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 Manuseio de kits promocionais: entenda como funciona! 

Quem trabalha com marketing pode afirmar com toda certeza a importância do visual para uma campanha de sucesso. Em ações no ponto de venda, especificamente, o destaque para o apelo das peças de merchandising é notável. E por trás disso, é claro, uma grande estratégia é empregada para garantir a efetividade da ação de divulgação. Mas como isso é feito? O que garante uma ação de sucesso? 

Colocar uma campanha em execução requer várias etapas que se sucedem e complementam antes do contato do consumidor com o produto, desde o planejamento, a montagem e manuseio dos kits promocionais, até o fim na logística reversa e na mensuração dos resultados. A verdade é que muita coisa acontece nos bastidores. E é de uma parte central dessa estratégia que vamos falar agora. 

Continue lendo este artigo para descobrir tudo que há por trás da montagem e manuseio de kits promocionais. Aprenda sobre a importância do visual em uma campanha, como fazer um bom manuseio de kits promocionais e descubra as soluções da Viena Log para garantir o sucesso dessa etapa nas suas ações de merchandising! 

Como é criada uma campanha de marketing de sucesso 

Uma campanha de marketing de sucesso precisa passar por diversos pontos importantes. Estes incluem o que a empresa vai produzir, quanto vai cobrar, como vai entregar o seu produtos ou serviços aos clientes sobre seus produtos e serviços. 

Tradicionalmente, esses critérios são conhecidas como os 4 Ps do marketing – Produto, Preço, Praça e Promoção. Estes primeiros 4 Ps são conhecidos como o princípio do marketing. À medida que o marketing foi se tornando mais moderno e digital, novos Ps foram adicionado à conta, como Pessoas, Processos e Percepção (este último, do inglês physical evidence). 

Pensando na relação entre o marketing e a logística, que é o assunto principal deste artigo, podemos citar alguns desses Ps como o centro de uma campanha de merchandising de sucesso. 

A praça, traduzido como os canais ou local onde o produto é disposto, é extremamente importante para determinar como o consumidor é afetado pela ação. O lugar onde os clientes têm contato e compram um produto e os meios de distribuir seu produto naquele local deve ser apropriado e conveniente para o cliente. 

O produto deve estar disponível no lugar certo, na hora certa, na disposição e quantidade corretas. E a mesma lógica deve ser seguida para as campanhas que são veiculadas nesse local. 

Quem trabalha com trade marketing sabe exatamente do que estamos falando nesse momento. Onde serão veiculadas as campanhas? Como será o contato do futuro cliente com o ponto de venda? É disso que falamos quando citamos a importância da praça. 

A promoção também é muito facilmente associada ao sucesso, já que é uma parte tangível e que usa das vantagens do visual merchandising para ser percebida. 

O tipo de promoção que é melhor para sua empresa pode depender do produto, da temporada e de quaisquer motivos internos de promoção. Seja uma ação interativa, como uma ativação publicitária, um pacote com valor agregado ou um display promocional, lidando com os prós e contras de cada um ao escolher a melhor opção promocional para o seu produto. 

Um exemplo: na indústria de vinhos e bebidas, vemos muitas promoções de embalagens de valor agregado, especialmente no final de ano. Oferecer um copo grátis na ação do ponto de venda pode melhorar a decisão de compra dos compradores, obtendo um retorno maior para seus investimentos. 

Por fim, um dos Ps que também devemos ressaltar na relação entre marketing e logística é o novo Ps dos processos. Precisamos entender o marketing como uma estratégia totalmente pensada, executada e voltada para as pessoas. 

É o componente humano que deve ser centralizado nas ações e quando pensamos em uma campanha em um ponto de venda isso é realmente fundamental. Como podemos envolver as pessoas certas no processo de execução da campanha? Como podemos entender as necessidades dos clientes e entregar valor no merchandising que a empresa executa? Mais ainda, como chamar atenção corretamente e despertar o interesse do consumidor apenas captando seu olhar e suas percepções? 

É aqui que entra o visual merchandising. Esse termo é fundamental para entendermos e justificarmos o sucesso de ações em pontos de venda. É por causa do visual merchandising que o público é atraído ou não por uma campanha. Consequentemente, é daí que surge o sucesso ou insucesso de vendas e de uma empresa como um todo. 

Visual merchandising: por que isso é importante? 

Muito do que envolve uma campanha de marketing efetiva tem a ver com o visual. Em uma loja física, em um espaço público ou na internet, o apelo que a imagem da campanha tem é indiscutível. Ações de merchandising bem feitas precisam chamar a atenção, destacar os pontos positivos do que está sendo vendido e despertar o interesse do consumidor em conhecer e comprar aquele produto. 

Se você planeja uma campanha a ser disposta em um espaço de varejo ou possui um produto que ocupa um espaço de exibição em um local físico, saiba que o alcance de suas marcas ultrapassa a mídia impressa, online ou social. Pense em sua última experiência de compra em lugares como grandes redes de varejo, como Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart ou shoppings de maior estrutura. O que esses varejistas permitem é que as marcas criem uma experiência atraente e que as empresas ofereçam valor em exibições atraentes que atraem de verdade a atenção do consumidor. 

Às táticas que são empregadas nesse processo nós chamamos de visual merchandising. 

Os fatores de sucesso de uma ação de visual merchandising são vários. A aparência da loja, sinalização, iluminação, uniformes, menus, material de ponto de venda, cores, formas, texturas, embalagens, ingressos, apresentação e o fator “uau” que cada um desses elementos reúne em um ponto de venda. 

Quando esses elementos se unem para exibir uma marca, ela enriquece a experiência do cliente, levando a uma experiência de compra positiva e ao aumento das vendas. 

Importante: o que garante o melhor visual merchandising? 

Agora que sabemos do que se trata, podemos destacar claramente cinco fatores que garantem o visual merchandising efetivo de verdade. São eles: 

Local da promoção: resgate aqui o que você se lembra sobre o P de Praça.Qual é o local que melhor mostraria seu produto e, mais ainda, sua marca? Quais são as lojas corretas e o lugar dentro da estrutura delas? Vitrines atendem a essa demanda ou seria melhor um novo formato dentro das lojas para evidenciar o que você precisa vender? 

Tipo de display: Seu display ou ação de ativação deve ser marcante e constar os produtos, informações sobre eles e eventuais amostras claramente visíveis. Aproveite o contato visual inicial que sua base de consumidores terá com um produto, usando cores, texturas e padrões para atrair os compradores e incentivar uma investigação mais aprofundada do seu produto. Considere também adicionar elementos interativos que envolvem e estimulam a percepção. Cada item de PDV disponível representa alternativas econômicas que chamam a atenção do consumidor e podem, potencialmente, fazer uma venda. 

Embalagens e materiais de armazenamento: como seu consumidor enxerga seu produto e como ele é tocado e levado para casa? A embalagem é importante para a decisão de compra em geral e na campanha de marketing ela também tem seu papel. De nada adiantaria uma vitrine sensacional que mostre um produto pouco atraente em seu formato normal. 

Cores, formas, texturas e iluminação: esse é um ponto praticamente auto-explicativo. Um visual impecável deve contar com a iluminação que melhor valorize tudo que a sua campanha ou vitrine tem para mostrar. Nada pode ficar escuro e as luzes devem ser posicionadas a fim de mostrar tudo claramente e chamar atenção para os atributos certos. O mesmo serve para cores, texturas e formas. As peças empregadas no visual devem combinar e conversar entre si, a fim de traduzir a mensagem que sua campanha quer passar, enquanto também chamam atenção positivamente. 

Textos e planos de fundo: assim como as cores, formas e texturas, o plano de fundo da sua campanha devem estar bem alinhado com todas as peças. A decisão do background da campanha requer alguns cuidados. É necessário algum painel do fundo do espaço? O fundo natural poderá ser utilizado ou seria considerado “feio” ou com distrações visuais que tirariam o foco da campanha? Será necessário adesivos e papéis de parede para compor o fundo? O mesmo serve para o texto que vai compor o cenário. O que deve ser anunciado textualmente? Quais as fontes empregadas, suas cores e quão bem a mensagem é traduzida pelas palavras impressas pelo espaço da sua campanha?   

Na dúvida, use frases e textos bem posicionados e bem redigidos, mas sempre em lugares que não bloqueiem outras peças e atributos da campanha. Certifique-se de que eles sejam curtos e fáceis de ler. Se seus clientes são em sua maioria idosos ou o espaço é mais distante de onde passa o seu público, facilite o uso deles usando fontes maiores. 

Duração da promoção: promoções de curto e longo prazo têm seus próprios benefícios que podem estimular as vendas. Uma promoção de curto prazo cria um sentimento de urgência, enquanto as promoções de longo prazo podem se beneficiar do marketing boca-a-boca. 

Para promoções de merchandising no ponto de venda, um período de tempo curto pode fornecer o melhor retorno do investimento para o produto. Para introduzir um novo produto no mercado, uma promoção de longo prazo pode divulgar um produto e fornecer ao público informações e amostras úteis. Trabalhe não só o visual merchandising mas tenha em mente todo o processo de logística com base nessas ideias. 

Branding e marketing da empresa: ações de visual merchandising devem incluir uma forte identidade visual nas informações sobre embalagens e produtos. Tudo no contato visual da empresa no ponto de venda deve promover sua marca de maneira visualmente atraente e realçando sua identidade. Um consumidor que passa pelo ponto da ação deve ser capaz de ver um produto e identificar facilmente a marca associada a ele. 

Tudo em seu pacote ou kit promocional deve conter informações que podem ser facilmente percebidas, associadas e até mesmo compartilhadas pelos consumidores. Seja marcante a ponto de ser reconhecido, comentado e indicado para outras pessoas. O resultado: você também será mais vendido! 

Manuseio de kits promocionais dentro das etapas da logística 

Quando falamos em processos e serviços de logística, há que associe todo esse trabalho ao transporte e entrega de materiais. Na verdade, a logística promocional consegue envolver muito mais do que apenas o deslocamento e a entrega de produtos correta e dentro do prazo. 

O manuseio de kits promocionais é um bom exemplo de como a logística age em cada etapa da execução de uma campanha. Na prática, essa tarefa consiste em tudo que envolve o contato da logística com cada peça empregada na ação no ponto de venda. 

O kit promocional consiste em tudo que compõe a exposição. Em uma vitrine comum em uma loja de vestuário, o material promocional do ponto de vista da logística não é apenas os manequins, roupas e acessórios que são utilizados. É também o adesivo com o título da campanha, os móveis e peças de decoração, além de todo o material de apoio que coloca aquela cena diante do consumidor. 

Para que o visual funcione até seu contato com os olhos do consumidor, tudo o que foi citado acima passou por muitas mãos. Os materiais vêm de fornecedores diferentes, são transportados até o local de exposição e montados de acordo com um conceito. Dessa forma, veja quantas pessoas esse processo pode envolver, do início ao fim? 

O manuseio de kits promocionais, então, é como chamamos todo o contato de fornecedores e varejistas com as peças da campanha. 

Todo esse material, que envolve do plano fundo da campanha até as peças expostas cara a cara com o consumidor, do teto ao chão, será padronizado e distribuído para uma série de locais. Em cada um desses lugares, ou pontos de venda, instruções devem ser seguidas à risca para que a campanha seja executada conforme seu planejamento inicial. Toda marca que anuncia dessa forma precisa que suas ações de merchandising sejam iguais entre si, traduzindo a essência da marca e o objetivo da campanha específica de forma igual, não importa em que lugar ou momento o consumidor interage com ela. 

Para a execução correta de uma campanha, portanto, o manuseio das peças que vão compor o merchandising requer uma série de cuidados. E é exatamente por isso que uma empresa de logística como a Viena Log se compromete em pensar soluções que facilitem tudo nessa tarefa. 

Serviço da Viena Log: Montagem e manuseio de kits promocionais para merchandising 

Vamos resumir agora um pouco de como é feita uma campanha de merchandising no PDV. Em uma campanha comum no ponto de venda, o que acontece geralmente é que o varejista recebe os kits contendo todas as peças da ação que será desenvolvida. 

A partir daí, fica a missão do manuseio de kits promocionais e da montagem dessas peças. O que acontece a seguir é que diversas pessoas são envolvidas nesse processo de colocar tudo no devido lugar para o merchandising. Na maioria das vezes, o máximo que existe de suporte no PDV é um simples guia de montagem. 

Quando é chegada a hora da montagem da ação e o manuseio de kits promocionais, as peças virão normalmente de fornecedores diversos. Uma empresa será responsável pelo adesivo da vitrine, outra entregará itens de decoração, uma terceira trabalha apenas com os materiais em papelão e aí por diante. 

Nesse cenário, não é incomum que os vários fornecedores não consigam trabalhar bem em conjunto ou até se recusem a cooperar entre si. Como eles podem ser concorrentes em seus mercados, o ressentimento que é gerado nesse processo pode resultar em um display mal executado. E quem paga por essa situação é você, que perde efetividade na campanha que está veiculando no ponto de venda. 

De forma simplificada, o que a Viena Log propõe é uma centralização do processo de montagem e manuseio dos kits promocionais. Isso significa que a empresa se compromete em assumir todo o trabalho de reunir, manusear e montar todas as peças da ação desenvolvida. 

Fazemos isso para que você não precise de mais fornecedores se unindo em torno dessa tarefa. Na hora de colocar tudo em seu devido lugar, é possível que, com mais gente envolvida, os kits não sejam montados e dispostos da maneira como o departamento de marketing ou trade marketing planejaram anteriormente. 

Dessa forma, a solução da Viena Log foi pensada evitar erros ao envolver muitas pessoas diferentes no mesmo processo, além de ganhar em agilidade na montagem. 

Como garantimos a melhor montagem e manuseio de kits? 

A Viena Log dispõe de uma equipe altamente qualificada e treinada para atender todas as demandas de montagem e manuseio de kits promocionais. Os treinamentos são aplicados de maneira periódica e específica por cada uma das ações coordenadas pela gente. É assim que conseguimos assegurar a qualidade, a padronização e a efetividade das metas pré-estabelecidas com cada cliente. 

Além disso, a Viena Log é uma empresa de logística com abrangência nacional. Conseguimos executar nossos serviços por todo o território nacional, com equipe pronta para atender suas demandas em capitais e cidades do interior. 

Para entender como a Viena Log consegue cobrir todos esses cenários do processo de logística. Saiba mais entrando em contato conosco através do whatsapp ou formulário de cadastro.