Qual o papel da logística reversa no cenário brasileiro?

 

Para entender de fato qual o papel da logística reversa no cenário brasileiro, é necessário uma breve contextualização.

 

Trata-se de um conjunto de ideias e ações direcionadas a um melhor aproveitamento dos materiais e resíduos usados durante o processo logístico.  

 

Principalmente embalagens que, dependendo do composto, podem ser nocivas ao meio ambiente de alguma forma.

 

Com o passar dos anos, este campo da logística vem sendo implantado em inúmeros setores, ainda que tenha dificuldades durante o processo.

 

Leia este artigo especial preparado pela equipe da Viena Log e entenda de vez como se dá este processo da logística que acontece em todo o território brasileiro.

 

 

Como se deu a implantação

 

As ideias da Revolução Industrial trouxeram grandes ideias para a forma como o comércio e a indústria produzem, não apenas no Brasil, mas também no mundo.

 

Com isso, notou-se um aumento da produção de materiais e insumos, sempre com o viés de maior número de vendas.

 

Porém, também houve um crescimento nas discussões sobre como os materiais precisam ser descartados, de modo que não afetasse o meio ambiente.

 

Foi justamente neste momento que diversos movimentos surgiram em busca de uma nova lógica, justamente para trazer equilíbrio nesta cadeia de produção.

 

Uma dessas soluções foi a logística reversa, que passou a ter maior notoriedade em meados de 2010, quando as primeiras regras obrigatórias foram promulgadas.

 

 

Importância do movimento

 

É importante lembrar que não estamos falando de um movimento com benefícios exclusivos ao meio ambiente e ao ser humano.

 

Todo e qualquer empreendimento que adere aos princípios da logística reversa garante uma melhor visibilidade frente aos concorrentes.

 

Usar uma cadeia de suprimentos de maneira mais sustentável traz redução nos custos e traz mais possibilidades no sentido da competitividade comercial.

 

Aliás, como não aderir a um movimento que traz uma lógica mais sustentável e mais rentável ao mesmo tempo?

 

É óbvio que existem nuances de quais empreendimentos possuem essa obrigatoriedade, principalmente em termos de legislação.

 

 

O que diz a legislação?

 

De acordo com a legislação, a logística reversa já é obrigação para empresas que trabalham com óleos lubrificantes, pilhas, baterias, pneus e agrotóxicos.

 

Além disso, outras instâncias circulam na Câmara dos Deputados, principalmente em termos de produtos e resíduos têxteis.

 

De qualquer forma, estamos falando de uma área da logística que visa o bem-estar do ser humano no planeta, e que possui fortes índices de crescimento nos próximos anos.

 

Se você ainda quer saber mais sobre a logística reversa, clique aqui e acesse mais informações neste outro artigo sobre.

 

O que achou do conteúdo? Você já conhecia os conceitos e fundamentos da logística reversa? Não deixe de acessar nosso blog e conferir mais artigos como esse.