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Marketing logístico, como funciona? 

À primeira vista, logística e marketing podem parecer dois conceitos totalmente distintos. Logística lida com tudo que envolve o processo de manuseio, transporte e entrega de produtos. O marketing, por outro lado, é uma combinação de atividades criativas e a análise detalhada que tem como objetivo o aumento nas vendas. No entanto, esses dois departamentos dentro de qualquer empresa têm um relacionamento quase que de dependência um do outro. Isso significa que o que acontece em um departamento afeta diretamente o outro – e é aí que encontramos o conceito de marketing logístico. 

Com essa ideia em mente, vamos explorar o mundo do marketing logístico e sua importância no desenvolvimento de ações eficientes de merchandising. Neste artigo você também vai descobrir como a Viena Log consegue garantir um marketing logístico impecável a seus clientes e pronto para resolver todas as dores do seu negócio quando o assunto é a logística das suas ações. 

Continue lendo agora para tirar todas as suas dúvidas e conhecer o trabalho da Viena Log! 

Marketing e logística: qual a relação? 

Não importa a concepção que o mercado e os profissionais têm das duas áreas, marketing e logística se destacam como duas disciplinas conectadas. Juntas, elas têm um enorme impacto sobre a capacidade de qualquer empresa atingir ou não seus objetivos comerciais. 

Um componente muito importante do marketing é quando e onde você realmente comercializa os produtos ou serviços. Seus produtos basicamente precisam sair de onde são fabricados e alcançar clientes que fazem compras. Isso também é válido para os materiais de merchandising. Quem desenvolve campanhas de comunicação e merchandising, especialmente direto dos departamentos de trade marketing, sabe bem disso. 

Boa parte das campanhas de merchandising são posicionadas em pontos de venda estratégicos e importantes para a indústria que quer vender seus produtos. Esses pontos geralmente estão distribuídos em várias localidades distintas, podendo ser presentes até mesmo em todo o território nacional. Nesse cenário, um grande esforço de logística é necessário para tirar esses planos do papel. 

Enquanto se pensa nas campanhas de marketing internamente, elas necessitam de operações estruturadas de logística para acontecerem no varejo e impactar os consumidores. 

Dessa forma, fica claro que marketing e logística são interdependentes por natureza e precisam trabalhar juntos para que o cliente seja eficientemente atendido nesse aspecto. Sem um bom trabalho de logística aplicada, qualquer estratégia de marketing pode ser desenvolvida de forma irregular ou mesmo inviabilizada. É por isso que a junção dos dois departamentos – o marketing logístico – se faz necessário. 

O que é marketing logístico e por que se preocupar com ele 

Agora que traçamos a dependência que o marketing tem de um bom processo de logística, vamos falar de um conceito importante que surgiu dessa relação. 

Diante das necessidades que os departamentos de marketing têm de aplicar processos de logística para viabilizar várias partes do trabalho, surge o termo central deste artigo: o marketing logístico. A própria expressão já indica que se trata da junção das duas áreas e competências, trabalhando em conjunto e de forma codependente. Mesmo com um nome que já indica do que o termo trata, vamos além da definição e de como ela pode fazer a diferença para o seu negócio. 

Então, na prática, o que marketing logístico significa? 

O marketing logístico envolve planejamento, entrega e controle do fluxo de bens físicos, materiais de marketing e informações do produtor para o mercado. O objetivo é atender às demandas dos clientes enquanto ainda garante, obviamente, um lucro satisfatório. 

Podemos concluir, então, que o marketing logístico é o processo que viabiliza os esforços de marketing de forma geral. É por meio dele que as ações passam do planejamento para o mundo real e concreto. É o marketing logístico que reúne as peças envolvidas em uma campanha, monta os espaços de merchandising, promove o visual merchandising e ainda acompanha o andamento de toda a ação, até depois de quando ela é desmontada no ponto de venda. 

Voltando aos conceitos básicos de marketing, para manter sua vantagem competitiva, você precisa criar uma estratégia eficaz em relação a produto, preço, praça e promoção. Essas quatro funções do marketing ajudam a organização a atingir os seus clientes-alvo e entregar os produtos ou serviços vendidos pela empresa a esses clientes. Podemos dizer, então, que o marketing logístico é o caminho para alcançar esse objetivo final. 

Vantagens competitivas da logística promocional 

Toda economia bem desenvolvida ou que esteja expandindo seus horizontes para seu desenvolvimento geral requer a integração da logística e do marketing, como deve ter ficado claro até aqui. 

A maneira mais fácil de entender a conexão entre marketing e logística é examiná-lo desta maneira: o departamento de marketing depende das informações oferecidas pela logística para desenvolver as melhores estratégias possíveis. Você precisa de logística somada ao marketing, portanto, para ser realmente bem-sucedido. Se você não considerou a logística no passado e apenas se concentra no marketing, pode estar fazendo algo extremamente errado. 

Agora vamos entrar mais a fundo nas vantagens competitivas diretas que o marketing logístico oferece para quem o aplica corretamente. 

Otimização dos canais de distribuição 

O canal de distribuição é importante tanto para o marketing quanto para a logística de forma geral. Decidido o canal, é importante ao marketing logístico a forma da empresa transportar produtos através de uma rota. Fabricantes ou prestadores de serviços podem usar transporte aéreo, linhas de caminhões, empresas de embalagem, armazenagem e muito mais opções. Mas qual será o mais eficaz para colocar em prática suas ações de marketing? 

Sempre que a empresa escolhe um canal de distribuição, o foco deve ser colocado na relação custo-benefício. No que tange ao marketing, Isso significa que o canal deve ser adequado para que as peças de marketing possam chegar ao destino da maneira certa. 

Ampliação do impacto dos esforços de marketing 

Quando aplicamos processos logísticos a qualquer estratégia, esperamos ganhar em eficiência. O marketing logístico, enquanto promove ganhos nesse sentido, também acaba permitindo uma ampliação do impacto das campanhas. 

A conta nesse caso é fácil. Uma empresa que promove campanhas em pontos de venda, ao adotar uma estratégia mais robusta de logística, consegue ser mais ágil e eficiente. O tempo, dinheiro, mão de obra e esforços empregados em processos mais estruturados, portanto, sobra. Isso permite que o anunciante realoque recursos em novos investimentos, que podem fazer, por exemplo, que a empresa consiga expandir as ações de marketing e chegar até locais que antes eram considerados inacessíveis ou de menor prioridade. 

Controle de estoque, armazenamento e manuseio de produtos 

O controle de estoque e armazenamento são dois pontos necessários aos negócios, devido ao fato de que a logística lidará com a proteção dos produtos que são atualmente enviados e destinados a vários pontos diversos para as ativações de marketing. 

Com o uso de fundamentos da logística, toda empresa tem que saber exatamente o que é o inventário e entender a cadeia de suprimentos para oferecer à empresa uma idéia sobre a rapidez com que os pedidos podem ser feitos. Os departamentos de marketing desenvolvem estratégias realistas sobre os pedidos, o que é um aspecto crítico para manter o cliente satisfeito e conquistá-lo com as melhores campanhas. 

O marketing logístico, quando empregado em ações de merchandising, cobre pontos importantes da estratégia como a garantia da excelência na montagem das campanhas no ponto de venda. 

Toda campanha de merchandising é composta por uma série de peças, itens e produtos que se encaixam em um ambiente a fim de conquistar o consumidor. O processo de manuseio dessas peças, ou os chamados kits promocionais, acaba envolvendo uma série de profissionais, incluindo fornecedores variados. Em um processo estruturado de marketing logístico, é possível que a indústria consiga centralizar o manuseio e a montagem desses kits de forma padronizada, inteligente e otimizada para economizar tempo e garantir a execução perfeita da campanha. 

Sistemas de rastreamento e segurança 

Sempre é necessário um sistema de rastreamento ao enviar produtos ou recursos de um lugar para outro. E algo assim acontece com frequência dentro da realidade dos departamentos de marketing e trade marketing. 

A tecnologia já evoluiu bastante nesse sentido, fazendo com que existam opções de rastreamento perfeito. Você sabe exatamente quais opções estão disponíveis e seu departamento de marketing sempre sabe exatamente o quanto a empresa pode oferecer. 

Encontre um sistema de segurança e rastreamento para garantir eficiência do seu marketing logístico. Não importa a empresa que você contratar ou o sistema que você escolher usar, certifique-se de ter um que funcione! 

Melhor relação entre indústria, varejista e consumidor final 

Para resultados melhores de marketing, esse provavelmente é o ponto mais importante a ser considerado. 

O marketing logístico consegue harmonizar a relação de troca e benefícios entre indústria, o varejista que hospeda as ações de marketing e o consumidor, que fica na outra ponta da equação. 

Uma campanha alocada em um ponto de venda requer organização impecável desde o início da sua concepção, quando ainda depende apenas da indústria. Quem vende os produtos deve, em seguida, garantir uma relação sistematicamente organizada e eficiente na hora de negociar e lidar com o varejista do PDV. É assim que, coordenada toda a ação por meio do marketing logístico, o consumidor final consegue ser impactado por algo que funcione de verdade e atenda perfeitamente às suas necessidades. 

É pelo marketing logístico, portanto, que fica fácil garantir a eficácia de todos os pontos do desenvolvimento de uma campanha no PDV – passando pelo planejamento, transporte de produtos, montagem da ação e até o fim, na logística reversa, de uma ação de merchandising. 

Como incorporar o marketing logístico na sua operação 

Querer implementar uma estratégia dentro da realidade da sua empresa requer um bom planejamento. 

Para colocar o marketing logístico como uma prioridade, portanto, o primeiro passo é se planejar para isso. Tudo que envolve logística deve ser tratado de forma muito cuidadosa, já que estamos falando de competências que existem justamente para colocar ordem na casa e garantir que tudo aconteça no tempo certo e com o máximo de eficácia possível. 

O profissional de marketing, especialmente de trade marketing, que quer operacionalizar suas ações do ponto de vista eficiente da logística, deve traçar antes de mais nada seus objetivos. Quais etapas das ações de merchandising podem funcionar melhor com ajuda da logística? Quais são os gargalos enfrentados pela área de marketing para colocar uma campanha em execução no ponto de venda? 

Com base nas respostas dessas perguntas, é necessário levantar as ações necessárias para impulsionar o marketing a partir da logística. Que processos devem ser melhorados e o que precisa ser implementado do zero? Coloque tudo no papel para dar o próximo passo com segurança. 

A partir daí, considere contratar uma empresa que ofereça as soluções que você precisa. 

Muitos gestores tendem a resistir à terceirização de alguns pontos, mas no caso da logística, essa opção pode ser facilmente a melhor. Ao invés de tentar levantar uma estrutura de logística específica para o marketing da sua empresa – ou adequar a estrutura atual para atender às especificidades do seu departamento – considere entregar essa função nas mãos de profissionais. 

Uma empresa que quer realizar sozinha os processos de logística pode cair na armadilha de tentar estruturar uma área do zero e encontrar inúmeros obstáculos pelo caminho. Por isso, busque terceirizar com uma empresa de logística que ofereça todos os serviços necessários para uma estratégia de marketing logístico. Empresas como a Viena Log, que centralizam diversas soluções de logística, são a solução para implementar o processo de forma completa, eficaz e extremamente ágil no seu negócio. 

Marketing logístico para todas as empresas: conheça a Viena Log 

Para incorporar as melhores ações de marketing logístico em um negócio, é necessário uma empresa completa, que consiga centralizar as soluções necessárias ao passo que trabalha de forma segura e confiável. 

Foi pensando nisso que a Viena Log se tornou a opção mais recomendada para implantar estratégias de marketing logístico em todo tipo de empresa. Para entender melhor como a Viena Log pode ajudar a impulsionar o seu marketing, conheça a empresa e suas principais soluções: 

Positivação e auditoria direto no ponto de venda 

A Viena Log, em mais de duas décadas de atuação no mercado de logística promocional, possui vasta experiência em positivação e auditoria no ponto de venda. 

Temos estrutura completa em todo Brasil, além de contar com um mailing de 1.500 profissionais locais para atender toda demanda nacional. 

A Viena Log também disponibiliza um ambiente de teste próprio para simulação do material no PDV. Tudo isso com um sistema de gestão específico que permite ao cliente acompanhar em tempo real a produtividade da campanha por meio de imagens, gráficos e relatórios. 

Montagem e manuseio de kits promocionais 

A Viena Log oferece aos seus clientes a centralização do processo de montagem dos kits promocionais. Isso significa que a empresa se compromete em reunir, manusear e montar todas as peças da ação para que você não precise de mais fornecedores se unindo em torno dessa tarefa. Dessa forma, é possível evitar erros ao envolver muitas pessoas diferentes no mesmo processo, além de ganhar em agilidade na montagem e eficiência na cubagem. 

Armazenagem ideal 

A armazenagem de materiais é um ponto crucial do sucesso de quem trabalha com logística. 

O armazém da Viena Log possui 7.500 m² de área total, verticalizado em posições porta-paletes para a armazenagem de materiais. As 11 docas disponíveis da Viena Log oferecem agilidade e organização no recebimento e expedição. 

Todo o sistema do armazém também é completamente automatizado via WMS, permitindo rastreabilidade de todos os processos validados. Tudo isso sem contar, é claro, na garantia de segurança e monitoramento 24 horas. 

Transporte na logística 

Se o transporte é um dos trabalhos mais associados à logística, nada mais natural que citá-lo também como uma das soluções da Viena Log. 

Oferecemos transportes multimodais, conforme a necessidade de cada campanha a ser desenvolvida. Elaboramos projetos com propostas de transporte específicas para clientes com a necessidade de ganhar competitividade pelo menor custo possível, ou ainda, onde os fatores principais no desenho do projeto considerem a toda a movimentação da mercadoria. 

Suporte fiscal 

Dúvidas relativas à parte fiscal não devem ser obstáculos para os profissionais de marketing que contratarem os serviços de logística promocional. Para isso, a Viena Log também tem uma solução. 

Contamos com equipe dedicada e totalmente preparada para dar total apoio e suporte em eventuais dúvidas envolvendo todo o processo fiscal atrelado à logística ou transporte. 

Os serviços acima são só alguns dos principais de uma estratégia completa de marketing logístico. De acordo com o porte da sua empresa e das suas ações de merchandising, bem como seus objetivos e as campanhas que quiser desenvolver, sua empresa poderá precisar de todas, de algumas dessas soluções ou até de outras que não constam na lista. 

Para explorar melhor as formas como a Viena Log pode impulsionar o seu marketing logístico, confira a lista completa de serviços que a empresa oferece. 

Agora que você já sabe como a Viena Log pode te ajudar, que tal marcarmos uma conversa? Entre em contato com a Viena Log e faça um orçamento com as melhores soluções de logística promocional para sua empresa.