(11) 2076 9800 [email protected]

Como o marketing promocional pode aumentar as suas vendas? 

O momento de conexão entre produto e consumidor é único. É uma grande oportunidade que toda marca tem de chamar atenção do jeito certo, de engajar seu público e, como grande objetivo, de despertar seu interesse a fim de conquistar uma compra. E a estratégia que mais facilmente leva a esse objetivo final é o marketing promocional. 

Falar de marketing, em especial do marketing promocional, é falar da troca significativa de valores entre marca e cliente, com ações criativas mas, principalmente, eficazes. Essas ações, quando bem planejadas e executadas, têm tudo para impulsionar as vendas de qualquer empresa.  

Mas como fazer isso? Como acontece, de fato, a “mágica” do marketing promocional? É disso que o nosso post de hoje vai falar agora! Continue lendo para aprender mais sobre o potencial que essa estratégia tem para aumentar as vendas e conquistar o coração do consumidor. 

O que é o marketing promocional? 

O marketing é um campo do conhecimento e dos negócios extremamente amplo. Dentro desse conceito, que abrange todas as estratégias de comunicação em prol da divulgação de marcas e produtos, existem inúmeras possibilidades e formas de trabalhar. Uma delas, claro, é o marketing promocional.  

O marketing promocional é um conjunto de atividades com foco em disseminar o conhecimento sobre uma determinada marca, produto ou serviço com foco, principalmente, no ponto de venda. A atração para o que é divulgado é feita para o maior número possível de pessoas dentro do público-alvo da promoção, com o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca e as vendas. 

Na prática, as ações de marketing promocional podem variar desde simples promoções de produtos a grandes displays e atividades no ponto de venda. O importante é levar mais pessoas a conhecerem e comprarem os produtos anunciados, promovendo experiências únicas e memoráveis com a marca em questão.  

Importância do marketing promocional para empresas 

O marketing promocional leva materiais e experiências até o consumidor. É por meio dele que o público, ao passar por um supermercado, home-center ou qualquer outro tipo de loja, tem sua atenção fisgada por peças, placas, displays, ações ao vivo realizadas por promotores ou qualquer outro tipo de chamada.  

A importância do marketing promocional, ao se conectar com o consumidor, é indiscutível. De acordo com pesquisas da Nielsen Media Research, 70% das decisões de compra são tomadas diretamente no PDV. Por isso, é claro, seu marketing promocional precisa estar bem alinhado com o local onde o seu cliente estará. 

Também é fundamental descobrir os objetivos práticos do marketing promocional para entender o impacto positivo que suas ações podem trazer. Existem vários objetivos a ser considerados e priorizados, como a seguir: 

  1. Promoção e divulgação de novos produtos ou serviços: Marketing promocional é uma chance de introduzir novos produtos e serviços no mercado, em concorrência com os já existentes – uma chance de encontrar um lugar no seu nicho de atuação. 
  1. Desenvolvimento de imagem de marca: A imagem de marca é quando as pessoas associam uma marca a um produto específico. Por exemplo, quando você pensa na pasta de dentes recomendada por 9 entre 10 dentistas, de qual marca estamos falando? E no refrigerante de cola que oferece a melhor experiência? E no fast food vermelho e amarelo para quem “ama muito tudo isso?”. Ser uma marca reconhecida nesse nível de associação requer muitos esforços, e o marketing promocional vai ajudar nisso. 
  1. Informando os clientes: Uma ação de marketing promocional também é vital para informar as pessoas sobre novidades, alterações nos produtos, nas embalagens ou nas políticas da marca. Também ajuda a descrever os recursos e detalhes dos produtos. 
  1. Mostrando superioridade em relação aos concorrentes: Todo mundo usa marketing de promoção nos dias de hoje, por isso, para ser competitivo no mercado, cada marca tem que trabalhar sua estratégia promocional no longo prazo. Apareça para o cliente e deixe muito claro a que sua marca ou produto vieram! 
  1. Transformando potenciais compradores em clientes reais: Se as diferentes ações de marketing promocional, como ações de trade marketing, publicidade on ou offline aliada ao ponto de venda e outros são usados ​​adequadamente, estimulam a demanda pelo produto. Quem não é visto não é lembrado, e o pior: não é consumido. 

Como fazer o marketing promocional na prática 

Já passamos por alguns pontos do marketing promocional em sua essência e objetivos. Resta, portanto, colocar o trabalho em prática. Os passos a seguir são, de forma simplificada, o caminho mais curto até o sucesso do marketing promocional focado em aumento de vendas. Vamos conhecer? 

Entenda seu público a fundo 

O ponto de partida de toda estratégia bem sucedida de marketing promocional é conhecer seu público-alvo. O profissional de marketing e de trade marketing, especialmente quando falamos de indústrias, precisa não só ter um ótimo conhecimento e relacionamento com o distribuidor, mas também com o consumidor final. Estratégias são eficazes apenas quando são bem direcionadas a quem elas pretendem vender. 

Determine os objetivos 

Pense nos resultados que você deseja alcançar com suas ações de marketing promocional. Defina metas realistas, sem tentar satisfazer a lista completa de suas metas de negócios de uma só vez. Se o foco é o aumento no número de vendas, crie estratégias que vão ofertar seu produto em grande escala para que ele saia de forma massiva das prateleiras – o que, para as indústrias, é um indicador promissor de eficácia. 

Desenvolva um mix de promoção adequado 

O mix promocional é a descrição completa do seu P de promoção dentro do composto mercadológico dos 5 Ps do marketing moderno. Esse mix é composto por todo o conceito, as peças aplicadas e as ações desenvolvidas na sua ação de marketing promocional. É o plano de tudo que foi pensado, do que será ofertado e de como o trabalho vai acontecer, sempre com foco no seu consumidor. 

Defina seu orçamento 

Defina suas expectativas para o orçamento de marketing de promoção de acordo com seus recursos e descubra o custo de cada canal que você usará durante a promoção. O orçamento deve ser bastante completo e nele deve constar desde os gastos com peças promocionais até os esforços com a descaracterização do material ao término das ações. 

Planeje uma boa logística 

A logística é uma grande aliada das grandes ações de marketing promocional. Para colocar em prática as campanhas que vão direto ao seu consumidor, um esforço de logística impecável é imprescindível para que tudo seja transportado, montado e executado da melhor forma possível.  

Não importa o tamanho da sua ação promocional, ela sempre vai precisar de alguns serviços logísticos – e é daí que surge o importante conceito de marketing logístico. Conhecer esse termo e garantir um bom plano de logística com certeza vai ajudar nas estratégias para aumentar suas vendas. 

Monitore os resultados 

Por fim, acompanhar e mensurar os resultados é crucial para o andamento das suas estratégias. Departamentos de marketing e especialmente de trade devem prestar contas sobre os resultados que suas ações geraram, portanto, é imprescindível ter controle sobre o que deu certo e o que não deu no seu marketing promocional. Use todas as ferramentas e dados disponíveis para entender se sua promoção é realmente um sucesso. 

Como o marketing promocional vai aumentar suas vendas: dicas e ações 

Para finalizar, vamos a algumas dicas e ações importantes para quem quer impulsionar as vendas por meio do marketing promocional. A variedade de ações e estratégias empregadas na divulgação de produtos no ponto de venda é muito grande, mas vamos às principais ideias para executar uma ação poderosa de verdade: 

Foco na interação 

Executar ações de marketing no ponto de venda oferece a chance única da interação entre consumidor, produto e marca. Ao pensar em campanhas de marketing nesse formato, tente priorizar peças e ações que criem essa conexão interativa entre as partes envolvidas. A forma de executar essa interação pode variar imensamente: uma degustação, a demonstração de um produto ou até mesmo jogos e atividades no PDV. Estes são exemplos de como isso pode acontecer. 

Brindes e ofertas sempre chamam atenção 

Quem não gosta de ganhar um presentinho? No marketing promocional, brindes podem ser a porta de entrada para chamar atenção de quem ainda não está decidido ou no momento pronto para comprar.  

Um brinde relacionado a seu produto pode ser a peça que faltava para que o consumidor dê mais atenção e passe a considerar comprar o que você oferece. 

O mesmo serve para ofertas e promoções. Um desconto especial para quem é impactado por uma  campanha de marketing pode fazer a diferença para mostrar ao cliente sua importância e dar benefícios exclusivos a ele. Com esse tipo de agrado, a experiência com a campanha passa a ser melhor e a venda, facilitada. 

Trabalhe bem o trade marketing 

O trade marketing tem foco em realizar ações de marketing ao mesmo tempo que estreita as relações entre o fornecedor e o lojista que distribui seus produtos ao público. Essa estratégia é importante para que a indústria garanta suas vendas ao mesmo tempo que o varejista divulga o produto para o consumidor final. Como os dois lados devem sair ganhando, não deixe de lado o trade marketing como forma definitiva de vender mais para o varejo, conquistando uma cadeia de clientes fiéis.