanha. Assim, contribuímos com a inteligência competitiva de nossos clientes. 

Separação 

Realizamos a divisão quantitativa por destinatário de acordo com a solicitação da agência cliente. E mais: temos uma atuação propositiva, apresentando meios eficientes de realizar a separação sempre considerando a estratégia de cada cliente e de cada projeto. 

Coleta e logística 

Nosso serviço de coleta tem abrangência nacional via veículo dedicado ou redespacho. Na logística reversa, nossos processos de coleta e devolução também têm abrangência em todo o território brasileiro. 

Os diferenciais da Viena Log 

Contamos com equipe altamente qualificada 

Nossos profissionais são preparados e estão em constante processo de aprendizagem. Investimos nisso, pois prezamos por competência, eficiência, qualidade e garantia em tudo o que fazemos. 

Somos transparentes em tudo o que fazemos 

Acreditamos que a transparência com o cliente é essencial. Garantimos, por exemplo que nossos clientes saibam exatamente quais serviços estão contratando – e como eles são realizados –, de maneira detalhada e fácil de entender. 

Nosso alcance vai de norte a sul, de leste a oeste 

Nestes 20 anos de mercado, conseguimos que nosso alcance operacional seja nacional. Para tal, contamos com bases de apoio em todas as capitais e em outras cidades estratégicas do interior. 

→ Saiba mais sobre a Viena Log no site vienalog.com.br 

Conclusão 

Como você viu, a positivação de PDV é uma estratégia fundamental para o sucesso comercial das empresas. Ela está sob o guarda-chuva da logística promocional e, para funcionar a pleno vapor, merece processos bem estruturados, do contrário, toda a campanha e o esforço do time de marketing não acontece, pois o material não entra na hora certa ou não sai do ponto de venda quando deveria. 

Os serviços de positivação de PDV da Viena Log estão aqui para apoiar o seu negócio. Além de entregar o material, contamos com uma equipe que pode auxiliá-lo ou fazer todo o trabalho de positivação da marca em qualquer ponto de venda no país todo. 

E então, conseguimos te mostrar como a positivação de PDV é importante? Faça contato agora mesmo conosco e veja como podemos ajudá-lo!