Trade marketing: 3 exemplos na prática

 

O principal objetivo do trade marketing é conquistar e fidelizar os consumidores. Para isso, é necessário adotar estratégias que visam aumentar as vendas e o reconhecimento da marca. 

Ou seja, o foco é destacar os produtos, chamar a atenção e criar lembranças positivas para os consumidores

Vale lembrar que quanto mais engajados estiverem os clientes, maior será a chance de fidelizá-los e, consequentemente, realizar outras vendas no futuro.

Além de aumentar o lucro, o trade marketing traz outros benefícios para as empresas, a médio e longo prazo.

Leia este artigo da Viena Log até o final e descubra 3 exemplos de trade marketing na prática.

 

1) Fortalecimento da marca

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot, 90% dos usuários não se decidem sobre uma marca antes de fazer uma pesquisa na internet. Esse dado prova que credibilidade conta muito, tanto no cenário físico como no digital.   

Pensando nisso, as práticas de trade marketing online buscam proporcionar a melhor experiência possível no e-commerce.

Assim, os clientes podem realizar suas compras sem atritos, o que estimula novas aquisições.

Com um bom trade marketing online, as chances de indicação também aumentam, fortalecendo e ampliando o alcance da empresa.

 

2) Exposição dos produtos de forma estratégica

 

Criar lembranças positivas na memória dos consumidores é essencial e os pontos de venda são ferramentas interessantes para isso.

A exposição planejada indica o local e a forma como os produtos estarão posicionados, inclusive, em relação aos concorrentes. 

Além de explorar as gôndolas e as prateleiras da melhor forma possível, é possível executar ações extras, como a distribuição de amostras grátis para atrair o público.  

 

3) Manter os produtos relevantes no mercado

 

Para ser referência é necessário marcar presença. Ou seja, é preciso pensar a médio e longo prazo.

Porém, manter-se relevante em um mercado competitivo não é nada fácil. Sendo assim, é essencial aliar o trade marketing a conceitos como: inovação, qualificação e entrega de valor.

Só assim, mesmo com a chegada recorrente de novos concorrentes, a marca permanecerá crescendo e alcançando novos públicos.

 

Como medir o sucesso nas ações de trade marketing? 

Os indicadores de resultado são ideais para balizar os erros e acertos. O indicado é definir métricas para monitorar a evolução dos resultados, e assim, quantificar todas as informações. 

Além disso, obtenha feedbacks com os compradores e avalie aspectos como: experiência de compra, opinião sobre o ponto de venda, dados sobre a exposição de produtos e observações particulares de cada cliente.           

Por fim, é importante estar atento aos que os concorrentes estão fazendo. Esse é um hábito que os consumidores costumam ter e não as empresas. Porém, trata-se de uma ótima autoanálise, que deve ser feita com frequência. 

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