(11) 2076 9800 [email protected]

Armazenamento: Conheça os Erros e Acertos

Armazenar não é um processo simples. Demanda cuidado, organização e agilidade.

Quanto melhor estruturada estiver a logística, melhor será a qualidade do serviço oferecido.

No ramo, existem erros e acertos. Leia nosso artigo completo e descubra se você está armazenando seus produtos da maneira correta.

Erros comuns na hora de armazenar

 

Estar planejado é importante, entretanto, as coisas precisam funcionar na prática! A organização do espaço é essencial. O fluxo precisa estar coordenado para que a movimentação aconteça com fluidez.

Os dias movimentados não podem ser sinônimo de atraso! Por isso, uma equipe bem treinada faz toda a diferença. É fundamental investir em treinamento e na contratação de profissionais capacitados.

O principal objetivo de uma boa armazenagem é atender as necessidades dos clientes. Para que isso aconteça, por exemplo, a Viena Log utiliza uma armazenagem moderna e verticalizada em posições porta-paletes.

Os porta-paletes são estruturas destinadas à estocagem de produtos em grande quantidade. Lembre-se que reduzir espaço é reduzir custos!

Contudo, de nada vale uma equipe preparada se, por exemplo, o piso do armazém não suportar o peso da mercadoria ou caso a iluminação seja deficitária.

Para evitar problemas, é inevitável investir em espaços que contem com uma infraestrutura adequada.

Dicas para organizar o armazenamento

 

Você sabe o que é controle de estoque? Se a resposta for não, é um péssimo sinal!

Para trabalhar com armazenamento, é preciso realizar periodicamente o controle do inventário do estoque. Só assim, no futuro, não haverá problemas com as datas de validade, desaparecimento ou a falta de mercadorias.

E caso alguma falha aconteça, existirá tempo suficiente para resolver o problema!

Na Viena Log, o gerenciamento funciona de verdade. Em minutos, um time especializado localiza quais são e onde estão os materiais de cada cliente.

Vale ressaltar a importância da organização diária. Além de uma equipe eficiente e produtiva, os espaços precisam estar livres para o transporte e circulação dos equipamentos.

A limpeza é outra dica para evitar acidentes e manter a qualidade do serviço em alto nível.

Atente-se ao layout do armazenamento

 

Gerir o armazenamento também é pensar em seu layout. Ou seja, na distribuição física necessária para determinados produtos.

É interessante pensar que cada cliente irá exigir um layout diferente, sendo função do armazenamento organizar esse espaço para que não haja desperdício ou desorganização.

Portanto, é necessário um profissional especializado na função que irá levar em conta aspectos como: tamanho das mercadorias, manutenção e características dos produtos.

Não tenha medo da tecnologia

Desde o momento em que a mercadoria entra no armazém até sua saída, são necessários alguns procedimentos importantes.

Uma maneira de facilitar o fluxo intenso é automatizando os processos. Sendo assim, o investimento em equipamentos como empilhadeiras e um sistema operacional digitalizado é capaz de simplificar os processos referentes ao armazenamento.

Lembre-se que o espaço do armazém é ouro. Otimizar o local, evitar transtornos e economizar tempo são estratégias preciosas.

Gostou das dicas sobre armazenamento? Que tal ler mais sobre outra especialidade da Viena Log? Venha descobrir o mundo da Logística Promocional.