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Trade Marketing: como criar a sua estratégia?

Trade marketing nada mais é do que a ciência que trata das relações entre os fabricantes e os canais de venda. Mas você sabia que existem estratégias específicas para o setor

Por representar uma área muito ampla, o trade marketing envolve e se relaciona com uma série de conceitos, sendo que o principal objetivo é o melhor posicionamento das mercadorias nos pontos de venda. 

Leia este artigo da Viena Log até o final e descubra algumas estratégias que possibilitam que as marcas se mantenham sempre competitivas, independente da época do ano. 

Qual é a importância do trade marketing? 

O trade marketing é um setor estratégico, ou seja, é o marketing voltado nos canais de distribuição, como varejo, atacado e distribuidores, que estão envolvidos diretamente nas operações da empresa ou no B2B (business to business). 

Sendo assim, o foco do trade marketing está nas ações de distribuição, displays, preços e promoções: na venda direta. 

Justamente por ter o objetivo de atingir o consumidor final, as estratégias precisam ser pensadas como ferramentas para entender, atender e satisfazer as necessidades das marcas, atingindo os pontos de venda e, consequentemente, os clientes

De acordo com a pesquisa realizada pelo E-commerce Quality Index, em 2020, o e-commerce brasileiro lucrou aproximadamente 90 bilhões, com crescimento de mais de 70%, se comparado com o mesmo período em 2019. 

São dados que comprovam a necessidade de se considerar o setor digital! E neste contexto, o trade marketing ganha mais relevância

Pois trata-se de um instrumento potente de aproximação entre quem quer vender e quem pode ou precisa comprar. 

Como criar a sua estratégia de trade marketing? 

Justamente por se tratar de um setor conectado com muitas áreas, o trade marketing é capaz de gerar muitas estratégias. Conheça duas delas:  

1 – Definição do perfil de cliente:  

Com o passar do tempo, a relação entre os consumidores e as marcas mudou. Hoje, quando as pessoas buscam adquirir determinado produto ou serviço, o preço nem sempre é o fator mais persuasivo no momento da compra. 

Pensando nisso, é essencial mapear o público-alvo e definir a persona de cada negócio

Desta maneira, a possibilidade de entregar valor para o cliente irá aumentar, assim como a chance de fidelizar novos e antigos consumidores.  

Pensando nisso, a Viena Log se especializou quando o assunto é entregar valor para os clientes, afinal, estando há mais de 20 anos no mercado, detém o conhecimento e equipes qualificadas para o serviço, que garantem a excelência desde a coleta, até a positivação e/ou negativação nos pontos de venda. 

2 – Ampliação de ações: 

Segundo a pesquisa “Global Consumer Pulse”, da Accenture Strategy, 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida

Esta tendência precisa ser compreendida pelas marcas e utilizada para permitir que o cliente se identifique com os pontos de venda, afinal, são nesses locais que acontecem cerca de 70% das compras. 

Precisa de um parceiro logístico? A Viena Log está pronta para te ajudar! Por meio de um planejamento estratégico, sua empresa será capaz de ampliar ações. 

Como medir os resultados do trade marketing? 

Os indicadores de desempenho são fundamentais para medir os resultados do trade marketing. Por isso, é essencial estar atento à aspectos como: 

  • Indicadores de desempenho relacionados aos promotores, shoppers e consumidores;
  • Indicadores relacionados ao consumo, para tornar a experiência de compra cada vez melhor;
  • Indicadores promocionais, capazes de mensurar resultados;
  • Estratégias no PDV, para acompanhar KPIs importantes no ponto de venda.  

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