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Ação promocional: 7 ideias para aplicar no seu ponto de venda 

O sucesso de uma ação promocional no ponto de venda depende de uma série de fatores. Desde o planejamento e os processos de logística promocional até o contato com o consumidor, quem faz trade marketing deve se preparar.  

O trabalho integrado é essencial para que tudo termine bem, com impacto positivo e maior lucratividade. Os motivos que ditam os resultados positivos ou negativos de cada campanha passam por todas as suas etapas. 

Neste artigo, vamos abordar as dicas mais práticas para colocar a ação promocional no ar: as principais ideias para aplicar direto no ponto de venda. 

O momento para impactar o consumidor é muito precioso e pode passar rápido demais para quem não desenvolveu as melhores estratégias para chamar atenção do público. 

O desafio é grande, mas maior ainda é a quantidade de possibilidades a serem exploradas. Veja agora o que compõe uma ação promocional de sucesso e dicas para realizar a sua agora mesmo! 

Componentes de uma ação promocional de sucesso 

Uma ação promocional que dá certo de verdade não é só a que vem da ideia mais criativa. Pelo contrário: são vários os componentes que resultam em uma ação no ponto de venda que engaje de verdade e traga resultados. 

Antes de mais nada, conhecer o consumidor é imprescindível. O sucesso de toda e qualquer ação voltada para o seu público deve partir do que você sabe sobre ele. Que tipo de comunicação ele entende? Como é impactado pela mídia? Que tipo de veículos ele consome ou que locais ele frequenta? Por onde passa no seu dia a dia? 

Isso tudo deve ser levado em conta além, é, claro, de considerar o apelo visual e as peças certas para chamar sua atenção de forma certeira. 

7 dicas de ação promocional para se inspirar e colocar em prática hoje mesmo 

Agora que vimos o que uma campanha de sucesso precisa ter para funcionar, o que falta é colocá-la em prática. Vamos a algumas ideias incríveis para aplicar na sua ação promocional e movimentar o ponto de venda: 

Positivação de materiais no ponto de venda 

O marketing de positivação promove interações entre consumidor e marca em pontos específicos e importantes para a empresa que realiza a ação. O ponto de venda, naturalmente, pode ser um desses locais. 

De forma geral, uma positivação é um tipo de ação promocional que não só evidencia a marca e o produto, mas entrega o valor dele diretamente ao consumidor. Nesse sentido, a ação promocional pode ser das mais variadas possível. 

Degustações, testes e todo tipo de contato direto entre o consumidor e o produto, geralmente facilitado por um promotor, podem ser exemplos de uma ação de positivação de sucesso.  

Como estratégia de marketing, a ativação é vantajosa para marcas menos conhecidas, pois consegue impressionar de forma grandiosa e causar impacto ao aparecer cara a cara com o consumidor. Além disso, é claro, empresas bem estabelecidas podem fazer campanhas e eventos de ativação em situações específicas, como o lançamento de produtos novos, comemoração de datas especiais ou a abertura de novas lojas ou expansão dos negócios para novas cidades. 

Distribuição de brindes  

Se você está casualmente passando em frente a uma loja ou fazendo compras em algum ponto de venda, concorda que é sempre bom receber algum incentivo gratuitamente, não é mesmo? 

A distribuição de brindes no ponto de venda é um dos benefícios mais fáceis de ser ver vantagem, já que conquista o coração do consumidor com algum presente. Afinal, quem não gosta de ganhar presentes? 

Brindes relacionados a uma ação de merchandising ajuda o público a reconhecer a marca e ter uma experiência positiva com ela logo de cara. Alguém que leva um presentinho para casa estará propenso a relembrar a marca quando, eventualmente, considerar comprar um produto que aquela empresa vende. 

É claro que existem alguns cuidados para quem quer distribuir brindes em uma ação promocional: antes de mais nada, fique de olho no controle de orçamento da ação. Seu teto de gastos não deve ser estourado em função de material que será distribuído gratuitamente. 

A impressão da marca no brinde também é um ponto de atenção. Sua marca deve ser visível pois, ao utilizar o presente, sua identidade deve ficar não só na mente de quem ganhou o produto mas também para pessoas podem vê-lo a qualquer momento. 

Além disso, busque distribuir brindes que tenham alguma relação com o que sua empresa oferece. Empresas de bebidas, por exemplo, podem distribuir copos, taças, abridores de garrafas e latas, coolers e muito mais. Lembre-se de brindes que também serão lembrados pelo cliente na hora de consumir o produto que você comercializa. 

Cupons e promoções exclusivas 

Como todo mundo gosta de ganhar descontos e vantagens, uma ótima ideia é impulsionar sua campanha de merchandising oferecendo cupons e promoções exclusivas ao consumidor. 

De forma semelhante à distribuição de brindes, oferecer esse tipo de benefício significa agradar instantaneamente o consumidor que passa pelo ponto de venda. A vantagem é clara e o futuro cliente pode se sentir muito mais inclinado a aproveitar logo dela. 

Uma vantagens que cupons de desconto e promoções têm sobre o brinde é que eles inspiram uma compra definitiva, ao invés do presente que age a longo prazo na conquista do cliente. Como o uso do cupom requer uma compra para ser validado, ele já resulta em uma venda de forma muito mais direta. 

Ao mesmo tempo, vale notar que cupons e promoções, por exigirem investimento por parte do consumidor, nem sempre serão utilizados como e quando você deseja. Por isso, faça com que sua ação promocional seja atrativa o bastante para motivar a compra. Isso sem falar, é claro, no valor do cupom ou na vantagem que a promoção oferece de fato.  

Sorteios e ações interativas 

Continuando o que começamos a explorar nas ações de ativação no ponto de venda, vale muito a pena investir em sorteios e ações interativas. 

O ponto de venda, geralmente, envolve uma série de pessoas, curiosas, apenas de passagem ou fazendo compras. Também vale notar que falamos de grandes quantidades de pessoas que passam por ali. 

Essa movimentação faz com que capturar a atenção seja um desafio para quem realiza a ação promocional. É importante, então, que as campanhas consigam engajar rapidamente o seu público. E uma ótima forma de fazer isso é promovendo sorteios e demais ações interativas. 

Ao invés de apenas apelar para o visual, as equipes de trade marketing e promotores de vendas podem envolver pessoalmente um número de consumidores em torno de ações como sorteios ao vivo, roletas de prêmios, concursos culturais instantâneos e muito mais. 

Essa é uma forma não só de engajar alguns consumidores, mas também de fazer com que o restante do público pare para prestar atenção no que está acontecendo. Além disso, sorteios e outros tipos de ações também remetem às ideias que já citamos, com o objetivo de premiar o consumidor ao mesmo tempo que estimula compras.  

Ações de ativação dentro da loja 

Um complemento para a primeira dica que demos sobre positivações são as ações de ativação que podem acontecem dentro da loja. 

Muitas vezes, o shopper que vai até o ponto de venda pode entrar com um objetivo bem definido ou mesmo sem nenhum foco, apenas para olhar. Nos dois casos, uma ação de ativação dentro da loja pode fazer a diferença para levá-lo a comprar algo que não previa. 

A experiência dentro da loja, sendo uma promoção relâmpago, uma degustação para clientes ou qualquer outra ação do gênero, surpreende e conquista atenção de quem já deu o primeiro passo para se tornar um cliente: o de entrar na loja.  

Dessa forma, uma ação promocional com ativação em loja deve beneficiar o consumidor deixando claro sua importância, já que ele está próximo do produto dentro do ponto de venda. 

Mascotes e personagens para promoção 

Uma ideia menos explorada mas que pode dar muito certo em uma ação promocional é o uso de mascotes e personagens. 

Seja para divulgar a campanha ou interagir com o público, mascotes chamam atenção e despertam curiosidade de quem passa pelo ponto de venda. Mascotes são contratados para aumentar ainda mais a interação entre o consumidor e os produtos. Eles podem ser personagens famosos ou representar a própria empresa que realiza a ação promocional, mas devem sempre estar alinhados com o objetivo da campanha e o tipo de público. 

O público infantil, é claro, é o mais indicado para ser impactado por mascotes, mas nada impede que adultos também interajam com esses personagens. O importante é que eles possam transmitir a mensagem certa e combinar com o que sua ação propõe. 

Por isso, vale considerar contratar um mascote para animar, chamar mais atenção e interagir diretamente com crianças e adultos que passam pelo ponto de venda. Eles podem, inclusive, ser os agentes que colocam em prática todas as dicas anteriores!