(11) 2076 9800 [email protected]

Quais são os fatores que influenciam no frete da sua carga?

São muitos os fatores que influenciam no valor do frete de cargas, entre eles aspectos relacionados à qualidade das estradas, da frota, prazo de entrega e o tipo de mercadoria.

Além disso, existem fatores que são mais delicados, como os preços do combustível e a categoria dos produtos.

Estes, no caso, são elementos variáveis e podem influenciar no frete de maneiras diferentes. Para saber mais, leia este artigo da Viena Log até o final e descubra quais são as particularidades que influenciam diretamente no valor do frete.

Qual é a importância de calcular o frete corretamente?

O transporte de cargas, seja qual for o modal utilizado, requer muita organização e um planejamento detalhado. 

Isso quer dizer que o valor do frete de cargas depende de dezenas de fatores. Sendo que, uns são mais previsíveis do que outros.

Portanto, calcular corretamente todas as variáveis é fundamental para não gerar prejuízos para o cliente

Na Viena Log, o cuidado é redobrado! 

Além de uma equipe qualificada, todo cálculo de frete leva em conta as particularidades da demanda

Ou seja, através de um atendimento inteligente, podemos rapidamente calcular o seu frete de maneira personalizada.

Quais são os fatores que influenciam na prática?

Assim como foi dito anteriormente, para manter a margem de vendas e lucro dos clientes, a transportadora precisa estar atenta a alguns aspectos. Conheça dois deles: 

– Distância percorrida

O transporte em si representa um grande custo no planejamento das empresas. Por isso, a distância percorrida entre o local de saída e o destino precisa ser a menor possível.

Para isso, a roteirização precisa ser utilizada. Ou seja, o planejamento inteligente das rotas que serão percorridas.

– Qualidade das vias

Além da distância em quilômetros, temos que pensar na qualidade das vias.

Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), no panorama realizado em 2019, quase 18% das vias brasileiras foram consideradas ruins, 6,9% péssimas e somente 11,9% foram classificadas como ótimas.

Todos estes números refletem o cuidado que a sua transportadora precisa ter. Seja na manutenção da frota ou nos treinamentos necessários para a equipe

PS: Lembre-se que a logística é um setor que está em constante evolução! 

Ou seja, os profissionais que trabalham na área estão sempre em busca de novas saídas para melhorar os serviços oferecidos aos clientes. 

Quais são os fatores para manter a atenção? 

O transporte de cargas requer atenção redobrada, principalmente se o modal escolhido for o rodoviário.

Mesmo sendo o tipo de transporte mais utilizado no Brasil – cerca de 60% das mercadorias são transportadas pelas estradas -, existem perigos que não podem ser ignorados. 

Um deles é o roubo de cargas. Por isso, para evitar dores de cabeça, a Viena Log conta com seguro de cargas, monitoramento e rastreamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Prazo de entrega: driblando os custos do frete

Apesar dos desafios, existem ferramentas capazes de otimizar o transporte, um exemplo disso é o comprometimento com o prazo de entrega

Conseguir diminuir o prazo de entrega, sem aumentar o custo logístico é o segredo para um bom planejamento estratégico. O que, consequentemente, irá afetar a satisfação dos clientes. 

A Viena Log é uma empresa especialista no assunto! Com uma equipe qualificada e treinada para o serviço, é possível diminuir o prazo de entrega e, assim, otimizar recursos para que sua carga chegue em segurança ao destino. 

Gostou de saber mais sobre os fatores que influenciam no valor do frete da sua carga? Clique aqui e consuma outros conteúdos exclusivos. 

Ou, se preferir, clique aqui e saiba tudo sobre merchandising no ponto de venda: porque investir nesta ideia.