Kits Onboarding: saiba como implementar na sua empresa

 

Historicamente, o termo “onboarding” começou a ser usado no meio corporativo em meados da década de 70.

 

O conceito da palavra remete aos primeiros processos de integração entre um novo colaborador e uma empresa.

 

Ou seja, nesta etapa existem meios que podem ser trabalhados para trazer cada vez mais familiaridade e conforto para ambas as partes.

 

Dessa forma, os kits onboarding surgem como uma espécie de presente e um ato de boas-vindas. Mas você sabe como e de que maneira montá-los?

 

Não se preocupe! Leia esse artigo especial da Viena Log até o final e saiba agora mesmo como implementar kits onboarding de forma adequada na sua empresa.

 

 

Qual mensagem o kit deve entregar?

 

Antes de partir para a produção, é muito importante pensar em qual vai ser a mensagem que o seu kit onboarding vai entregar.

 

Não estamos falando apenas de um presente de boas–vindas. Acima de tudo, é necessário comunicar quais são os valores e princípios da empresa.

 

Há quem prefira produzir uma garrafa de água personalizada com logotipo, justamente por ser um utensílio que conecta o bem-estar humano e o trabalho.

 

Ou até mesmo caderno e caneta, que comunica ao colaborador sobre a importância de ter bastante controle com as tarefas diárias.

 

Independente de qual seja os objetos que compõem o kit, a parte mais importante é saber entregar valor e princípios por meio dele.

 

 

Kit versátil para várias ocasiões

 

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram registradas cerca de 20,7 milhões de novas contratações.

 

Ou seja, adotar kits onboarding durante o processo de integração é uma grande tendência, visto que o número de contratações supera o número de desligamentos.

 

Além disso, já existem empresas adotando kits onboarding para outras ocasiões, como aniversário, Dia das Mães, Dias dos Pais e Natal.

 

Há quem use essa técnica para informar e levantar o debate sobre causas importantes também, como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa.

 

É justamente nesse caminho que os kits onboarding trabalham: gesto de zelo por parte da empresa, sentimento de pertencimento do funcionário e datas memoráveis.

 

 

Benefício mútuo

 

Engana-se quem pensa que a adoção pelos kits onboarding é apenas sinônimo de gastos por parte da empresa. Muito pelo contrário!

 

Aliás, estamos falando de valores e gestos simbólicos. Registros apontam como o rendimento dos colaboradores aumenta conforme o ambiente se torna mais agradável.

 

Além disso, o número de funcionários tende a diminuir drasticamente quando se sentem mais confortáveis, e assim, a rotatividade tende a cair na mesma proporção.

 

Ainda tem alguma dúvida sobre kits onboarding? Fale com nosso time através do WhatsApp! Estamos esperando o seu contato ansiosamente.

 

O que achou do artigo? Esses e outros conteúdos você encontra no blog da Viena Log. Acesse aqui e confira agora mesmo!