Você sabe como funciona a logística no Carnaval?

 

Uma das datas mais festivas do Brasil está prestes a chegar. Mas você sabe como funciona a logística durante a época de Carnaval.

 

Talvez você ainda não tenha percebido, mas este evento está completamente ligado aos princípios e conceitos da estrutura lógica da administração.

 

Aliás, são milhares de pessoas nas ruas, e grande parte delas precisa se locomover em transporte público e utilizar outros tipos de recursos.

 

Justamente por conta dessa data, a Viena Log separou um material especial para você entender melhor como funciona a logística no Carnaval.

 

Leia esse artigo até o final e veja como a lógica de organização acontece em uma das épocas mais associadas à cultura brasileira.

 

 

Transporte urbano e deslocamento

 

Antes de mais nada, é importante lembrarmos que o Carnaval é um evento com grande investimento e aporte financeiro público.

 

Portanto, todos os cuidados e recursos que a população local vai ter, também deve vir das prefeituras e órgãos públicos regionais.

 

E não apenas as grandes metrópoles, mas também as regiões menos populosas ao longo do território brasileiro.

 

Assim como no Rio Grande do Sul, que autorizou 300 novos horários de ônibus para o verão deste ano, muito por conta da demanda em geral, mas também devido ao Carnaval.

 

Vale lembrar que o deslocamento não é apenas o único ponto a ser tratado em termos de logística. É imprescindível pensar na estrutura que será oferecida durante o evento

 

 

Limpeza e higiene pública

 

Aqui acontece um dos maiores desafios do Carnaval 2023, visto que no último ano ainda haviam regiões com restrições sanitárias devido à pandemia de Covid-19.

 

Agora a expectativa é gigante. Em regiões mais típicas, como Belo Horizonte (MG), estima-se que mais de 5 milhões de pessoas compareçam ao evento.

 

Além, é claro, dos profissionais que estarão trabalhando no local. Este é um dos grandes fatores que implicam na estrutura na limpeza e higiene pública.

 

A ação novamente é feita por órgão públicos, e um dos mais conhecidos são as Companhias Municipais de Limpeza Urbana.

 

Toda essa estruturação é sempre direcionada ao bem-estar da população, que vai aproveitar para curtir os blocos nas ruas, onde também acontecem os processos logísticos.

 

 

O evento em si

 

E óbvio que não poderia faltar processos da logística no evento em si, já que os desfiles são totalmente dependentes da entrega das fantasias e da ação dos carros alegóricos.

 

Ainda que pareça distante, os erros e as inconveniências podem acontecer por falta de organização. Isso fica evidente visto o que aconteceu no primeiro dia de desfile  em 2022.

 

Este é apenas um dos casos que poderiam ser evitados, justamente se houvesse um tempo de análise maior em termos de análise e gestão de operação.

 

Mas de qualquer forma, o evento segue como um dos maiores fenômenos culturais do país, principalmente por injetar bilhões de reais na economia local.

 

O que achou do conteúdo? Acesse nosso blog e veja muitos outros conteúdos relacionados ao universo da logística, não apenas no Brasil, mas também no mundo.