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Trade marketing: como conquistar o consumidor?

O objetivo do trade marketing é conquistar o consumidor no ponto de venda. Ou seja, o foco é encurtar o caminho e chegar nos clientes antes da concorrência.

Trata-se de uma estratégia muito usada no marketing físico. Contudo, para que funcione, não basta que a marca esteja no trajeto dos clientes, mas é fundamental que ela demonstre seu valor.

Para isso, dentro do trade marketing foram criadas ferramentas capazes de prender a atenção dos consumidores. Leia este artigo da Viena Log até o final e descubra algumas delas.

De onde surgiu, para que serve o trade marketing e como conquistar o consumidor?

O marketing existe justamente para investigar, criar e entregar valor para determinado público-alvo. Entretanto, para alcançar este objetivo existem diversas técnicas, específicas para cada situação.

O trade marketing inclui uma série de ações que envolvem a relação entre os fornecedores e os distribuidores.

Trata-se de utilizar todos os recursos disponíveis para, no final, conquistar o consumidor. E, consequentemente, fazer com que ele efetue a compra.

Além disso, o trade marketing é capaz de dar visibilidade para a marca. Pois além do lucro, as ações nos pontos de venda (PDVs) podem atrair novos e fidelizar antigos clientes.

Seja por meio de uma experiência agradável de compra ou pela obtenção de algum benefício, os pontos de venda são locais estratégicos para o relacionamento com os compradores.

Podendo, inclusive, alavancar as vendas do distribuidor!

Mas a pergunta é: como aplicar técnicas inteligentes para capturar a atenção dos clientes? Nós, da Viena Log, te explicamos.

As estratégias do trade marketing nos pontos de venda

Existem inúmeras técnicas, portanto, o primeiro passo é descobrir qual estratégia se encaixa no seu público-alvo.

Há mais de 20 anos no mercado, a Viena Log é uma transportadora especializada em Logística Promocional. Por isso, separamos algumas estratégias de trade marketing para ajudar a sua empresa:

  1. Entenda o comportamento de compra do seu público-alvo

Saber quem é o seu público-alvo é essencial, todavia, saber como ele se comporta é fundamental. Dessa forma, as chances de sucesso aumentam!

Para isso, é possível utilizar a tecnologia. Um exemplo disso é o cadastro para reunir informações úteis a respeito do perfil do público, segmentando as ações de acordo com as amostras.

  1. Vá além da distribuição dos produtos

Não limite suas ações! Pense além da disposição das mercadorias nas gondolas, prateleiras, estantes etc.

Isso não quer dizer que a distribuição dos itens seja menos importante, porém dê atenção para aspectos como: iluminação, atendimento, ofertas, brindes, benefícios, facilidades de compra etc. 

  1. Elabore um planejamento estratégico para fidelizar os consumidores

Nada no marketing é feito através de “achismos”, por isso não pule as etapas. Elabore um planejamento focado em ações estratégicas. Tudo de acordo com os dados disponíveis.

Sobretudo, entenda os resultados e os mensure. Ou seja, descubra onde a empresa está acertando e aprenda com os erros cometidos. Só assim, seu negócio poderá conquistar os consumidores.

Já conhecia o trade marketing e as estratégias? Se gostou do conteúdo, clique aqui e descubra por que cuidar do armazenamento e da distribuição.