(11) 2076 9800 [email protected]

Logística reversa: como se aplica ao transporte de cargas?

A logística reversa é um tema que vem sendo, cada vez mais, discutido em empresas de diversas áreas no Brasil e ao redor do mundo.  Mas o que exatamente é logística reversa e como ela se aplica ao transporte de cargas? 

O motivo é porque a prática influencia diretamente no bom funcionamento de um negócio. 

Leia este artigo da Viena Log até o final e descubra tudo o que você precisa saber a respeito do assunto!  

O que é logística reversa? 

Tudo começou quando a quantidade de lixo produzido nas cidades passou a gerar um problema para os governos, empresas e pessoas.  

Visto que esta é uma problemática inevitável, foram propostas ações para que os materiais já utilizados sejam reutilizados ou descartados da maneira correta.  

Ou seja, a logística reversa é responsável por todas as ações realizadas no sentido de encaminhar os resíduos sólidos, seja para a reciclagem ou para a destinação final adequada.  

Portanto, a logística reversa tem profunda relação com a responsabilidade socioambiental das empresas, governos e cidadãos.  

Sendo que, a preservação do meio ambiente diz respeito a todas as pessoas do planeta. 

Como a logística reversa se aplica ao transporte de cargas? 

O transporte de cargas rodoviárias, por exemplo, é quem movimenta mais da metade das mercadorias que transitam em solo brasileiro.  

Logo, a quantidade de lixo produzido a partir deste tipo de transporte é gigantesca.  

Pensando nisso, inicia-se um movimento que inclui o serviço de descarte consciente por parte das transportadoras.  

Especialista em Logística Promocional, a Viena Log também realiza o trabalho de logística reversa. Afinal, é preciso destinar corretamente os materiais promocionais após o uso.   

Deste modo, a Viena Log realiza a coleta em todo território nacional. Além disso, é responsável por todas as etapas de um descarte ecologicamente correto. 

Os desafios da logística reversa no transporte de cargas 

Apesar da boa intenção, a logística reversa pode se tornar uma operação complexa. Além das questões operacionais, existem legislações ambientais que precisam ser respeitadas.  

Ademais, os custos precisam ser friamente calculados. Trata-se de planejar o gerenciamento das operações, para que as equipes sigam os procedimentos com rigor.  

Por isso, a logística reversa não pode ser vista como um custo ou serviço excepcional. Mas entendida como parte orgânica das operações de uma empresa.  

Quais são as vantagens de contar com uma transportadora que realiza sua logística reversa 

Em primeiro lugar, evitar custos desnecessários! A produção de lixo e o descarte incorreto podem prejudicar não somente a imagem da empresa, como gerar multas. 

Assim, vale a pena, estrategicamente falando, concentrar o trabalho de coleta, entrega e retirada dos produtos com a mesma transportadora.  

Além disso, como foi dito na introdução deste artigo, a logística reversa vem sendo, cada vez mais, discutida e implementada em empresas ao redor do mundo.  

Grandes companhias como Natura, HP, Philips e Bridgestone já adotam posturas ecologicamente sustentáveis.  

Quer consumir outros conteúdos exclusivos? Clique aqui e conheça o blog da Viena Log. Ou, se preferir, clique aqui e saiba tudo sobre positivação de PDV.