O que é live marketing e como aplicá-lo na sua estratégia de marketing

Você também tem a impressão de que está cada vez mais difícil impressionar o consumidor?

Com tantas opções de marcas e produtos, o acesso a tecnologias e novidades, e o poder de compra cada vez maior na mão do cliente, as marcas têm grandes desafios no marketing. A boa notícia é que, enquanto isso, as formas de encantar seu público também podem evoluir – como na proposta do live marketing.

Campanhas imersivas, com foco em experiências, totalmente ao vivo e memoráveis, ajudam a transmitir sua mensagem sem distrações. Estratégias assim podem ser as mais variadas, o que pode ser confuso quando você é novo nisso.

Com isso em mente, fica a dúvida: o que exatamente significa live marketing? Quem pode fazer? Existem diferentes tipos de campanhas nesse formato? Como isso difere do marketing tradicional ou de eventos ao vivo de forma geral? E quando é uma boa ideia usar uma estratégia experiencial em detrimento de outras táticas?

Leia agora para descobrir a definição de live marketing, quem pode se beneficiar dessas ações, cases de sucesso e como fazer as suas próprias campanhas!

O que é live marketing?

O live marketing é uma estratégia que envolve os consumidores usando experiências entre eles e as marcas. Às vezes chamada de marketing experiencial, ou traduzido como “marketing ao vivo”, essa experiência em marketing de eventos tem como objetivo criar um impacto memorável no consumidor. Ela irá inspirá-los a compartilhar o que viveu com seus amigos. Essas experiências podem incluir um evento, uma parte de um evento ou uma ativação pop-up não vinculada a nenhum tipo de evento propriamente dito.

Em essência, o live marketing tem a ver com a imersão dos consumidores em experiências ao vivo. Ele busca criar momentos marcantes, chamar a atenção das pessoas certas, promover a imagem de uma marca e, claro, fixá-la na mente do consumidor a fim de conquistar mais vendas e clientes.

Como isso impacta nos resultados e como você pode se beneficiar do live marketing é o que vamos explicar a seguir.

Para que serve o live marketing: as vantagens para marcas e consumidores

Cada tipo de estratégia ou abordagem de marketing tem seus próprios benefícios. No fim das contas, é claro, todos querem promover marcas e produtos e vender mais.

A diferença fica por conta de algumas vantagens adicionais e que variam de ação para ação.

Campanhas de live marketing não são apenas eventos aleatórios com objetivo de “agitar as coisas”. Eles são uma extensão da sua empresa e uma forma de ajudar as pessoas a “experimentar” sua marca em primeira mão. Como qualquer estratégia de marketing, dessa forma, eles exigem um planejamento cuidadoso para entregar os melhores resultados.

Quando usado corretamente, o marketing experiencial pode ter um impacto fantástico. Afinal, não apenas os participantes de suas campanhas têm mais probabilidade de se tornarem clientes, mas as lembranças que eles criam com sua empresa também os tornam mais inclinados a atuar como verdadeiros embaixadores da marca.

A vantagem de ser visto e lembrado, é claro, já é bastante conhecida pelos profissionais da área.

Torne suas campanhas memoráveis, impressionantes e compartilháveis e você gerará um excelente marketing boca-a-boca, por exemplo. As pessoas adoram compartilhar suas experiências. Pense na última vez que você foi a um grande show ou participou de um festival que te marcou: há uma boa chance de você ter tirado fotos e gravado vídeos para compartilhar no seu feed do Instagram ou para mostrar no Facebook e no YouTube.

A verdade é que nós gostamos de mostrar às pessoas as coisas que fazemos no dia-a-dia e indicar a elas o que elas deveriam fazer também. Pensando nisso, nada melhor do que usar a sua marca para criar esse tipo de buzz altamente compartilhável, certo?

Esse é o cenário ideal para atrair a atenção de novos clientes e torná-los cada vez mais fiéis. O resultado disso é maior força da marca no mercado, diferenciação diante dos concorrentes e, no fim das contas, mais vendas e lucratividade maior.

Falando em chamar a atenção com suas ações de marketing, essas campanhas também são uma ótima maneira de atrair a mídia. Com estratégias de marketing ao vivo marcantes de verdade, é mais provável que você convença jornais e publicações locais a entrar e falar com sua empresa. Isso significa mais comunicados à imprensa e mais aparições em revistas, sites e nas redes sociais sem investir a mais em assessoria de imprensa.

Do lado do consumidor também existem vantagens. Oferecer uma experiência de live marketing faz com que ele possa de fato experimentar um pouco do que pode se obter ao comprar determinado produto de uma marca, adentrando no universo da sua marca. No fim das contas, quem não gosta de ter uma prova antes de fazer uma compra? Quem não prefere apostar de forma mais segura em uma marca com a qual já interagiu, ganhou algo ou pode testá-lo de alguma forma antes de gastar dinheiro?

Como toda troca justa no mundo dos negócios, o live marketing foca em fazer as duas partes saírem ganhando. O cliente pode provar antes o que a marca tem a dizer, para no fim oferecer lucro a ela comprando seus produtos.

Sua empresa deve fazer live marketing?

Depois de citar os benefícios das estratégias de live marketing, fica muito mais fácil responder se a sua empresa deve fazer campanhas do tipo. Quando, afinal, sua marca deve incorporar uma campanha de marketing experiencial e investir nesse tipo de ação?

Isso depende dos seus objetivos, cronograma e recursos disponíveis.

Uma estratégia de live marketing pode ajudar você a humanizar sua empresa ou produto, além de criar experiências que deixam as pessoas com impressões positivas e duradouras da sua marca. Embora essas experiências sejam, sim, reais e presenciais, você precisa fazer com que elas estejam alinhadas com seus objetivos e consigam ser formas para cumpri-los de verdade.

Não é suficiente oferecer aos participantes um sorteio, uma interação que termina em um brinde e encerrar a campanha dessa forma. Esse tipo de interação não oferece nenhuma experiência relevante e cai em outra vertente – o marketing promocional.

Você precisa ter, antes de mais nada, um orçamento bem definido para causar um grande impacto sozinho ou uma marca parceira para patrocinar e respaldar seus esforços. É necessário criar pontos de contato para envolver os participantes de maneiras inesperadas. Isso proporciona benefícios para você, seu evento e seu patrocinador, caso haja algum.

Além disso, é importante saber prever as campanhas em seu plano de comunicação e marketing. Incluir ações de maior porte no planejamento, na hora certa, garantem uma execução mais tranquila quando chegar o momento da sua ação de live marketing – afinal, os recursos devem ser alocados, assim como os esforços necessários e todos os procedimentos para garantir o sucesso do início ao fim.

E por fim, empresas de qual segmento costumam se beneficiar do live marketing?

A verdade é que qualquer empresa que oferece produtos ou serviços pode usar das vantagens dessa modalidade de comunicação. O live marketing funciona especialmente bem para os departamentos de marketing que oferecem bens de consumo ou serviços que possam ser experimentados, vistos e explorados pelos sentidos do consumidor em uma ação ao vivo.

O limite de quem pode realizar essas ações, além de orçamentário, de cronograma e objetivos, é o da criatividade. Mapeie formas de contato possíveis entre seu consumidor e seus produtos. Tente transformá-las em uma possível experiência e coloque-a em prática para transformar essa interação em uma campanha de sucesso.

Exemplos de live marketing na prática

Novamente, não existe receita de bolo de como executar a melhor campanha para cada empresa. O que podemos adiantar, porém, são alguns dos formatos mais comuns de ações para sua marca:

Aulas e workshops

Se você deseja que qualquer estratégia de live marketing seja bem-sucedida, lembre-se de que não se trata apenas de vender produtos, mas sim de fornecer valor a seus clientes.

A marca que consegue educar o seu consumidor oferece não só conhecimento a ele, mas também desperta um senso de confiança e até de gratidão. Alguns produtos podem não ser tão simples de se usar ou podem ter uma série de dicas que o consumidor poderia descobrir em uma aula ou workshop.

Marcas de produtos de limpeza, por exemplo, podem realizar ações ao vivo em que seus produtos são aplicados na prática para mostrar que funcionam de verdade. Enquanto isso, redes de loja como a gigante Leroy Merlin costumam oferecer, dentro do próprio espaço da loja, workshops para ensinar reparos usando produtos que a loja vende, por exemplo.

Ofereça amostras e degustações

Quem não ama ganhar um brinde? Uma das maneiras mais fáceis de se envolver com eventos de live marketing é simplesmente oferecer aos clientes a chance de experimentar seu produto ou serviço por conta própria.

Você pode aumentar a conscientização sobre um próximo dia de degustação ou sessão de amostra com e-mail marketing e mídias sociais ou enviar cupons exclusivos para as pessoas usarem para reivindicar seus brindes presencialmente.

Se você conseguir que as pessoas acessem sua loja para testar seu produto, essa é uma ótima maneira de interagir com seu público-alvo e coletar informações úteis sobre ele, além de fechar vendas. No entanto, você também pode oferecer provadores e amostras digitalmente, caso não tenha um local físico físico para distribuí-las.

Trabalhe com vídeos ao vivo

Se você deseja se conectar com seu público-alvo por meio de campanhas de marketing ao vivo, mas não tem muito orçamento para trabalhar, experimente sempre o vídeo. As opções de vídeo ao vivo, como o Facebook Live ou o YouTube, são uma ótima maneira de levar suas estratégias de marketing experimental para a esfera digital e reduzir a quantidade de investimento que você precisa investir em seus eventos.

Uma ótima maneira de manter as pessoas envolvidas e participando de um evento em vídeo é fazer uma sessão de perguntas e respostas. Por exemplo, a Sephora realiza regularmente sessões de perguntas e respostas de beleza com especialistas da área. Esta é uma ótima maneira dela mostrar sua autoridade em seu espaço e se conectar com os clientes também, promovendo interação e ainda oferecendo valor.

Participe de eventos de outras empresas

Uma possibilidade para quem não deseja ou não pode organizar seus próprios eventos independentes é participar de outras formas nos eventos de outras empresas.

Feiras, congressos e eventos do tipo podem ser ótimas opções para veicular campanhas de marketing ao vivo. Os formatos, nesse exemplo, são os mais variados. Um estande ou espaço próprio pode ser patrocinado para a sua marca para levar promotores com os mais diversos objetivos, materiais promocionais e experiências em potencial para o consumidor.

Como um patrocinador ou apoiador de um evento de maior porte, você consegue alcançar um grande número de pessoas sem ter que alocar uma estrutura, equipe e orçamento tão grandes quanto em um evento próprio.

Cases incríveis live marketing na prática

Para definir melhor o marketing experiencial e entender como usar a estratégia na prática, confira alguns exemplos de ações de sucesso que marcaram o segmento e os consumidores:

Netflix e o Luke’s Diners de Gilmore Girls

Para criar burburinho e expectativa na preparação para a tão aguardada estréia da série “Gilmore Girls: A Year in the Life”, a equipe da Netflix criou 200 lojas pop-up do Luke’s Diners, a conhecida lanchonete que é um dos cenários do seriado.

As lojas especiais foram espalhadas pelos Estados Unidos para servir café de cortesia aos fãs da série. E estratégia foi muito bem-sucedida, com longas filas em todos os locais e toneladas de engajamento social. Uma métrica que mostra isso foi o filtro Snapchat de marca do evento, visto mais de 800 mil vezes na rede social.

Easy Taxi e as bolachas de chopp

O aplicativo de transporte, em parceria com uma agência, realizou recentemente sua própria campanha de live marketing que, diante de bons resultados, foi melhorada e veiculada novamente. Na primeira ação, a empresa distribuiu 10 porta-copos com descontos exclusivos para o app em alguns bares de São Paulo, com a mensagem “Beba Sem Moderação, Só com a Easy Taxi”. Já no segundo momento, a Easy ainda inseriu imãs nos copos e nas bolachas de chopp. Quando o consumidor apoiava o copo em um dos lados, o ímã o repelia e mostrava a frase “Bebida e direção: não combinam”. No outro lado, as interfaces se atraiam e mostravam um código de desconto para chamar um carro no aplicativo.

Como fazer sua campanha de live marketing dar certo

Como foi dito acima, a criatividade é uma característica importante na definição do sucesso do live marketing. Porém, não é apenas de ideias criativas que as campanhas precisam.

Embora existam muitos tipos diferentes de marketing experiencial, todas as campanhas devem ter três aspectos em comum para dar certo de verdade:

  • Criatividade: Como estamos falando de um tipo de evento, sua ação de live marketing precisa ser atraente, única e interessante. Pense fora da caixa e procure maneiras de demonstrar a personalidade da sua marca através das experiências que você cria. Leve até o consumidor o que a sua marca é e a mensagem que ela pretende passar.
  • Participação: O marketing ao vivo é diferente das estratégias tradicionais pois não é apenas sobre percepção do consumidor. Essa estratégia é sobre ação. Certifique-se, então de que haja uma maneira de o público se envolver com sua marca. Você pode oferecer amostras grátis, promover jogos e competições ou simplesmente convidar pessoas para participar de um evento oferecido pela sua marca, para começar.
  • Interação ao vivo: a maioria das campanhas de live marketing exige algum tipo de elemento vivo. Se você estiver realizando um evento, isso pode significar uma demonstração ao vivo do seu produto para que o consumidor veja como ele funciona. Se você estiver executando uma competição online, poderá interagir com os clientes em tempo real por meio das mídias sociais para mantê-los engajados e interagindo o tempo todo.
  • Planeamento e logística integrada: tirar uma campanha de marketing do papel não é nada fácil. Imagine então quando essa campanha é uma ação ao vivo! É imprescindível ter todo o cuidado com o planejamento da sua campanha de live marketing, desde o seu início até o pós-campanha. Prever todos os passos, processos e o cronograma completo é essencial, assim como as preocupações com a logística que a ação requer. Passe por todo o transporte dos materiais, manuseio de kits promocionais e vá até o fim com o processo de descaracterização da campanha de live marketing para garantir que tudo seja executado corretamente, no prazo certo e obtendo os melhores resultados.

Essas são só algumas das melhores práticas para garantir uma ação eficiente, rentável, e que ofereça valor de verdade para o seu consumidor final. Seguindo as dicas acima já é possível encerrar esse post com boas ideias para aproveitar o melhor que o live marketing tem a oferecer para sua empresa.

O trabalho, porém, não para por aqui! Vamos dar os próximos passos agora mesmo?