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Merchandising no ponto de venda: porque investir nesta ideia 

A jornada do consumidor até uma compra pode ser bastante longa. Cada pessoa utiliza diferentes canais para se informar, comparar preços, ler avaliações e se relacionar com as marcas. Porém, quando falamos de lojas físicas, o momento decisivo mesmo acontece no último ponto da jornada: o ponto de venda. 

Por mais que os consumidores se informem antes e selecionem a melhor opção para o que precisam, é no PDV que que a maioria deles toma a decisão. Uma pesquisa da Nielsen mostrou que cerca de 70% das decisões são tomadas na frente das gôndolas. E, nesse momento, as estratégias de merchandising no ponto de venda têm um alto poder de influência. 

Então, vamos entender melhor o que é merchandising no ponto de venda e por que você deve aproveitá-lo no seu negócio? Acompanhe agora para saber: 

O que é merchandising no ponto de venda? 

Merchandising no ponto de venda é o conjunto de estratégias de marketing que visa promover a marca por meio da sua exposição no ambiente comercial, seja ele uma loja própria, multimarcas, supermercado, entre outros tipos de estabelecimentos. 

Entre elas, o visual merchandising é uma das estratégias mais conhecidas, já que, como o nome sugere, trabalha com o visual do PDV. Você pode expor os produtos de maneira mais persuasiva, criar vitrines mais atrativas e utilizar displays para destacar os itens na gôndola do supermercado, por exemplo. 

Mas o merchandising pode ir além do visual e estimular os outros sentidos do ser humano. Músicas de ambientação, por exemplo, podem acionar uma conexão afetiva com a marca ou até mesmo determinar o ritmo de compra do cliente, o que pode ser usado para gerar mais rotatividade dentro da loja. 

Outro exemplo são os aromas. Lojas de itens para casa, por exemplo, costumam usar fragrâncias que remetem ao conforto do lar, com a intenção de criar uma conexão entre os produtos e a memória afetiva dos clientes. 

Uma grande preocupação atual no merchandising no ponto de venda é proporcionar experiências únicas. Portanto, independentemente das estratégias que você adotar, o importante é que o cliente vivencie um momento marcante dentro da sua loja. 

5 benefícios do merchandising no ponto de venda 

Já percebeu como o merchandising no ponto de venda pode ajudar o seu negócio? Se você quer entender melhor a sua importância, trouxemos os principais benefícios dessa estratégia para a sua marca: 

  1. Estimular a compra no PDV

Produtos de baixo valor na fila para o caixa, kits promocionais em exposição, itens em oferta na vitrine — tudo isso são técnicas para estimular uma compra imediata, ali mesmo no PDV, sem deixar para depois. Como dissemos, o merchandising atua no momento decisivo da jornada de compra, com a intenção de estimular a tomada de decisão rápida a favor da marca. 

  1. Gerar mais envolvimento com a marca

Estratégias de merchandising no ponto de venda não visam apenas as vendas imediatas. Mesmo que o cliente não compre naquele momento, a intenção é que ele tenha uma experiência positiva. Essa percepção reforça o branding e ativa mais facilmente a lembrança da marca em futuras jornadas de compra. 

  1. Aumentar o retorno sobre investimento

Muitas ações requerem apenas mudanças na forma de exposição dos produtos, sem que você precise mexer no seu bolso. Mesmo com pouco ou até nenhum investimento, as estratégias têm alto potencial de retorno ao influenciar a decisão de compra do consumidor e o seu relacionamento com a marca. 

  1. Aumentar a visibilidade dos produtos

Um dos benefícios do merchandising no ponto de venda é aumentar a visibilidade do produto, especialmente quando ele está próximo dos concorrentes. Em supermercados e lojas multimarcas, por exemplo, a exposição dos produtos é determinante para aumentar as vendas, já que a marca precisa atrair o olhar do cliente, seja com materiais promocionais, ofertas em destaque ou um posicionamento estratégico na gôndola. 

Então, gostou de saber mais sobre o merchandising no ponto de venda? Adotar essas estratégias pode significar uma transformação na forma como a sua marca se relaciona com o público. Afinal, em uma época de relações virtuais, proporcionar experiências únicas no ponto de venda é um grande diferencial.