O que é follow up e qual sua importância na distribuição?
Sempre à procura de inovações, o setor do transporte de cargas tem como objetivo elevar a eficiência e reduzir os custos da distribuição. Mas como fazer isso na prática?
O follow up nada mais é do que o acompanhamento inteligente das mercadorias transportadas. Com isso, é possível entender as movimentações e, consequentemente, aprimorar os processos.
Leia nosso artigo até o final e saiba o que é follow up na prática e como o recurso é capaz de melhorar o custo-benefício para os clientes.
O que é follow up?
O follow up (o chamado FUP), faz parte da logística de uma empresa de transporte de cargas.
Sendo assim, o recurso é uma das estratégias para realizar o acompanhamento das mercadorias durante suas movimentações.
O objetivo do serviço é organizar e acompanhar as tarefas. Portanto, é essencial para as empresas que precisam checar: itens, intervalos e suporte necessário.
Com o FUB as informações sobre as mercadorias são otimizadas e, consequentemente, utilizadas para melhorar as etapas do serviço de distribuição. Além disso, é o que garante dados precisos para o cliente!
Na Viena Log, por exemplo, são feitos relatórios diários de desempenho e indicadores KPI pós campanha.
Tudo para garantir um follow up eficiente.
Por que é importante?
Um mercado competitivo exige a busca constante por melhorias. Isso se dá porque o mundo evoluiu e hoje, deter informações estratégicas é sinônimo de conhecimento e poder de ação.
Entretanto, não basta acumular informações e não saber o que fazer com elas. Com o follow up inteligente, os dados geram resultados!
Entre outras utilidades, a ferramenta é capaz de:
- Criar um banco de dados útil para a melhoria das etapas do transporte;
- Analisar números e o desempenho de funcionários, colaboradores e dos veículos em geral;
- Identificar e solucionar problemas, como atrasos nas entregas;
- Gerar maior assertividade no planejamento das rotas.
O custo-benefício do follow up
Garanta a distribuição segura com a ferramenta de follow up aplicada da maneira correta.
Porque investir em tecnologia é investir em gestão logística!
Desta forma, é possível integrar todas as etapas e suas operações, desde a coleta, até a armazenagem e distribuição.
Ter consciência de todos os processos representa o trabalho consciente. Ou seja, significa garantir para o cliente final que a empresa está ciente de aspectos como: recursos e tempo utilizados, perdas sofridas e possíveis melhorias.
Isso porque uma empresa que pretende ser competitiva no mercado de transporte rodoviário de cargas, necessita pensar, constantemente, em novas soluções e nas melhorias.
Só assim, com o tempo e entrega após entrega, a transportadora poderá se manter em alto nível.
A Viena Log está há 20 anos no mercado e conta com cases de sucesso. Ligue aqui e conheça nosso trabalho. Ou acesse o link a seguir confira outros conteúdos exclusivos e.
Venha ser parceiro da empresa que é especialista em Logística Promocional! Transportamos pelos modais aéreo e rodoviário, para todo território nacional.