(11) 2076 9800 [email protected]

Qual é a importância da armazenagem na logística da sua empresa? 

A logística de armazenagem é responsável por guardar, cuidar e proteger as mercadorias durante determinado período.  Mas qual é a importância da armazenagem na logística da sua empresa?

Portanto, é bem mais do que simplesmente estocar material dentro de um espaço! 

Ou seja, o armazém representa uma parte fundamental no planejamento de uma empresa. Afinal, é a partir dele que os demais fluxos são montados e organizados.  

Leia este artigo da Viena Log até o final de descubra qual é a real importância da armazenagem na logística da sua empresa.  

Qual é o objetivo de uma armazenagem inteligente? 

O principal objetivo das ações de armazenagem é minimizar os custos operacionais. Sendo assim, as estratégias são pensadas levando em conta aspectos como: 

  • Utilização consciente de todo o espaço disponível 
  • Organização do fluxo de trabalho para facilitar as rotinas   
  • Organização do espaço para realizar as retiradas com rapidez  
  • Manter a segurança dos funcionários e colaboradores 
  • Evitar avarias e perdas de mercadorias 

Na Viena Log, o armazenamento das mercadorias é feito através de um sistema moderno e verticalizado em posições porta-paletes. Sendo que o armazém principal da empresa conta com 3.000 m², tudo automatizado via sistema WMS.  

Além disso, todo material é posicionado de maneira estratégica, inclusive para processos de Cross-Docking 

Contamos com equipes treinadas e capacitadas para o manuseio correto das mercadorias, assim como a realização de entregas pontuais. 

Quais são os principais desafios da armazenagem? 

Assim como foi dito anteriormente, os processos relacionados ao armazenamento são mais complexos do que aparentam ser. Entre os desafios, estão: 

  1. Controle e organização de estoque: assim como é importante organizar o fluxo de trabalho, é fundamental ter controle total do estoque. É neste momento que a organização passa a ser essencial. Afinal, é ela quem vai garantir que as mercadorias sejam entregues dentro do prazo pré-estabelecido. 
  2. Separação das mercadorias: a logística de separação para despacho também precisa ser impecável. Essa prática, quando bem-feita, otimiza o tempo de trabalho dos colaboradores e evita a devolução ou a reentrega dos produtos. 
  3. Redução de custos: toda logística é pensada com este objetivo. Portanto, a redução de custos é um dos grandes desafios. Práticas como diminuir o espaço necessário, avaliar qual é o melhor layout e não acumular itens desnecessários são essenciais para otimizar o armazém. 
  4. Conservar os produtos: para garantir a satisfação dos clientes, as mercadorias não podem ser entregues danificadas. Para que não haja problemas com a conservação dos produtos, é importante contar com uma equipe capacitada para o serviço. 

Para conseguir uma logística de armazenamento adequada, é preciso dominar as regras organizacionais e o trabalho operacional envolvido.  

Se o foco da sua empresa é contar com um armazenamento inteligente, entre em contato com a Viena Log, estamos preparamos para atender a sua demanda com serviços personalizados.   

Gostou do conteúdo? Clique aqui e leia outros artigos exclusivos no blog da Viena Log. Ou, se preferir, clique aqui e saiba como melhorar a gestão no transporte rodoviário de cargas.