Certamente, a nota fiscal na logística, desempenha um papel importante em diversas etapas do processo logístico, indo além de um simples registro de uma transação comercial.

Então, nesse blog, vou te mostrar pra que serve a nota fiscal na logística, e como esse documento pode ser um aliado seu na hora de otimizar a cadeia logística.

Entendendo a Nota Fiscal

Antes de mais nada, a nota fiscal é um documento que oficializa as transações de produtos ou serviços e controla a cobrança de impostos sobre eles. É a base legal que valida isso. Também serve para controle de despesas e organização financeira da empresa.

E finalmente, em 2006 foi criada a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para tornar a emissão de documentos fiscais mais simples.

Desde então, o ato de emiti-la é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime Simples Nacional.

De acordo com a Gazeta do Povo, os únicos empreendedores dispensados da obrigação de emitir nota fiscal são os MEIS (Microempreendedores Individuais), quando vendem para pessoas físicas, ou de forma esporádica.

No meio logístico ela impacta diretamente na eficiência e transparência das operações, por exemplo:

Rastreabilidade e Controle de Estoque:

Ela proporciona rastreabilidade desde a origem até o destino final, permitindo um controle efetivo do estoque.

Uma vez que, registrando as informações sobre cada produto e sua movimentação, a nota fiscal torna-se uma ferramenta indispensável para evitar perdas, extravios e garantir integridade.

Sendo importante para o controle de estoque e para o planejamento das entregas, uma vez que a nota fiscal acompanha a mercadoria durante todo o processo esse processo.

Leia também: Como Proteger Cargas e Reduzir Riscos?

Documentação Legal:

Além do seu papel operacional, o documento é uma exigência legal. Sua ausência ou inconsistência pode resultar em penalidades, multas e complicações legais que impactam diretamente na operação logística.

O processo de emissão de notas fiscais no pátio logístico envolve recebimento, registro, emissão de notas de entrada e saída, armazenagem, separação e expedição da mercadoria.

Adaptando-se conforme a operação e tecnologia, esse fluxo assegura o controle eficiente da movimentação no pátio, garantindo documentação tributária adequada e legalidade na expedição ao cliente.

Cálculo de impostos pela Nota Fiscal:

A nota fiscal é a base para esse tipo de cálculo. Com dados essenciais para determinar as obrigações fiscais da empresa. Isso evita custos adicionais decorrentes de erros.

Outros fatores também devem ser considerados como:

Gestão Financeira:

 Inclui informações sobre descontos, frete e outros custos associados à transação.

Decisões Estratégicas:

Análise de rentabilidade, identificação de produtos mais lucrativos e ajustes na estratégia de preços.

Leia mais no nosso blog: Como investir para ter mais lucro?

Na Viena Log, o valor declarado na nota fiscal é nossa estratégia de proteção dupla. Em sinistros, o valor indenizado corresponde ao declarado, proporcionando tranquilidade. Para nós, é comprometimento; para você, confiança e garantia de recuperação.

Registro Preciso em Nota Fiscal:

Colaboramos para registros precisos, refletindo o valor real.

Sinistros Avaliados de Forma Justa:

A compensação é justa, alinhada ao valor declarado.

Transparência em Ação:

Mantemos comunicação transparente, reforçando confiança.

Em um mundo de imprevistos, o valor na nota fiscal é mais que burocracia; é um passo proativo para a segurança logística. Para a Viena Log, é um compromisso e proteção dos seus ativos como nossos. Clique aqui para conhecer mais sobre o mundo da logística.