(11) 2076 9800 [email protected]

Descaracterização de material promocional no PDV: como executar?

A indústria que oferece produtos ao varejo costuma criar uma relação importante com o lojista. Ao dispor dos seus itens à venda em uma loja ou rede de lojas, é natural que em determinados momentos ocorram diversas ações para promover esses produtos. E essas ações de marketing no ponto de venda são complexas e precisam de um processo bem estruturado para funcionar corretamente. 

Todo o processo de logística promocional, ou seja, da logística envolvida para colocar uma campanha no ar, é composto por uma série de etapas. Para que a ação de merchandising seja efetivada no ponto de venda, boa parte dessas etapas é referente ao transporte, manuseio e montagem dos materiais da campanha. Além disso e posteriormente, também é importante tratarmos da descaracterização dos materiais de merchandising no ponto de venda. 

Para entendermos melhor a importância da descaracterização de materiais para o processo de logística, bem como para o sucesso das ações de marketing, continue lendo este artigo. Vamos explorar esse assunto tratando do processo de gestão dos materiais. Aproveite para conhecer também a solução ideal para suas campanhas que a Viena Log oferece. 

Merchandising no ponto de venda e a relação com o varejista 

Como falamos no início do texto, é muito comum que o varejista que vende produtos de determinadas indústrias também receba ações de marketing direcionadas ao PDV. Ações como lançamentos de produtos, degustações, demonstrações e workshops são comuns no ramo e trazem ótimos resultados de marketing. 

Quem usa o espaço para esse tipo de estratégia, portanto, precisa entender profundamente como funciona o processo de viabilização de campanhas veiculadas no ponto de venda. E ele é bastante complexo. 

Para entendermos melhor a relação entre as ações de merchandising e o relacionamento com o lojista e seu ponto de venda, vamos até onde tudo isso começa: na negociação. 

O merchandising executado em pontos de venda geralmente acontece no espaço de grandes varejistas. Redes importantes do varejo recebem a todo momento ações de marketing promocional e de ativação. Por isso, nada mais natural que existam uma série de regras, processos e práticas a se seguir. 

Tudo isso deve começar a ser pensado desde o processo de negociação entre indústria e varejo. 

Negociações complexas: onde começa o planejamento de merchandising 

O que possibilita a venda de produtos no varejo e as consequentes ações de marketing nesses pontos de venda começa nas chamadas negociações complexas. Esse processo é chamado assim porque geralmente envolve grandes empresas, tanto do lado das indústrias quanto das varejistas que vão receber as campanhas e os produtos que serão vendidos. 

Quando falamos em negociações de vendas, o que vem à mente é o vendedor querendo fechar o melhor negócio e o cliente querendo barganhar em preços e condições. Mas quando o assunto é a relação entre indústria e grandes varejistas, a questão é bem mais complicada. 

Essas negociações envolvem muito mais do que preços competitivos e condições de pagamento favoráveis. O contrato entre indústria e varejista precisa abordar pontos muito mais específicos. Isso acontece, antes de mais nada, pois estamos falando de empresas muito grandes, com uma série de especificidades, normas e processos internos que só podem ser mudados ou adaptados para cada negociante se valerem muito a pena. 

Para fechar um contrato correto, que funcione para os dois lados e cubra todos os cenários não só no que se refere à venda e reposição de produtos, mas já pensando nas ações previstas de marketing, a negociação também passa por critérios como: 

  • Políticas e práticas de preço: o preço como um grande fator relevante nas negociações, já incluindo as normas e práticas de descontos que podem ser praticadas; 
  • Prazo de pagamentos: que muitas vezes é mais importante para os distribuidores, que trabalham com suas próprias regras e restrições quanto a datas e condições de pagamento; 
  • Propaganda cooperada: podendo ser necessário contribuir com determinado valor junto ao varejista para ações de comunicação cooperada, como catálogos, anúncios, aparições em fachadas, entre outros; 
  • Materiais de comunicação: eventuais brindes ou folheteria, que possam ser disponibilizados aos varejistas para futura distribuição aos clientes; 
  • Ações de merchandising: prevendo todo material de merchandising de produtos a serem posicionados no ponto de venda, além de estabelecer as normas e práticas para executar ações corretamente no ponto de venda, bem como o cronograma de entrada e saída das ações e promotores envolvidos no trabalho no chão de loja; 
  • Devolução da mercadoria: caso o produto encalhe na loja ou as ações de venda se mostrem ineficazes. 

Passando por tudo isso, é apenas natural que o contrato final disponha de uma série de normas a seguir. Para garantir um bom relacionamento com parceiros tão importantes quanto os grandes varejistas, os departamentos de marketing e trade marketing precisam conhecer a fundo e negociar muito bem todos esses termos. 

Além, é claro, de esclarecimento: tudo deve ser cumprido rigorosamente na hora de veicular campanhas diretamente no ponto de venda. Depois de uma negociação complexa que resulta em uma grande parceria com o varejista, o marketing não pode pôr tudo a perder cometendo erros simples, como na gestão do material de campanha. 

Gestão de material de merchandising no ponto de venda: como funciona? 

Uma indústria que vende produtos para determinada loja revender ao consumidor final, certamente promove alguns tipos de ações no ponto de venda desse lojista. Mas como essa ação se dá, de fato? 

Quem fica responsável por tudo que envolve essas campanhas normalmente é o departamento de marketing ou, mais especificamente em algumas empresas, de trade marketing. Nas indústrias, é essa área a responsável por toda a gestão de campanhas e merchandising, desde as etapas de planejamento até a execução das ações e mensuração dos resultados. 

No meio de tudo isso, existe uma grande parte operacional que deve ser levada em conta. Mesmo que o marketing ou o setor de trade acompanhe tudo de perto como parte de suas funções, outros funcionários, muitas vezes terceirizados, entram em ação. 

Dessa forma, o que geralmente acontece é que a indústria leva sua equipe de promotores para dentro da loja, seja ela um supermercado, hipermercado, home center ou outro tipo de comércio. Assim, os responsáveis pelo merchandising fazem o evento do dia acontecer, seja no formato de degustação, demonstração ou qualquer outro tipo de ativação de marketing. 

Acontece que, ao finalizar esse evento, considerando o que foi discutido em contrato com o varejista, é necessária a retirada do material do ponto de venda. Isso é necessário para que uma nova ação de outra marca aconteça ou então, se não houver nada programado, que o ponto de venda fique limpo e organizado. 

Ao fim desse processo, então, o que deve acontecer é a descaracterização de material promocional. A descaracterização é a prática de desmontar e se desfazer dos itens utilizados para a ativação de merchandising. 

Após o término da campanha, uma equipe especializada deve ir até o ponto de venda para desmontar estruturas, descartar o que for necessário e deixar o local pronto para a próxima ativação. E claro, essa atividade encaixa perfeitamente dentro de uma boa estrutura de logística – mais precisamente, a logística reversa. 

Colocadas todas essas informações, vale ressaltar também a importância de entregar esse serviço de forma sistematizada a uma empresa terceirizada responsável. Na rotina do departamento de marketing e trade marketing, é importante ter a quem terceirizar esse tipo de tarefa operacional, pois é uma tarefa minuciosa e que pode causar atritos pesados nas relações entre a indústria e o varejo. 

A descaracterização de material promocional leva tempo, requer uma série de cuidados e não precisa ficar na mão dos times da própria indústria. Terceirizar essa tarefa ainda é uma chance de colocá-la nas mãos de quem tem expertise não só na própria tarefa, mas que também consiga compreender e executar o processo de logística de forma completa, segura e responsável. 

Por que se preocupar com a descaracterização de materiais 

Até aqui você já deve ter compreendido a função da descaracterização de materiais dentro da realidade dos departamentos de marketing e suas campanhas. Agora sabemos também o que é a descaracterização de material promocional e que ela faz parte da estratégia de logística. Mas por que você precisa se preocupar tanto com esse assunto? Veja os principais motivos: 

Para manter prazos e agendas 

Como falamos acima, a relação entre indústria e varejo é muito próxima e não deve ser colocada em risco de forma alguma. No momento do contrato que prevê ações de merchandising no ponto de vendas, prazos e agendas provavelmente serão combinados. 

Na hora de executar os planos, faça tudo que for necessário para cumprir as regras. Um ponto de venda, especialmente em grandes varejistas, é bastante disputado e certamente será palco de muitas ações de merchandising. Dessa forma, seus materiais não podem ficar no caminho de quem anunciará em seguida. 

Além disso, pode acontecer dos responsáveis pelas campanhas deixarem-nas rodando após o prazo, mesmo sem intervenção do varejista. O prejuízo disso envolve ter produtos e peças datadas e fora de época ainda à disposição do público, o que complica ainda mais no caso de promoções fora de validade. Pior ainda, quando percebida essa situação por parte do varejista, a falta de gestão correta dos materiais pode ser encarada como desleixo do anunciante ou pior – puro oportunismo da marca para ganhar mais tempo veiculando. 

Para descartar corretamente o material 

O descarte de materiais e resíduos não-reutilizáveis ou destinados a reciclagem é peça importante do processo de logística. 

As empresas têm responsabilidade sobre o material descartável e não pode dispor dele em qualquer lugar. Existem locais e práticas apropriadas para se desfazer ou encaminhar o que foi utilizado nas campanhas de marketing. Quem não cumpre essas regras, que começam a valer na descaracterização de material promocional, pode enfrentar problemas diversos. 

Material descartado incorretamente pode impactar negativamente a imagem da empresa. Além da relação com o varejista, o próprio consumidor não deve ter contato com materiais descartados em local impróprio. Com a marca da empresa e seus produtos estampada, esse material promocional jogado em lugares incorretos dá a impressão de irresponsabilidade por parte da empresa que desenvolveu a campanha. 

Além disso, a responsabilidade ambiental também precisa ser considerada, não só pelo impacto negativo no meio ambiente e na sociedade, mas também por ser passível de sanções legais contra a empresa que realiza o descarte incorreto de materiais. 

Para manter o bom relacionamento com o varejista 

Também já comentamos anteriormente sobre a dificuldade de se fechar negócio com grandes empresas. A importância desse tipo de contrato é indiscutível para a indústria e nada pode colocar essa relação a perder. 

Por isso, foque sempre em manter o bom relacionamento com o varejista. A descaracterização de material promocional é parte da equação que garante uma relação saudável e tranquila entre indústria e varejo. 

A propósito, o bom relacionamento deve ser prezado em todas as etapas do processo de logística promocional, não apenas no momento da descaracterização de material promocional. Tudo que envolva prazos e demais pontos que possam afetar a rotina do varejista deve ser levado em conta do ponto de vista da logística. Cronogramas devem ser respeitados, assim como as normas específicas de cada loja. Lembre-se o tempo todo da importância de ter o varejista como um verdadeiro parceiro para garantir o sucesso das suas ações de marketing. 

Para cuidar de informações confidenciais e estratégicas 

Além de evitar que a marca da empresa se suje por meio da descaracterização incorreta de materiais, mais impacto negativo pode surgir dessa prática. 

Dados sobre a empresa ou sobre suas estratégias de marketing podem acabar vazando simplesmente por constarem em materiais de campanha promocional. 

Uma equipe de promotores que não for bem capacitada e treinada pode cometer erros, onde materiais, informações ou números confidenciais da sua empresa acabem descartados incorretamente por aí. Por isso, é fundamental confiar em profissionais que garantam a segurança de tudo que for atrelado a dados da empresa nas campanhas de merchandising. Contrate fornecedores que tragam expertise e também inspirem confiança durante o processo de descaracterização. 

Já imaginou um relatório de resultados da sua campanha descartado em uma lixeira bem ao lado de uma ação promocional da concorrência? 

Descaracterização de material promocional no PDV: conheça a solução da Viena Log 

Depois de passarmos por todos os pontos importantes sobre a descaracterização de material promocional, vamos a soluções completas para cumprir essa tarefa. 

A Viena Log trabalha com processos de logística promocional que cobrem todas as etapas de uma ação de marketing no ponto de vendas. 

Pensando especificamente na descaracterização de material promocional, oferecemos uma equipe amplamente treinada para desempenhar a função corretamente. Nossos promotores garantem o desmonte e descarte correto de todos os seus materiais, de forma coordenada e sem colocar em risco sua imagem e relacionamento com o varejista ou os consumidores. 

Além disso, a Viena Log é uma empresa de logística com abrangência em todo o território nacional. Com uma grande equipe pronta para te atender, conseguimos executar nossos serviços por todo o país, com uma equipe pronta para cumprir com suas demandas em todas as capitais e cidades do interior do Brasil. Mesmo não estando próximos à nossa sede, não se preocupe – nosso time de promotores irá até os pontos de venda necessários para atender suas necessidades de logística promocional. 

Durante todo o processo de descaracterização de material, garantimos também todo o conhecimento necessário para ação, além de laudo técnico emitido pelos profissionais, para garantir a conformidade com todas as normas necessárias de manuseio e logística reversa do material promocional. 

Complemento para a descaracterização de material promocional: a logística reversa 

Não dá para falar sobre a descaracterização de material promocional sem citá-la dentro de um esquema maior de logística. A descaracterização deve ser incluída sempre que possível dentro de uma estratégia completa de logística reversa. 

A logística reversa é o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e demais informações que vão do ponto de consumo até o ponto de origem. Tudo isso para garantir o descarte, disposição ou encaminhamento para reciclagem de materiais usados durante o processo de logística. 

Normalmente, a logística lida com todos os processos que levam o produto ao cliente ou ao ponto de venda. No caso da logística reversa, o recurso faz o caminho contrário ao dar passos para trás na cadeia de suprimentos. Em um exemplo simples, as mercadorias passam do ponto de venda para retornar ao distribuidor ou para o fabricante. 

Conheça os serviços logísticos da Viena Log – como podemos transformar sua logística

A Viena Log é uma empresa que já acumula mais de 20 anos de experiência no mercado de logística no Brasil. 

Nossa sede está situada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, em uma localização privilegiada, ligada às principais vias do país. E isso é só o começo do que faz a Viena Log oferecer serviços de excelência em logística promocional. 

Oferecemos serviços completos para cada etapa do seu marketing logístico, desde o primeiro momento em que a sua campanha começa a sair do papel até depois de tudo terminado no ponto de venda escolhido. 

Em nossos serviços, cobrimos o transporte, montagem e o manuseio de kits promocionais até todo o processo final de logística reversa e descarte dos materiais empregados na campanha. Tudo isso com sistemas avançados de acompanhamento e segurança durante todo o processo, além de suporte e acompanhamento profissional em cada etapa. 

Visite também o site da Viena Log para entender melhor a lista completa de soluções logísticas que oferecemos! Conheça nossos serviços disponíveis e os diferenciais que irão garantir o sucesso do seu marketing logístico do início ao fim. Quem quer garantir maior tranquilidade no processo de descaracterização do seu material de marketing e o descarte correto de todas as peças aposta na Viena Log. 

Solicite um orçamento e veja como podemos te ajudar a obter o melhor das suas campanhas de marketing!