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Uma campanha bem executada de marketing promocional pode fazer toda a diferença nas suas vendas. Ao impactar corretamente o consumidor, ele fica muito mais inclinado a comprar, lembrar-se da sua marca no futuro e até mesmo falar dela para outros clientes em potencial.  

A definição de uma campanha de marketing promocional pode variar desde uma simples ação de distribuição de material publicitário a grandes displays e atividades no ponto de venda. O importante, nesses casos, é o objetivo de levar mais pessoas a conhecerem e comprarem os produtos anunciados. Isso, enquanto promove interações e experiências memoráveis para o consumidor. 

Mas como fazer isso na prática? E mais importante: como garantir não só o sucesso, mas também o retorno sobre o investimento na campanha? É disso que vamos falar agora. 

A seguir, confira as principais dicas para realizar campanhas que dão certo, tanto nos objetivos quanto no lucro real. 

Campanha de marketing promocional: dicas para ações que dão certo

Mapear os KPIs essenciais para sua campanha

Nenhuma campanha de marketing promocional vai ser totalmente eficaz sem um bom planejamento e acompanhamento das ações. 

É aí que, na hora de planejar seu marketing, entra em cena o conceito de KPIs (key performance indicators). Esse termo, do inglês, significa indicadores de performance chave e remete às métricas que definem o sucesso das suas campanhas diante dos seus objetivos.  

Em uma campanha, especialmente as de marketing promocional que duram mais tempo, acompanhar os indicadores de performance chave é essencial para medir o sucesso das ações.  

O planejamento da campanha deve partir de algumas perguntas que precisam ser respondidas ao final da execução, por meio do acompanhamento dos KPIs. No fim das contas, o gerente da ação quer saber: qual foi o resultado? Quanto valeu a pena? Terminamos a campanha satisfeitos?  

Para mapear corretamente os KPIs da sua campanha, inspire-se com alguns dos mais comuns em uma campanha de marketing promocional: 

Positivação: o percentual de positivação de PDVs é um bom indicador da eficácia da sua campanha de marketing promocional. Do total de sua carteira de clientes, quantos aceitaram a instalação dos materiais no ponto de venda? Quantos realmente voltaram com checagem fotográfica pelo seu time de promotores? Qual o crescimento ou decréscimo em relação às campanhas passadas? 

Ticket médio: é o total de receita dividido pelo número de produtos vendidos durante um determinado período. O ticket médio é um indicador de desempenho que consegue gerar insights importantes para impulsionar campanhas futuras, medir o sucesso e corrigir erros para o que ainda virá. Sua campanha de marketing promocional conseguiu elevar o ticket médio das compras? 

CAC: O custo de aquisição do cliente (CAC) divide o lucro obtido nas ações pelo valor que foi investido nelas. Na prática, é o que representa o custo que a empresa teve por cada cliente convertido em uma determinada campanha. No final da campanha, quantos clientes você conseguiu a mais que a média? Basta dividir pelo valor investido na campanha. 

Os KPIs de cada campanha de marketing promocional vão variar, é claro, com o objetivo da campanha. É você quem define quais são estes indicadores chave com base no seu objetivo.

Montagem simples e prática de kits promocionais

Os kits promocionais são compostos por todas as peças que compõem a exposição. Em uma vitrine de loja, por exemplo, o kit dessa ação de marketing promocional envolve uma série de peças. 

Os manequins, roupas e acessórios, claro, são as mais óbvias. Porém, enquanto campanha de marketing promocional, o kit da vitrine também inclui peças decorativas, móveis, adesivos de fundo, letreiros e demais componentes expostos na vitrine. 

Todo esse material será transportado e montado no local da campanha e, por isso, requer um manuseio e uma montagem mais práticos possível. Ao longo da execução da campanha, quando chegar a hora da montagem da ação e o manuseio de kits promocionais, as peças virão normalmente de fornecedores diversos, e isso significa uma boa logística necessária. 

É comum que, nesses casos, uma empresa seja responsável pelo adesivo da vitrine, outra entregará itens de decoração, uma terceira trabalha apenas com os materiais em papelão e aí por diante. Por isso, o responsável pela campanha deve fazer o possível para otimizar esse processo ou então contratar uma empresa terceirizada para fazer este trabalho. 

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Criar uma experiência única para impactar de verdade o cliente

É comum, quando falamos de estratégias de marketing atuais, que elas girem sempre em torno da experiência do cliente. 

Cada vez mais o consumidor detém o poder de decisão sobre suas compras, diante de uma infinidade de marcas e produtos para escolher. O marketing, então, tem o objetivo de promover experiências realmente marcantes para conquistar de vez a atenção e o desejo do consumidor. 

A vantagem de uma campanha de marketing promocional, nesse caso, é que elas podem usar de uma série de artifícios para conquistar a atenção e usar os sentidos para atrair um cliente até um produto. Vitrines, por exemplo, conquistam pelo visual, pela beleza e decoração. Degustações, é claro, pelo paladar.  

Dessa forma, o marketing promocional é uma forma de criar uma interação direta e especial entre consumidor e marca. Por isso, gestores de marketing e trade marketing devem usar a criatividade na hora de calcular sua próxima ação: como a campanha pode criar e se aproveitar do momento de conexão, a partir da hora em que ela consegue chamar atenção do cliente?

Treinar corretamente a equipe de promotores

Outro ponto típico de uma campanha de marketing promocional é que ela costuma depender de uma grande equipe para ser executada. 

Muito além do planejamento, gestão e até da montagem da campanha, a ação geralmente envolve também um ou mais promotores para colocar a campanha em execução. Os promotores podem ser pessoas mais ou menos treinadas, com mais ou menos conhecimento sobre o produto, a marca e a campanha em si. 

Por isso, cabe ao gestor da campanha de marketing promocional oferecer um treinamento adequado para os promotores. Os promotores podem vir de diferentes contextos, idades, formações e com conhecimentos mais amplos ou mais limitados. Diante disso, fica o desafio de treiná-los corretamente até que eles possam representar corretamente a marca e seus produtos. 

As dicas para esse treinamento são simples. Principalmente, a ideia é treinar os promotores da maneira mais didática possível: com uma linguagem clara, objetiva e sem exigir muito conhecimento técnico de quem vai representar a campanha promocional. Não é necessário entrar em conceitos muito avançados sobre a ideia da campanha ou seus objetivos, desde que o treinamento consiga focar em explicar corretamente e de forma bem direta o que é esperado dos profissionais, como eles devem executar o trabalho e cobrindo as dúvidas e inseguranças deles.

Confiar a logística da campanha a especialistas

Chegando até aqui nós já citamos várias etapas do planejamento e execução de uma campanha e que requerem muita atenção. Planejamento, definição dos KPIs, montagem de kits, tudo isso tem um ponto em comum: a necessidade de um bom plano para a logística. 

Logística e marketing promocional estão juntos quando falamos de estratégias de sucesso. Um marketing logístico de qualidade é importante para garantir que todos os prazos serão cumpridos, que tudo chega a tempo e que a campanha seja montada e executada corretamente no ponto de venda ou no local escolhido.  

A logística, inclusive, deve ser pensada do início ao fim da campanha de marketing promocional. Para isso,é importante incorporar a logística e confiá-la a quem realmente entende dos processos necessários para tirar a campanha do papel. 

Encontrar empresas que prestam serviços logísticos fará toda a diferença, já que o processo é amplo e pode ser muito difícil para quem não entende dele do começo ao fim. A logística bem executada tem toda relação com o sucesso de uma campanha, então, valorize contratar profissionais para cuidar desse processo integralmente.

Usar tecnologia para controlar a eficácia do trabalho

Não é novidade que a tecnologia ajuda diretamente no trabalho de diversas áreas – se não de todas. No marketing promocional não é diferente. 

Já está disponível uma série de tecnologias que podem impulsionar os resultados de todas as suas campanhas, tanto no planejamento quanto na execução. A própria logística já passou pelo seu processo de modernização, com rastreamento de transporte por aplicativos, etiquetas inteligentes e muitas outras facilidades para agilizar os processos. 

Na execução da campanha, também já existem os aplicativos e softwares responsáveis por acompanhar e mensurar os resultados. Quem cuida de uma equipe de trade marketing, por exemplo, pode usar de uma série de ferramentas para acompanhar o trabalho dos promotores, os números das campanhas e de toda a operação no ponto de venda, com checagem fotográfica e monitoramento de preços da concorrência. 

Além disso, é claro, a criatividade unida à tecnologia pode promover experiências interessantes em ativações e demais campanhas no ponto de venda. Ações com tablets e totens com os quais o cliente pode interagir são exemplos comuns – mas a criatividade é o limite para quem quer um marketing promocional eficaz de verdade! 

Essas dicas, de forma geral, têm como objetivo impulsionar as estratégias de marketing promocional para conseguir mais resultados, ao mesmo tempo que o cliente final continua percebendo valor. Aplique cada dica pensando no objetivo da sua marca e das suas campanhas – você certamente vai colher os frutos dessas ideias.