Motorista de caminhão deveria ter metas?

 

Antes de refletir se um motorista de caminhão deveria ter metas, é necessário trazer uma breve contextualização histórica.

 

No início do Século XX, grandes estudiosos do meio administrativo vinham pensando em como trazer mais produtividade para a equipe de colaboradores.

 

De acordo com o pensador William LaFollette (1860 – 1934), existem 5 grandes funções quando falamos em gestão: planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

 

Portanto, estipular metas ancoradas em prognósticos ideias é um dos caminhos a serem seguidos. Mas como isso se aplicaria na lógica de um motorista de caminhão?

 

Leia esse artigo espacial da Viena Log até o final e reflita se seria cabível um motorista de caminhão ter metas remuneradas ou não.

 

 

Início do debate

 

Há diversos profissionais e trabalhos que exigem a ausência do colaborador por um determinado número de dias da semana.

 

E o serviço que talvez seja menos glamouroso é o trabalho de motorista de caminhão, justamente por condicionar o colaborador a trabalhar em períodos como a madrugada.

 

Além disso, é preciso ter em mente que existem outras variáveis nesse contexto, como a possibilidade de roubos e furtos de cargas.

 

E os acidentes, que segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), resultaram em mais de 3 mil mortes nas estradas apenas nos primeiros sete meses de 2022

 

É justamente por conta dessas condições que começam os debates sobre como trazer mais motivação para os profissionais que vivem nas estradas, como as metas remuneradas.

 

 

Vantagens

 

Para entender qual seria o impacto nas metas remuneradas na vida de um motorista de caminhão, é preciso entender o seu contexto social.

 

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o perfil do motorista de caminhão é masculino, com idade média de 44 anos, e que recebe cerca de R$ 4.600,00.

 

Ou seja, trata-se de um perfil com fortes possibilidades de ser pai de família e que ajuda em grande parte na casa em termos financeiros.

 

Estipular metas desafiadoras é um excelente caminho para este trabalhador, que costuma ficar vários dias fora de casa, mesmo sendo um dos pilares para o sustento da casa.

 

A possibilidade de ganhar mais dinheiro é uma hipótese que se torna bem-vinda, tanto para o bem-estar do profissional, quanto para a produtividade que vai gerar para a empresa.

 

 

Desvantagens

 

Por outro lado, é importante saber quais podem ser os aspectos negativos em trazer as metas e objetivos, que sempre costumam superar as marcas anteriores.

 

Em um cenário delicado onde existem diversas possibilidades de roubos, furtos e acidentes, o alcance das metas pode acabar se tornando o principal fator a ser alcançado.

 

Ou seja, há um potencial aumento nos índices de acidentes, que já se mostram consideráveis no atual cenário.

 

A verdade é que ainda não existe uma resposta concreta sobre a utilização ou não das metas para motoristas de caminhão. Contudo, o debate tende a aquecer cada vez mais.

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e confira muitos outros artigos relacionados ao universo logístico, e não esqueça de compartilhar o material com outras pessoas.